Textos -> Surrealistas : 

CONSIDERAÇÕES SOBRE UMA BARATA

 
A subordem de insetos denominados blattaria, cuja maior representação se concentra no asqueroso individuo que habita os lugares mais absurdos, sem que deles se abstraia qualquer evidência de simpatia, é, nada mais, nada menos que a popular barata. Desconhece-se quem a tenha em consideração, que se lhe dedique algum tipo de afetividade ou simpatia.

Qualquer que seja a pessoa, em suas condições normais de temperatura e pressão, associam uma barata sempre a um chinelo. Não há nada que uma barata possa acrescentar, a não ser asco: alguns se arrepiam de medo, repulsa, só de ouvir o nome: BARATA! Uma barata está sempre associada a doenças, possibilidade de infecção, falta de higiene. Certas línguas, as mais provectas, afirmam que elas mordem e sopram; não sei; mas, que voam, algumas ousam.

Aquela, específica, estava lá, calculadamente estacionada no centro da via pública, cofiando seus longos bigodes, alheia ao movimento quase inexistente do local. São de uma ligeireza incrível, teem uma capacidade enorme de se esconderem num buraco, numa fresta, sob uma proteção qualquer, imperceptível para o mais aguçado olhar humano. Mas, aquela estava lá, de olhão arregalado...

Não foi nenhuma surpresa que aquela mulherona, num corpanzil de cerca de metro e oitenta de envergadura, se estatificou no passeio e gritou pela irmã, a essa hora, descontraída à beira da fornalha no preparo do torresmo para o tira gosto. A “blattaria” estava lá, no meio da rua, estendendo-lhe as barbatanas, como a convidá-la, sem o menor receio de risco.

- “Chega aí, fulana! Tem uma barata aqui e eu não vou passar”, ao que o outro metro e oitenta de fulana, mais ou menos uns oitenta quilos, lá de dentro mesmo respondeu:

- “Chego nada, cê é doida, com esse bicho aí? vou não!”

O duelo de recados se estabeleceu na base do grito, entre os dois extremos da via, obstruída pela histórica incidência factual de mais de 300 milhões de anos de experiência, na significância daquele minúsculo corpo ovular reprimido.

Se por si, a situação era hilária, mais ainda se acentuou, quando alguém percebeu a cena e gritou:

“Querem que chame os bombeiros?”

Um bombeiro todo paramentado, de luvas, capacete, óculos de segurança, desce de uma viatura ainda se esguelando, um coador, uma pá, uma pinça, recolhe a barata, bem na via pública em socorro a dois contribuintes.

- Pode passar senhora, não há mais risco!

É isso, cada um é especialista em sua função!


Leia de Wagner M. Martins

FALA, FILHO DA MÃE!!! - Capa Paulo Vieira

UM BICHINHO À TOA. - Capa: Camilinho

Participação:

Livro OLHA PROCÊ VÊ! de Elias Rodrigues de Oliveira

No prelo:

UM INTRUSO NO QUINTAL

 
Autor
wagner
Autor
 
Texto
Data
Leituras
814
Favoritos
0
Licença
Esta obra está protegida pela licença Creative Commons
1 pontos
1
0
0
Os comentários são de propriedade de seus respectivos autores. Não somos responsáveis pelo seu conteúdo.

Enviado por Tópico
Gyl
Publicado: 24/02/2022 17:01  Atualizado: 24/02/2022 17:01
Usuário desde: 07/08/2009
Localidade: Brasil
Mensagens: 16075
 Re: CONSIDERAÇÕES SOBRE UMA BARATA
Muito, muito bom! Me diverti em cada linha e lembrei que nem Kafka amava as baratas ( e ninguém nunca soube dizer se Gregor tinha mesmo se transformado em uma). Obrigado por partilhar conosco essa gostosura de texto. Abraço!