Poemas : 

Degraus da Nossa Vida!

 
 


Degraus da Nossa Vida

A nossa vida é constituída de degraus que metaforicamente simbolizam perfeitamente as fases de nossa existência, lembremo-nos do primeiro dia de aula, lá no início da nossa jornada, quando ainda nosso genitor ia levar-nos para a primeira escola, quanta novidade em nosso caminho, chamávamos as professoras de “tia”, que com um grande sorriso nos acolhia e determinava as primeiras tarefas.
Mais tarde chegamos ao ensino fundamental, cada um com o seu sonho e principalmente, com aquela grande escadaria a percorrer, uns tiveram percalços com a sua escola se desfazendo, protestos no nosso bairro, pedindo a volta do grande “farol” que sempre norteou a educação.
Depois de mais algum tempo, chegamos ao “último degrau”, do ensino médio, abraçando o sonho da tecnologia ou até o de adentrar o ensino universitário.
Cada um com a sua origem diferente, ou até pensamentos difusos, mas todos se reuniram na jornada de três anos até chegar aqui onde estamos, abrindo o “portal dos sonhos” cuja realidade será desfraldada, depois dos muros escolares.
Agora realmente teremos a verdadeira prova da vida laboral, no uso dos subsídios que foram fornecidos durante toda essa jornada de alegria, informação, ansiedade e até preocupação.
Muita gente deve estar pensando no próximo passo, outros estão ainda inseguros em qual “escadaria” percorrer; sugestões surgirão, de pais, professores, até de amigos, sobre o novo degrau a transitar, o que é completamente normal, pois todos nós trilhamos essas mesmas alegrias e até tristezas, o que não podemos fazer é não seguir o nosso coração, que sempre indicará no íntimo o percurso, podendo até aparecer pedras, como na trilha de qualquer um, mas certamente aparecerão flores, antes ou depois de cada degrau alto.
O que não podemos é pensar que essa fase de dúvidas será permanente, também não devemos ficar estagnados somente olhando os degraus passarem como se fosse uma grande “escada rolante”, porque as oportunidades certamente surgiram como surgiram com seus antigos colegas que nos anos anteriores tiveram as mesmas dúvidas e também como surgiram com os professores que estiveram esse tempo todo com vocês.
Um dia de uma forma ou de outra nos encontraremos e vamos lembrar com muito carinho sobre a sua jornada de estudante, dentro da nossa jornada de professor ou professora, que os servimos da melhor forma possível até que um dia essa troca poderá ser a tão sonhada, encontrando-os em todos os ramos produtivos da nossa sociedade, fazendo a junção dos nossos sonhos para assim tornarmos a nossa sociedade cada vez melhor, cumprindo pois a principal normativa da escola, que é formar grandes cidadãos.

Marcelo de Oliveira Souza,IwA


Marcelo de Oliveira Souza,IwA
Dr. Honoris Causa em Literatura
site: www.poesiassemfronteiras.no.comunidades.net - Concurso Literário
blog: http://marceloescritor2.blogspot.com
Instagram: @marceloescritor

 
Autor
marcelooso
 
Texto
Data
Leituras
183
Favoritos
0
Licença
Esta obra está protegida pela licença Creative Commons
0 pontos
0
0
0
Os comentários são de propriedade de seus respectivos autores. Não somos responsáveis pelo seu conteúdo.