Poemas : 

A mula assustadiça do Ti Viola

 
A mula assustadiça do Ti Viola
 
O ti Viola, em certa ocasião, comprou uma mula nova. Coisa não muito habitual por aquelas bandas mas também nada do outro mundo. Até porque quando se ía ao outro mundo, que, para mim, era a movimentada vila de Arganil em dias de feira, sempre às quintas, também por lá se viam algumas bestas iguais aquela e de outras espécies até...
Mas o Ti Viola sempre teve animais desta monta visto que era comerciante de especiarias variadas, tripas de bois, facas corticeiras, cestos de verga e outras coisas mais. De maneira que, claro está, precisava de um meio de transporte que o levasse de feira em feira. Bem, isto antes de ter comprado uma carripana e ter contratado um choufer encartado, na Benfeita, onde, aliás, também ficava a dita numa garagem ali logo à entrada da povoação, por se acabar também ali a estrada.
De maneira que, a mula era quem o trazia ladeira acima nos três quilómetros que faltavam até casa. Ali quase ao pé da nossa, mesmo ao cimo do outeiro.
Ora, voltando ao episódio que vos quero contar, tinha então o Ti Viola acabado de chegar montado no animal vindo lá da sua vida, apeando-se ali mesmo à porta da oficina do meu pai com quem se entreteve a dar dois dedos de conversa, não sem antes ter prendido (assim só por uma questão de impôr o respeito) o animal a um atrelado que ali estava encostado à parede e que nos servia para ir buscar uma lenha ou carregar as aparas e a serradura da oficina quando era preciso. Andava o bicho entretido a petiscar umas ervas que ali tinham nascido por entre as frestas das pedras(antes de ali haver alcatrão, claro), quando, numa tentativa de chegar a umas mais viçosas que lhe acenava mais adiante, lá deu um puxão na corda que o segurava ao atrelado (por precaução) e eis que o dito cujo que era todo de ferro se manda para o chão, a correr que nem um desalmado atrás da mula que entretanto e com o susto, se largou a correr que nem uma perdida pela rua abaixo. Ora, a rua para além de enladeirada ainda fazia uma curva mesmo em frente da casa da prima Alzira cuja janela da adega ficou toda arrombada por causa do atrelado que embirrou nela. Valeu-lhe o nó que tinha afinal sido bem dado, caso contrário, da mula... nem sinal!

Cleo


Imagem -- O dono da mula (Ti Viola) ali mesmo à nossa porta, mas num outro dia qualquer em que a mula estaria ainda recolhida no aconchego da loja.


*... vivo na renovação dos sentidos, junto da antiguidade das lembranças, em frente das emoções...»

Impulsos

https://socalcosdamemoria.blogspot.com/?

https://www.amazon.es/-/pt/dp/1678059781?fbc...

 
Autor
cleo
Autor
 
Texto
Data
Leituras
292
Favoritos
0
Licença
Esta obra está protegida pela licença Creative Commons
3 pontos
3
0
0
Os comentários são de propriedade de seus respectivos autores. Não somos responsáveis pelo seu conteúdo.

Enviado por Tópico
visitante
Publicado: 11/04/2023 15:11  Atualizado: 11/04/2023 15:12
 Re: A mula assustadiça do Ti Viola
Tão familiar me é essa foto que até parece que conheço o local


(obrigado por partilhares connosco as tuas memorias)

Enviado por Tópico
Jmattos
Publicado: 11/04/2023 15:37  Atualizado: 11/04/2023 15:37
Usuário desde: 03/09/2012
Localidade:
Mensagens: 18165
 Re: A mula assustadiça do Ti Viola
Cleo
Hilário! Até hoje a mula corre; parece com a minha gata quando se assusta! Rsrs
Apreciei a leitura!
Abraço!
Janna

Enviado por Tópico
Rogério Beça
Publicado: 11/04/2023 18:07  Atualizado: 11/04/2023 18:07
Usuário desde: 06/11/2007
Localidade:
Mensagens: 1943
 Re: A mula assustadiça do Ti Viola
Gosto muito que andes por aqui a espalhar o teu perfume.
Eu tenho raízes duma localidade parecida a essas que tens mostrado amiúde, sem nunca ter conhecido histórias devido ao êxodo rural.
Assim vou matando saudades do que nunca vivi. Com uma certa pena minha.

Muito obrigado Cleo