Textos -> Políticos : 

Deepfake e a ética. Uma questão!

 
Tags:  deepfake    uma questão  
 
Deepfake e a ética. Uma questão!
 
Termo atribuído ao produto gerado por tecnologias baseadas em Inteligência Artificial (IA), para construção de realidades alternativas, seja com a troca de rostos em vídeos ou manipulação de áudios, onde vozes são simuladas. Além dessas aplicações existem os deepfakes textuais, gerados por “máquinas de escrita” e deepfakes nas redes sociais, com a criação de perfis alterados, entre outros.

O risco potencial do emprego das tecnologias de IA, nas situações citadas, é, por exemplo, gerar depoimentos audiovisuais de personalidades públicas ou pessoas comuns, vivas ou mortas, sem as devidas autorizações.

As pessoas atingidas podem ser apresentadas defendendo pontos de vista antagônicos às suas posições políticas, sociais ou convicções religiosas, ou mesmo, sendo-lhes imputada a defesa de crimes, visando incriminá-las ou aproveitar-se de suas notoriedades, sem consentimento, em discursos políticos ou, mesmo, em propagandas.

A questão é: qual é o limite ético do uso dessas tecnologias?


"Viver é confrontar o caos no cotidiano,
evitando cair nas armadilhas da depressão."




Leia o poema "Distorções midiáticas", sobre o tema do texto.
 
Autor
Helio.Valim
 
Texto
Data
Leituras
252
Favoritos
3
Licença
Esta obra está protegida pela licença Creative Commons
34 pontos
2
4
3
Os comentários são de propriedade de seus respectivos autores. Não somos responsáveis pelo seu conteúdo.

Enviado por Tópico
GabrielaMaria
Publicado: 08/07/2023 00:28  Atualizado: 08/07/2023 00:28
Membro de honra
Usuário desde: 04/09/2022
Localidade:
Mensagens: 1051
 Re: Deepfake e a ética. Uma questão!
.


A vida real me parece um peso e torturas saber que posso mover as peças mesmo tendo a certeza de não conseguir, penso ser emocionante saber como vai ser solucionar os problemas do futuro, parece cruel pensar dessa maneira tendo a consciência que andaremos sobre cadáveres.

Que venha o futuro e que os bons não demorem a encontrar soluções, pois para maldade é sempre uma oportunidade, abraços.