Friday, 08
Uma dor no baixo ventre, me persegue atrozmente nessa insipida manhã ensolarada. As calopsitas com seus belos topetes, tristes, engaiolados em frente ao deposito das rações, onde Dezão perturba a atendente para solucionar um problema no celular dele. Gordilho e o pai ainda não chegaram da cirurgia – de catarata do Pai Cardin na mesma clinica que operaram com sucesso o Sr. Com do olho esquerdo.
- Cachorro come torrada! – gritou surpreso o comandante Lasierra, almoçando um caldo de ovos que pegou no Cibagoga e jogara aleatoriamente uma para Felpudo.
Tia Neneca emocionou-se ao ouvir a icônica toada antológica do mestre Coxinha e o bumba boi de Pindaré, o primeiro disco de boi a ser gravado – no final dos anos 70: - Eu bebia com ele e a mulher dele na porta da casa deles no Bairro de Fatima – seus olhos mourejaram. O poeta também ouviu e viu ao vivo no arraial do Desterro em 1987 – enquanto a companheira Van abortava no quarto alugado que moravam na Rua Da Palma.
Boca Nua dormia sentado num banco em frente a farmácia do finado Nobel, hoje administrado pelo filho e a viúva no lado externo do Mercado em frente a Praça Sete Palmeiras, Vila Embratel. O poeta não podia dizer nada, vez enquanto dava também as suas vaciladas dormindo em lugares impróprios..
O dançarino Zeno imortalizado num vídeo do Tiktok de Wadinho Duarte que captou a Perfomance em frente ao restaurante de Cibaoga – e o poeta Sr. Con declamou: “Deturparam a tua paz/ Madeira é serrada / Dia a dia / Os tecelões tecem o tempo/ O tempo passa sem bater o ponto final” até Seu Riba Fodinha também cantou.
- Desce dai rapaz! – grita severamente a Sra. Vince para um de seus teimosos felinos que teima em passear sobre a mesa, enquanto o genro almoça.
Um arroto. Taioba deu-lhe dois reais convertidos em duas laranjas – ajudar na evacuação. O dançarino Zeno, irmão pirado de Juvan encerrou o espetáculo e com o guarda-chuva nos ombros foi embora sem a menor cerimonia. Antes dividiu um laranja com o poeta.
A porta da sala teimando em não fechar, irrita a exasperada sra. Vince. O poeta ajudou o Sr. Vince um pouco fusco atravessar o movimentado estreito de Ormuz(Av. Sarney Filho).
- Eu tô te olhando cachorra sem vergonha. Te deita. Larga esse gato de mão – PRETINHA – larga essa gata. Te deita aqui, vou buscar o meu cipó.
O Nimitz desce a costa maranhense, domingo passado um dos insuspeitos IA falou que ele fundiária na Baia de São Marcos. Esses infalíveis IAs são phodas, vem enquanto caem numa esparrela -provam que ainda não são perfeitos como apregoam.
E assim a vida continua. Uma hora da tarde, secando o copo de vodca que trouxera do Lasierra: “Radio Patrulha e as noticias policiais” na Mirante News. E o poeta foi a lona outra vez...
Samedi, 09
Seu Raimundo Corninho do bar em frente dança apaixonadamente com a musa do carteiro do bar de Ed Paul.
No Charmille, do lado de cá – a morena séria das pernas grossas e olhar distante – uma tv de tela plana sobre a mesa ao lado de uma boa cerveja e na outra uma branca encardida, amanhecida no Anel Viario e no meio o mestre todo contente. Javali, o flanelinha local sentado como um príncipe no seu Raimundo, com sua jaqueta amarela passa o pano na morena, que por sinal tem o corpo bem feito de uma mocinha. Um motoqueiro loucão de alcool costura entre os carros e transeuntes da rua 17. O gordão tatuado e uma moreninha sentam-se na mesa da amanhecida e pedem outra garrafa. E a morena continua impassível como uma estátua grega – o poeta Vivia “The ballad of Greenwich Village” – um documentário criativo do mestre do Brooklin Wood Allen – na próxima reencarnação vai renascer lá, conversar com Norman Mailer –(engraçado nunca li nenhum livro desse gigante da literatura moderna americana), ouvir os poemas de Ginsberg e dar uns ‘paus’ com Kerouac. Viver num quartinho com uma escada de incêndio na janela. E ouvindo Charlie Parker e Billie Holiday.
- Tu não é poeta, que é corno – saudou a Sister Neneca em toda sua quintessência, servindo-se de uma generosa dose de “Tabaco da India” e fazer um corre para o patrão (Sr. Lasierra).
Seu Raimundo passa lentamente a mão na cabeça, pensando no calote da musa do carteiro, que depois de ludibria-lo capou o gato numa boa.
A noite no aconchego da sala do computador -a encantadora Hannah Hauxwell, uma fazendeira solitária nos confins da Yorkshire,Inglaterra fizeram um documentário, e virou uma celebridade – Hanna Innocent Abroad – (inocente no exterior) é o nome de uma serie que ela apresenta viajando por Paris, Nova York e etc. Muito bom – uma pessoa simples.