Resenhas : 

Non ti muovere - Não se mova

 
“Não se mova” é um filme de Sergio Castellito, baseado no livro de Margaret Mazzantini. O filme mostra o encontro de duas almas, que se reconhecem além da superfície da beleza e dos moldes sociais que os circundam e vivem uma paixão violenta. A história se desenvolve em torno das lembranças de Timótio, quando sua única filha sofre um acidente de moto e fica entre a vida e a morte.

As personagens centrais possuem mundos diferentes, mas igualmente distorcidos. Itália é uma simples camareira de hotel de aparência mal cuidada, o que a torna feia, que vive no subúrbio da cidade e possui uma vida solitária e cheia de traumas. Timótio é um bem sucedido cirurgião, casado com uma bela mulher, que encontra no amor de Itália um refúgio para seus problemas íntimos. Sua vida é um círculo imperfeito cheio de rasgos e borrões, e nela, se vê preso e sufocado dentro de uma vida supostamente perfeita. O amor do casal é cheio de dor e carregado de fortes acontecimentos. Não há muitos diálogos entre os dois. Nota-se que ambos possuem dificuldade em se expressar, deixando todo o sentimento fluir através do sexo desvairado.

Trilhando um caminho de dor, de alto-censura e de negação, Timótio vê a beleza submersa de Itália em sua triste face e frágil corpo. O comportamento de Itália emerge desordenadamente, transbordando paixão numa entrega abnegada. Itália não tem nada a perder, posto que já perdeu tudo. O seu amor por Timótio é como uma fenda de luz em sua vida inóspita. E ela, para Timótio, parece transbordar de seu próprio eu, cheio de defeitos, sofreguidão e dor.

Mas a dificuldade ou covardia de romper com padrões sociais, leva Timótio a afastar-se de Itália depois que ela faz um aborto e sua esposa fica grávida. Esse afastamento é traumático e dolorido, levando-o a reaproximar-se de Itália, que se encontrava mais frágil do que nunca. Nesse reencontro Timótio segue em uma viagem com Itália e resolve ficar com seu grande amor, mas no meio do caminho ela morre vítima do aborto que fez.

Voltando suas lembranças para a vida presente, Timótio vê o fantasma de Itália sentada na chuva em frente ao hospital e acredita que a recuperação de sua filha se deve à Itália.

A profundidade do filme se dá pelo olhar de Timótio à beleza oculta de sua amada, numa história contada de forma fragmentada; intercalando presente e passado, onde um homem se deixa despir de sua hipocrisia e disfarçada fortaleza. Há de se destacar o carisma da atriz Penélope Cruz que está irreconhecível no filme, sendo eleita melhor atriz no Prêmio David di Donatello e no Festival de Cinema Europeu. O filme prende o espectador do início ao fim, comovendo e surpreendendo a todo instante, fazendo-nos seguir as personagens nessa viagem de descobertas íntimas e terrivelmente doloridas.



o mais importante não se conta, se constrói com o não dito, com o subentendido, a alusão”. (Piglia)[/color][/color]

 
Autor
Maria Verde
 
Texto
Data
Leituras
4476
Favoritos
0
Licença
Esta obra está protegida pela licença Creative Commons
5 pontos
5
0
0
Os comentários são de propriedade de seus respectivos autores. Não somos responsáveis pelo seu conteúdo.

Enviado por Tópico
Fhatima
Publicado: 12/07/2008 04:13  Atualizado: 12/07/2008 04:16
Membro de honra
Usuário desde: 12/02/2008
Localidade: Joinville - SC
Mensagens: 3336
 Re: Non ti muovere - Não se mova
Maria!
História que me prendeu à atenção, drama onde os seres que se amam sempre acabam separados, parece até vida real, muito interesante e comovente a descrição desse amor não concretizado, todos nós queremos um final feliz, mas nem sempre a vida é assim, até nos filmes! O que me impressionou foi a grande capacidade em relatar este amor! Me emocionei amiga! Parabéns, sou muito romântica e gostei do que escrevestes!
Parabéns e continue a nos brindar com textos tão belos e românticos!
Beijos no coração Maria!
Fhatima


Enviado por Tópico
RaimundoSturaro
Publicado: 12/07/2008 06:02  Atualizado: 12/07/2008 06:02
Da casa!
Usuário desde: 11/04/2008
Localidade:
Mensagens: 205
 Re: Non ti muovere - Não se mova
Quanto mais densa e triste é uma história, mais realista e familiar ela me parece...e Penélope Cruz tem tanto talento como atriz quanto Maria Verde para prender minha atenção, escrevendo sempre algo de interessante.


Enviado por Tópico
vanderson_nes
Publicado: 28/02/2010 16:45  Atualizado: 28/02/2010 16:46
Novo Membro
Usuário desde: 28/02/2010
Localidade:
Mensagens: 1
 Re: Non ti muovere - Não se mova
Bonita resenha, mas por favor tire a parte em que voce simplesmente conta o final do filme, voce estragou toda a surpresa para minha pessoa, nao faça isso a outras pessoas.

Vanderson Pimentel - vanderson.pimentel@gmail.com