Textos -> Crítica : 

A CRISE

 
Tags:  dinheiro    crise    NIVEL DE VIDA  
 
Sarkozy, o Presidente da Républica Francesa, acaba de declarar na TV, que os tempos que se seguem vão ser de dificuldades, e que não querendo baixar o nível de vida dos franceses está em estudo um sistema para combater esta crise.

Mas ninguém tenha dúvidas, serão sempre os mesmos a pagar.
Quando ele foi eleito, não encontrou ideia melhor, que dizer aos franceses, que para terem um melhor nível de vida, que fizessem horas extraordináris, como se todas as entreprises precisassem que os empregados as fizessem.

E então os reformados? Como é que els vão fazer horas extraordinárias? Sim, mais horas a fazer a sesta.
Esta decisão é de um governo de direita; que teria dito o senhor Sarkozy, se uma decisão destas, fosse tomada por um governo de esquerda?
Caíria o Carmo e a Trindade.

Esta crise com origem nos Estados Unidos, de quem é a culpa?
Um País que passa o tempo a gastar milhares e mais milhares em guerras enquanto no mundo todos os segundos há uma criança que morre de fome, esse dinheiro poderia ser melhor aproveitado a bem da humanidade, mas não é.

Mas eu pergunto: há uma crise financeira, mas afinal, onde está o dinheiro? Sumiu-se?
Não, a crise não é para todos, a crise é só para os faz-tudos enquanto os donos do circo, continuam a encher as algibeiras.

A. da fonseca


SOU COMO SOU E NÃO COMO OS OUTROS QUEIRAM QUE EU SEJA

Sociedade Portuguesa de Autores a Lisboa
AUTOR Nº 16430
http://sacavempoesia.blogspot.com em português
http://monplaisiramoi.eklablog.com. contos para as crianças de 3 à 103 ans
http://a...

 
Autor
Alberto da fonseca
 
Texto
Data
Leituras
1171
Favoritos
0
Licença
Esta obra está protegida pela licença Creative Commons
14 pontos
14
0
0
Os comentários são de propriedade de seus respectivos autores. Não somos responsáveis pelo seu conteúdo.

Enviado por Tópico
jota.c.p
Publicado: 25/09/2008 19:02  Atualizado: 25/09/2008 19:02
Novo Membro
Usuário desde: 20/06/2008
Localidade:
Mensagens: 2
 Re: A CRISE
Só um pequeno à parte, em relação à crise financeira.. há um problema muito grave, de mentalidade mesmo, entre todos nós... Reparemos o que sucedeu... Enquanto tudo está bem defende-se (o Senhor Bush fê-lo, era a sua bandeira) Liberdade no Mercado... Mas quando surgiu todos estes acontecimentos lá teve o estado de intervir com o dinheiro dos contribuintes.. Mas onde foram parar os milhoes que aqueles gestores ganharam? Pois é, deviam ser eles os responsaveis e se fosse um estado sério, seriam levantados processos judiciais contra eles.. mas não.. No fundo, o lema é este: privatizam-se os lucros e nacionalizam-se os encargos e os prejuizos..Muito mal


Enviado por Tópico
visitante
Publicado: 25/09/2008 19:12  Atualizado: 25/09/2008 19:13
 Re: A CRISE
Olha, para o Bush vir em rede nacional e dizer que o problema está dificil de resolver, deve ser muito pior do que imaginamos. Porque os governantes sempre escondem o pior. O plano que o governo americano apresentou é muito ruim...dar dinheiro para os banqueiros não quebrarem..ummmm.....Eu só sei que quem ganhar as eleições americanas vai levar nas costas um pais quebrado, falido e pobre.


Enviado por Tópico
Willian Figueiredo
Publicado: 25/09/2008 19:19  Atualizado: 25/09/2008 19:19
Super Participativo
Usuário desde: 02/02/2008
Localidade: Governador Valadares
Mensagens: 180
 Re: A CRISE p/ Alberto da Fonseca
Meu caro amigo... seu texto é fantástico... acredito que os EUA está levando o mundo ao buraco junto com ele... mas a culpa não é só dele... e de um todo que permitiu que esse país fosse o centro das decisões mundiais... graças a Deus com todos os pesares... meu Brasil está em sua melhor fase desde que me entendo por gente... e diga-se de passagem minha amada mãe de 79 anos também diz o mesmo... estamos vivendo um momento de progresso e de um crescimento nunca visto antes... espero que os países mesmo com toda a corrupção q é inerente ao homem e principalmente aos politicos... encontre o caminho correto a seguir... antes que nosso preço se torne alto demais para pagarmos... um grande abraço ( quase escrevi outro texto né ) risos...


Enviado por Tópico
VónyFerreira
Publicado: 25/09/2008 19:36  Atualizado: 25/09/2008 19:55
Membro de honra
Usuário desde: 14/05/2008
Localidade: Leiria
Mensagens: 10301
 Re: A CRISE
E o pior, Alberto, o mais dramático mesmo, e que esta crise agudiza a vida dos mais carenciados, e como o Alberto diz e muito bem são sempre os mesmos a pagar a crise. Os Banqueiros brincam às falências, para justificarem sabe-se lá o quê, os Estados Unidos têm um presidente papagaio que nos vem falar em crise e estupidifica a argumentação ao arranjar desculpas descabidas esquecendo o cerne da questão que é a eterna tendência dele e da América, pensarem que são os donos do mundo!
Fala-se em crise e no entanto nos bastidores fomentam-se guerras e guerrilhas para se venderem armas. Enquanto isso os Países pobres ficam numa dependência colossal e entram lentamente em colapso. O nosso para lá caminha...! Como diz o velho ditado, "em casa onde não há pão, todos ralham com razão..."
Aplauso para o seu texto.
Faz bem e sabe bem reflectir sobre a actualidade e o caos em que mergulha o mundo.
Vóny Ferreira


Enviado por Tópico
visitante
Publicado: 25/09/2008 22:57  Atualizado: 25/09/2008 22:57
 Re: A CRISE
Excelente texto, Alberto!

Se os norte-americanos não arrumarem a casa deles, vão levar ao beleléu a economia mundial.E quem vai pagar a conta? A gente, o povo, é claro!
Aqui no Brasil apesar da dita "estabilidade econômica" - no caso de um furação ou tsunami monetária - creio que nossos estragos serão maiores que os de outros países sul-americanos.
Bjins, Betha.


Enviado por Tópico
visitante
Publicado: 26/09/2008 07:57  Atualizado: 26/09/2008 07:57
 Re: A CRISE
Infelizmente assim é ...
Bela chamada de atenção, Alberto. Gosto de encontrar esta preocupação social nos poetas!
Um beijinho!


Enviado por Tópico
visitante
Publicado: 26/09/2008 20:43  Atualizado: 26/09/2008 20:43
 Re: A CRISE
Caro Alberto Fonseca.

Observe o comentário sobre o ganhador do prêmio Nobel de literatura,em 1.913, Rabindranath Tagore, indiano: durante sua viagem pela Europa e Estados Unidos, 1921, insistia em seus discursos na necessidade de criar uma confraria universal do saber, a fim de atingir a uma verdadeira unificação das raças humanas . No seu apelo aos povos do Ocidente, durante esse período, fala da necessidade de se reconhecer o primado do espírito. Num discurso pronunciado na América, diz, por exemplo, que o mundo se oferecia ao Ocidente e o Ocidente seria a causa de sua distruição se não aproveitasse para fazer dele uma grande criação do homem.