Textos -> Outros : 

Academia Passo-Fundense de Letras Promove Lançamento de Romance Sobre “Caso Adriano”

 
A Academia Passo-Fundense de Letras promoverá o lançamento do livro “Os 12 Bilhetes de Adriano”, do escritor Gilmar de Azevedo. Professor de Literatura nas Faculdades Anglo-Americano de Passo Fundo, e na UERGS – Universidade do Estado do Rio Grande do Sul, este é o 19º livro do escritor passo-fundense, e o primeiro de ficção.
O livro é a história fictícia dos assassinatos de doze meninos, cometidos em Passo Fundo e adjacências, há alguns anos. E nele o romancista apresenta aspectos profundos da natureza humana, dialogando com os fatos concretos, a mitologia grega, e grandes obras literárias e filmes consagrados. Tudo isso é contextualizado com acontecimentos da época, entre os quais a Guerra do Iraque.
Dentro do processo de modernização da Academia Passo-Fundense de Letras, o lançamento será acompanhado de uma mesa redonda, envolvendo especialistas em saúde mental e pessoas que acompanharam o chamado “Caso Adriano”.
Além do escritor Gilmar Azevedo e de Paulo Monteiro, presidente da Academia, que será o mediador da mesa redonda, estarão presentes o advogado Daniel Viuniski, que atuou como advogado de um grupo de meninos que, sob tortura, assumiram a autoria de um dos assassinatos. Com isso, Daniel Viuniski, membro da Academia Passo-Fundense de Letras e um dos mais respeitados criminalistas do Estado, conheceu os meandros das investigações. Também participarão do evento os jornalistas Gerson Lopes, que cobriu o caso inspirador do livro para os jornais Diário da Manhã e Folha de São Paulo e Roberta Salinet, que acompanhou as investigações e os julgamentos do criminoso para a RBSTV.
O médico e escritor Aventino Alfredo Agostini, especialista em Anatomia Patológica, o psiquiatra, escritor e cineasta Jorge Alberto Salton, membro da Academia, a psicopedagoga Marisa Potiens Zílio, autora de livros sobre o comportamento humano, e um representante da Comissão de Direitos Humanos de Passo Fundo, também comporão a mesa redonda.
O evento acontecerá na próxima quinta-feira, dia 27 de agosto, a partir das 19 horas, na sede da Academia Passo-Fundense de Letras, situada na Avenida Brasil Oeste 792, com entrada franca.
Lançamento de livro com debate sobre os assuntos tratados é uma inovação. Segundo o acadêmico Paulo Monteiro faz parte de um processo de modernização e abertura para a comunidade implantado na Academia. É a primeira vez que um grupo de especialistas em diversas áreas se reúne para discutir uma obra de ficção. Com isso, afirma o presidente, a Academia cumpre mais uma de suas finalidades: contribuir para a elevação cultural da comunidade passo-fundese.


poeta brasileiro da geração do mimeógrafo pertence a diversas entidades culturais do brasil e do exterior estudioso de história é autor de centenas de artigos e ensaios sobre temas culturais literários e históricos

 
Autor
PAULOMONTEIRO
 
Texto
Data
Leituras
1143
Favoritos
0
Licença
Esta obra está protegida pela licença Creative Commons
2 pontos
2
0
0
Os comentários são de propriedade de seus respectivos autores. Não somos responsáveis pelo seu conteúdo.

Enviado por Tópico
Fhatima
Publicado: 26/08/2009 23:01  Atualizado: 26/08/2009 23:01
Membro de honra
Usuário desde: 12/02/2008
Localidade: Joinville - SC
Mensagens: 3336
 Re: Academia Passo-Fundense de Letras Promove Lançamento ...
Olá Paulo Monteiro,

Excelente texto informativo, todos devemos participar em nossa comunidade em prol dos desassistidos.
Brilhante emprenho por parte de escritores e autoridades.
Parabenizo a iniciativa tomada, sei que o Estado do Rio Grande do Sul está a frente em relação as implantações da Justiça (sou estudante de Direito)
Conheço Porto Alegre, já morei em Bagé RS.
Vocês estão de parabéns.

Fhatima