Mensagens -> Amor : 

SAUDADE

 
SAUDADE
(Ivone Carvalho)


Meu tão doce amigo e tão querido poeta,

Tens falado da saudade e através da poesia do teu coração vais definindo-a cada vez com maior intensidade a ponto de fazeres transparecer, em palavras, a essência desse sentimento que sempre se faz presente em nossas vidas.

É difícil demais definir sentimentos, dimensioná-los, traduzi-los de forma a serem sentidos e compreendidos na intensidade que possuem. Para atingir essa pretensão, é necessário, indubitavelmente, que fechemos os olhos e nos voltemos para o nosso imo, na sua maior profundidade, buscando ali a sensação que nos envolve e nos domina no exato momento em que desejamos transmitir esses sentimentos ou interpretá-los de quem os sente.

É preciso que nos desprendamos de tudo que é matéria e nos envolvamos tão somente com o espírito, permitindo que o nosso busque o do outro e, num abraço etéreo, se compreendam, se descubram, se entreguem.

Falar de amor e de saudade é simples demais. Mais do que isso, é fácil! Basta ser poeta, declaradamente ou não. Basta repetir o que tanto já se disse, já se escreveu, já se cantou. Mudam as palavras, as rimas, as músicas, mas se define da forma como se deseja ou se pretende.

Entretanto, sentir amor e saudade está além das palavras, da poesia, da melodia.

Sentir, verdadeiramente, é deslocar-se para o interior, é estender a ponte que nos leva a Deus e beber do Seu Amor, das Suas Bênçãos, da Sua Luz, conscientes de que Ele nos abrirá os caminhos e nos mostrará a intensidade do sentimento sincero, verdadeiro, amplo e irrestrito.

E transformar esse resultado em palavras é a incumbência mais difícil que nos cabe. Porque a nossa inteligência é limitada, embora esse limite tenda ao infinito. Mas, por mais que nos esforcemos, jamais conseguiremos demonstrar o tamanho do amor ou da saudade que sentimos.

Todavia, meu tão doce amigo, há quem tenha aprendido, ao longo da vida, desta ou das anteriores, a desenvolver a sua sensibilidade de tal forma que, ainda que não pretenda, transforma em poesia tudo ou quase tudo que brota de si. Este é o poeta nato, o poeta que tem o coração feito de poesia, a alma poética, o espírito evoluído de tal forma que somente o Amor o preenche.

Para este poeta nato, definir Amor e Saudade quase que dimensionando-os, não é tarefa tão árdua. Porque para ele basta olhar para dentro de si, cegando-se ao que o rodeia, ou olhar para qualquer coisa à sua volta, ciente de que é Criação do Pai, seja uma simples flor, um pássaro, uma borboleta, uma estrela, a lua, o sol, o mar, uma sementinha, um grão de areia, um ser humano. E sua sensibilidade lhe dará a dimensão dos seus próprios sentimentos ou dos sentimentos do outro.

Seria muita pretensão da minha parte atribuir a mim tamanha virtude. Afinal, somos e temos o que é do nosso merecimento e se não somos ou não temos é porque ainda não fizemos jus e por isso a Sabedoria Divina nos dá a oportunidade de voltarmos tantas vezes quantas forem necessárias para que possamos evoluir e encontrar a Sabedoria e o Conhecimento.

Mas eu te afianço, amigo querido, que à medida que o tempo passa mais me surpreendes, mais eu te admiro, mais eu acredito que és uma dessas pessoas que nasceram Poetas, porque se eu não tiver a sensibilidade necessária para mensurar os seus sentimentos, creia, tu a tens para transmiti-los, de tal forma, que me permite sentir, lá no fundo do meu coração, a Luz da tua alma tocando a minha, a tua energia vibrando com a minha, as tuas palavras fluindo de modo a serem verdadeiramente ouvidas e sentidas, apesar de um oceano nos separar.

A saudade é, realmente, o reflexo das tuas palavras e tens toda razão quando relatas o quão é "maravilhosa a força deste poder que a natureza nos deu".

A minha saudade, hoje, me trouxe aqui para, mais uma vez, penetrar o teu coração e, com o mesmo carinho e amor saudar a tua alma.

Que bom que Deus permitiu o nosso reencontro nesta vida. Os anos passam (apesar da sensação de que sempre nos conhecemos), a distância física permanece, mas, com toda certeza, poucas pessoas se conhecem tão bem quanto nós nos conhecemos, porque são as nossas almas que se conhecem.

Tenha um domingo maravilhoso e uma semana abençoada, querido João. Hoje fui eu quem deixou o coração falar!

Ivone

 
Autor
IVONE CARVALHO
 
Texto
Data
Leituras
1118
Favoritos
0
Licença
Esta obra está protegida pela licença Creative Commons
0 pontos
0
0
0
Os comentários são de propriedade de seus respectivos autores. Não somos responsáveis pelo seu conteúdo.