Brasil

Publicado por Pedra Filosofal em 06-Apr-2008 23:00 (870 leituras)

Concurso Literário Professor Horácio Pacheco

1) O “Concurso Literário Professor Horácio Pacheco” é promovido pela Academia Niteroiense de Letras (ANL) em parceria com a Imprensa Oficial do Estado do Rio de Janeiro (IO) e objetiva premiar textos inéditos, escritos obrigatoriamente em língua portuguesa. Entende-se por inédito o texto que não tenha sido publicado (em sua totalidade ou parcialmente) em livros individuais, coletâneas, suplementos literários, jornais, revistas, Internet, exposições ou outra qualquer forma de publicação.

2) O “Concurso Literário Professor Horácio Pacheco” abrangerá as categorias poesia, conto e crônica.

3) Cada participante poderá concorrer apenas em uma das categorias mencionadas no item anterior e com apenas um texto, sendo vedada a co-autoria.

4) Fica vedada a inscrição de integrantes dos quadros das entidades promotoras, bem como de todos os envolvidos nos processos de elaboração, julgamento, premiação e divulgação do “Concurso Literário Professor Horácio Pacheco”.

5) O tema, nas três categorias, será livre.

6) O texto (poema, crônica ou conto) deverá ser enviado em 3 (três) vias datilografadas ou digitadas no programa word, sem ilustrações. Nesse caso, a formatação deverá ser a seguinte: fonte times new roman; corpo 12; parágrafo de alinhamento justificado; margens 2,5; espaço duplo; impressão em papel A4 branco em apenas um lado.

7) Os textos estarão limitados aos seguintes tamanhos: poema (máximo de 30 versos); crônica (máximo de três páginas); conto (máximo de cinco páginas).

8) Nas três vias deverão constar apenas o título da obra e o pseudônimo do autor.

9) Os participantes assumirão total responsabilidade pela autoria dos trabalhos inscritos, podendo responder por plágio, cópia indevida e demais transgressões previstas na Lei de Direitos Autorais e serão excluídos do concurso caso assim procedam.

10) Os trabalhos deverão ser enviados em envelope lacrado, contendo em seu exterior apenas o endereço da Academia Niteroiense de Letras (Rua Visconde do Uruguai, 456 – Centro – Niterói / RJ – CEP 24030-075) e o nome do concurso. No local reservado ao remetente, sem identificação nominal, deverá ser repetido o endereço do destinatário. Dentro desse envelope, haverá, além do texto, um outro envelope, lacrado, com o nome do concurso e o pseudônimo do autor escritos na parte externa. No seu interior, deverá ser enviada a ficha de inscrição com os seguintes dados; a )nome; b) pseudônimo; c) categoria do texto; d) título do texto); e) endereço completo, telefone, e-mail (se tiver); f) dados biográficos (máximo de dez linhas); g) autorização, com a devida assinatura, para a publicação do texto caso seja premiado.

11) Inscrições, gratuitas, até o dia 30 de abril de 2008

12) Não serão aceitas inscrições feitas por meio digital (e-mail).

13) As obras inscritas serão analisadas por Comissão Julgadora escolhida pela Academia Niteroiense de Letras (ANL), composta por especialistas em literatura e/ou escritores. A Comissão Julgadora disporá de trinta (trinta) dias para realizar seu trabalho.

14) As decisões da Comissão Julgadora serão soberanas, irrecorríveis e irrevogáveis, não cabendo nenhum recurso. Para garantir a lisura do processo de seleção, os nomes dos jurados serão conhecidos somente no dia da premiação.

15) Serão classificados 10 poemas, 10 crônicas e 10 contos, que integrarão, gratuitamente, a coletânea do “Concurso Literário Professor Horácio Pacheco”, estando incluído nesta premiação o pagamento de direitos autorais. Isto posto, a inscrição no concurso implica, automaticamente, na cessão dos direitos do autor à Academia Niteroiense de Letras para publicação na mencionada coletânea, a título gratuito.

16) Os autores classificados serão notificados pela Academia Niteroiense de Letras por meio de correspondência pessoal.

17) Cada autor classificado receberá dez exemplares da coletânea. O restante da edição será distribuído para bibliotecas e salas de leitura, assim como para outros espaços culturais afins.

18) Data e local da premiação serão definidos oportunamente pela Academia Niteroiense de Letras (ANL) e os premiados serão informados em tempo hábil.

19) O projeto gráfico da publicação da coletânea será definido pelos promotores do Concurso.

20) A tiragem será de 400 exemplares.

21) Os textos recebidos não serão devolvidos, mas destruídos após o lançamento da coletânea.

22) Os casos não previstos neste Regulamento serão decididos pela Comissão Organizadora do Concurso.

23) A inscrição implica a aceitação irrestrita, por parte do concorrente, de todos os itens deste regulamento.



MAIS INFORMAÇÕES.:

E-mail: wtln@sm.microlink.com.br
Site: http://www.academianiteroiense.org.br


Navegue pelos artigos
Artigo anterior Brasil Portugal Artigo seguinte
Os comentários são de propriedade de seus respectivos autores. Não somos responsáveis pelo seu conteúdo.

Links patrocinados