Artigos > Eventos literários > Outros eventos > Livro digital OLHAR CEGO

Livro digital OLHAR CEGO

Publicado por Luso-Poemas em 12-Sep-2024 18:10 (1536 leituras)

Open in new window

LIVRO DIGITAL

"OLHAR CEGO"


É com enorme satisfação que informamos que já é possível ler o livro digital "Olhar Cego", que é o resultado do empenho dos nossos utilizadores à volta de um objetivo comum: dar a conhecer um pouco da grande diversidade poética que é a maior riqueza da comunidade Luso-Poemas.

É um privilégio editar uma obra deste género e estamos muito orgulhosos por podermos divulgar um projeto com tanta qualidade!

Link de acesso ao e-book "Olhar Cego"

Depois de três semanas de publicações diárias, finalmente é chegado o momento de revelar os autores dos poemas. A descoberta da identidade será certamente um momento de entusiasmo e, por vezes, de surpresa perante o esforço que muitos fizeram de ir além do seu estilo próprio e da sua "zona de conforto" para nos trazerem textos diferentes do que habitualmente nos oferecem. Para quem quiser conhecer melhor este projeto, poderá consultar, em baixo, o regulamento do jogo "Olhar Cego".

Para a divulgação da obra, escolhemos a aplicação Wattpad, uma plataforma de compartilhamento de literatura, com cerca de 94 milhões de utilizadores. Trata-se de mais uma estratégia para captar novos utilizadores para o nosso site, nomeadamente jovens talentos que venham renovar a nossa comunidade. (Um aparte: não temos receio da "concorrência" de outros sites literários dado que, presentemente, podemos dizer sem falsas modéstias que não existe nenhum espaço com a interação e a qualidade poética do Luso-Poemas)

Em breve, publicaremos uma versão da obra em formato .pdf, para ser mais fácil o download e o arquivo. Esta versão conterá, em anexo, os comentários feitos aos poemas.

A administração do Luso-Poemas só tem a agradecer a todos aqueles que nos deram ideias para este projeto, bem como a recetividade de poetas e comentadores, que são a razão de ser de tudo o que fazemos nesta nossa casa comum. Nesse sentido, pretendemos continuar a escutar os nossos companheiros, através do tópico "Acordar o LP", para tornar o espaço Luso-Poemas cada vez mais participativo e dinâmico, sempre ao serviço da lusofonia poética.


--------------------------


REGULAMENTO


Apresentação do jogo:
Não querendo alterar a identidade do site 'Luso-Poemas' que, com os seus defeitos e as suas qualidades, tem demonstrado resistir à passagem do tempo e ser adequada aos seus objetivos e à sua missão, decidimos propor um formato de divulgação de textos diferente do habitual.
Trata-se de um jogo em que os utilizadores se "arriscam" a publicar textos de forma anónima, sujeitando-se a um olhar mais neutro dos outros luso-poetas que, desta forma, poderão sentir-se mais à vontade para apresentar sugestões de aperfeiçoamento para esses textos.

Inscrição no jogo:

. Para poder participar, basta estar inscrito no site Luso-Poemas.
. Cada utilizador poderá inscrever um máximo de dois textos poéticos (em verso ou em prosa poética) para participação no jogo.
. Os textos deverão ser enviados, por mensagem privada, ao utilizador designado como 'Luso-Poemas'.
. Os textos serão divulgados um por um, através do utilizador 'Luso-Poemas', com o título genérico 'Olhar Cego nº X', sendo ocultada a sua autoria até que termine o jogo.
. Qualquer utilizador poderá pontuar e comentar esses poemas, de acordo com os 'Termos e condições de uso' do site.
. Enquanto o jogo durar, os autores dos textos anónimos poderão continuar a publicar outros poemas no site da forma habitual.

Revelação das identidades:
. Não há um prazo limite para encerramento da atividade: o jogo continuará até que a administração disponha de textos de 20 autores para publicação.
. Os textos, com a revelação da sua autoria, serão publicados num livro em formato digital.
. O ebook será publicitado nas redes sociais, para maior divulgação da atividade.
. Todos os participantes terão direito a certificado de participação, digitalizado e enviado por email.

Outros aspetos:
. Quando o jogo for encerrado, os textos, a pontuação e os respetivos comentários serão copiados para a secção 'Artigos' e apagados do utilizador 'Luso-Poemas'.
. Todas as situações não previstas neste regulamento serão analisadas caso a caso pela administração do site Luso-Poemas.

Nota:
Agradecemos aos utilizadores que deram ideias e sugestões para a realização desta atividade. Esta interação é fundamental para que o Luso-Poemas continue a evoluir.


Navegue pelos artigos
Artigo anterior Evento: "Rimas e Cores"
Os comentários são de propriedade de seus respectivos autores. Não somos responsáveis pelo seu conteúdo.

Enviado por Tópico
Luso-Poemas
Publicado: 06/10/2024 07:13  Atualizado: 06/10/2024 07:13
Administrador
Usuário desde: 25/01/2006
Localidade:
Mensagens: 228
 Re: Livro digital OLHAR CEGO
.
Este espaço de comentários ficará aberto para recebermos o vosso feedback sobre a obra.



Enviado por Tópico
Alemtagus
Publicado: 06/10/2024 09:44  Atualizado: 06/10/2024 09:44
Membro de honra
Usuário desde: 24/12/2006
Localidade: Montemor-o-Novo
Mensagens: 3334
 Re: Livro digital OLHAR CEGO p/ Luso-Poemas & Luso-Poetas
É um prazer participar e fazer-se sempre uma parte, aprender e ser aprendido, dizer e ser dito, ler e ser lido.

Entre o bom e o mau de que todos temos um pouco, vi-me a reler cada um dos 40 textos e todos os comentários deixados e isso obrigou-me à grata reflexão de ler pelos olhos alheios, um exercício duplamente complicado, não por desistir das minhas ideias e dos meus comentários (não o fiz/faço por serem obra de leituras atentas), mas pelas imagens tão diferentes das minhas, outros mundos que não conhecia, um universo à parte. Confesso que ao ler alguns textos reconheci neles (agora confirmado) o autor, mas isso não alterou aquilo que achei dever ser o meu sentido crítico.

Iniciativa que deve ser acompanhada de outras, sei que o será, com maior participação e maior capacidade de criticar e de aceitar a crítica como algo construtivo. Continuo, e sempre continuarei a defender a tese de que se alguém escreve num espaço público sujeita-se à (boa ou má) crítica de quem frequenta esse espaço.

Para a frente é que é caminho.

Enviado por Tópico
MariaMorena
Publicado: 06/10/2024 23:15  Atualizado: 06/10/2024 23:15
Da casa!
Usuário desde: 07/06/2024
Localidade: Argumentar sem agredir é ser grande.
Mensagens: 393
 Re: Livro digital OLHAR CEGO
.


Bom, bom não tá não, eu não vou reler meus comentários, até parece que estávamos lendo poemas diferentes, ah, escrevi um poema sobre a lua, coisa estranha né, e optei por comentar e vender meu peixe e apresentar ele a vocês, quero agradecer a Aline que viu algo lindo no meu “texto” e se viu já é maravilhoso e me deixa muito feliz. Abraços a todos.




Enviado por Tópico
agniceu
Publicado: 07/10/2024 20:33  Atualizado: 07/10/2024 20:33
Colaborador
Usuário desde: 08/07/2010
Localidade:
Mensagens: 663
 Re: Livro digital OLHAR CEGO
O livro nasceu, como todos os filhos nascem, com parecenças às mães e aos pais.

É um livro onde houve espaço para a escrita de poetas de excelência e, pelo menos, um outsider, que deixou algo a desejar, que foi o meu caso.

Desde já, peço desculpa pelas duas nódoas poéticas, agradecendo ao mesmo tempo à administração do Lusopoemas por mais esta iniciativa brilhante.

O Lusopoemas faz-me lembrar as estações de comboio da minha terra. Já houve tempos em que era uma azáfama cheia de pessoas. Nas partidas e nas chegadas, viam-se pessoas a chorar e a sorrir ao som dos carris. Com o tempo, a estação foi perdendo gente, menos tráfego… Contudo, com a teimosia e o empenho da autarquia e dos seus responsáveis, a estação foi remodelada e, pouco a pouco, vai voltando a ter mais gente.

O Lusopoemas vai continuar a ser a estação da liberdade de opinião que dá oportunidades a todos, graças aos utilizadores e à administração do Luso, onde realço o trabalho incansável do César.

Parabéns a todos que participaram no livro; juntos vamos melhorar a linha…

Enviado por Tópico
Nanda
Publicado: 08/10/2024 11:06  Atualizado: 08/10/2024 11:06
Membro de honra
Usuário desde: 14/08/2007
Localidade: Setúbal
Mensagens: 11098
 Re: Livro digital OLHAR CEGO
Gratidão por me ter sido possível participar.

Nanda

Enviado por Tópico
AlexandreCosta
Publicado: 08/10/2024 12:13  Atualizado: 08/10/2024 12:13
Da casa!
Usuário desde: 06/05/2024
Localidade: Braga
Mensagens: 244
 Re: Livro digital OLHAR CEGO
Parabéns a nós todos :)
Mais do que tudo, o importante é esta arte que nos une, independentemente das apreciações, análises, interpretações e críticas(sempre construtivas).
Venha o próximo evento!

abraços

Enviado por Tópico
Alpha
Publicado: 08/10/2024 18:28  Atualizado: 08/10/2024 18:35
Membro de honra
Usuário desde: 14/04/2015
Localidade:
Mensagens: 2043
 Re: Livro digital OLHAR CEGO
Um poema pode ter um sem - número de opiniões e interpretações distintas. Aos olhos do autor todas são válidas, porque cada um sente-as pelo seu próprio prisma. Mas são nestas nuances que a poesia adquire o seu relevo, seja de índole positivo ou negativo.

Muito obrigado por terem vindo e se debruçarem tão profundamente sobre o tema com toda a vossa sapiência.

Muito obrigado também a todos que por aqui passaram.

Quanto a esta casa, (Luso – poemas), na sua diversidade tem todas as condições para continuar a ser um lugar de referência no universo da poesia em todas as suas vertentes!

Alpha

Enviado por Tópico
Rogério Beça
Publicado: 09/10/2024 07:51  Atualizado: 09/10/2024 07:51
Usuário desde: 06/11/2007
Localidade:
Mensagens: 2120
 Re: Livro digital OLHAR CEGO
Olhar Cego.
Escrever é um acto de coragem.
Publicar, seja num site, como o Luso-Poemas, ou numa antologia digital, ou no formato tradicional em papel, não é menos.

Partindo da ideia de publicar no site com anonimato, permitiu aos autores a liberdade para experimentar e aos leitores a isenção exacta da leitura pela leitura.
Tive o prazer de participar de todas as maneiras que me foram possíveis e tenho grande orgulho de estar entre tantos poemas e autores de qualidade, deixando isso, claro, ao juízo de cada um.
Achei o resultado final, a vários níveis, brilhante. Surpreendente.

Resta-me agradecer à atual administração do site todo o imenso trabalho na idealização e realização desta iniciativa.
Espero que a mesma tenha muito sucesso.

Abraço a todos

Rogério Beça

Enviado por Tópico
RicardoC
Publicado: 10/10/2024 12:29  Atualizado: 10/10/2024 12:29
Usuário desde: 29/01/2015
Localidade: Betim - Minas Gerais - Brasil
Mensagens: 4956
 Re: Livro digital OLHAR CEGO
Para mim, OLHAR CEGO surge como um instantâneo colectivo. Dezenas de autores olharam para si mesmos por alguns segundos e lograram este registo literário. Para além de qualquer excepcionalidade d'este ou d'aquele autor, o que me atrai é o sincronismo de suas consciências e o desafio de se fazerem menos óbvios enquanto pessoas reconhecíveis por trás das palavras publicadas. Olhar cego porque se propõe uma leitura sem parcialidade que o nome do autor sempre causa ao leitor, induzindo sua interpretação. O desafio de ler sem focar no autor -- não permitindo que o restante de sua obra se imponha sobre o texto que o leitor tem diante de si -- é uma experiência de conhecer sem pré-julgamentos.

N'esse sentido, minha participação na antologia procurou ser com uma face menos conhecida da que apresento cá no Luso-poemas. Investi n'uma espécie de poema ultradireccionado a um tu ausente: uma carta pessoal. Eu, que tendo a ser impessoal e pretensamente acadêmico, me expus sentimental. Ora, ao reler-me vejo-me ingênuo, näif...

Penso que a experiência de OLHAR CEGO tem um frescor e uma liberdade literária imensos. Agradeço a César e todos os envolvidos no sítio pela iniciativa da dinâmica e todo o trabalho em desenvolvê-la como livro virtual. Que seja o primeiro de muitos!

É isso.

RicardoC.

Enviado por Tópico
RicardoC
Publicado: 10/10/2024 12:29  Atualizado: 10/10/2024 14:10
Usuário desde: 29/01/2015
Localidade: Betim - Minas Gerais - Brasil
Mensagens: 4956
 Re: Livro digital OLHAR CEGO
Em tempo, o jogo em si de tentar reconhecer a "voz" do poeta sem ver sua face traz uma oportunidade rara de sermos mais diversos e nossas expressões.

Justamente por isso, a relevância dos comentários a ecoar os versos torna o livro singular. Visto que mais do que poemas é ainda um livro das leituras feitas a partir d'estes mesmos poemas. É interessante que o modelo digital nos permita um espaço generoso de conteúdo que o códice de papel impresso não encorajava...

Tudo isso é reflexo de nosso tempo e da maneira como se lê poesia em 2024.

Abraços!

Enviado por Tópico
Aline Lima
Publicado: 10/10/2024 23:43  Atualizado: 10/10/2024 23:43
Usuário desde: 02/04/2012
Localidade: Brasília- Brasil
Mensagens: 709
 Re: Livro digital OLHAR CEGO
Este livro foi um verdadeiro acontecimento, que certamente ficará marcado na história do Luso-Poemas.
Cada poema que compartilhamos trouxe um universo único, e isso, por si só, já fez o evento especial. Os comentários criaram um evento dentro do evento, abrindo novas dimensões nesses universos poéticos. Deixo aqui meu sincero agradecimento pelos comentários que recebi, especialmente àqueles que foram além do que escrevi, proporcionando-me outra compreensão e ampliando meu aprendizado.
Eu, que nunca imaginei ter algo meu publicado, agradeço de coração o espaço, a iniciativa e o esforço da Administração do site, além de todos que tornaram este projeto possível. Parabéns a todos os companheiros de letras pela participação.

Até mais,
Aline.

Enviado por Tópico
Abissal
Publicado: 12/10/2024 12:49  Atualizado: 12/10/2024 12:49
Membro de honra
Usuário desde: 27/10/2021
Localidade:
Mensagens: 628
 Re: Livro digital OLHAR CEGO
Um bem haja a todos. Um livro para ler e reler muitas vezes. Gosto muito de aqui estar com todos. Obrigada, Benjamin, por todo o incentivo.

Um abraço

Enviado por Tópico
ZeSilveiraDoBrasil
Publicado: 12/10/2024 15:14  Atualizado: 12/10/2024 15:14
Administrador
Usuário desde: 22/11/2018
Localidade: RIO - Brasil
Mensagens: 2131
 Re: Livro digital OLHAR CEGO
.
.
.
Com uma bela saudação lusa,  "bem haja a todos", me reporto. Acabei de ler o conteúdo do e-book 'OLHAR CEGO', uma obra da lavra dos poetas do Luso-Poemas, e desta feita, o orgulho me dominou, haja visto eu pertencer ao site por mais de década e meia e, constatar essa grandiosa evolução em prol da literatura através da poesia. Sabido do esforço e competência da comissão que projetou a obra e sob a batuta do Benjamin foi possível esse boom literal. Muito prazerosa a leitura, por isso tenho certeza que também acharão todos que se dispuserem a ler. Meu desejo é de que outras oportunidades de boas leituras nos sejam oportunadas com a disponibilização futura de mais publicações do gênero.
Meu abraço caRIOca!

Enviado por Tópico
Benjamin Pó
Publicado: 13/10/2024 16:20  Atualizado: 13/10/2024 16:27
Administrador
Usuário desde: 02/10/2021
Localidade:
Mensagens: 581
 Re: Livro digital OLHAR CEGO
.
Como elemento da administração, deixo aqui uma palavra de agradecimento por tudo o que os nossos colegas lusos têm oferecido a este espaço: os poemas, os comentários, o entusiasmo com as nossas iniciativas.

Convém recordar que a ideia do livro e dos comentários "às cegas" nasceu com as observações de alguns utilizadores (Beatrix, Alemtagus, Prisaoincolor, MariaMorena...), que deram sugestões no espaço "Acordar o LP" para dinamizar o Luso. A eles, também o nosso obrigado.

Pessoalmente, agradeço a referência ao meu nome, mas é da mais elementar justiça que corrija com os nomes da equipa por detrás de todos os eventos que temos realizado: TrabisDeMentia, Valdevinoxis, ZeSilveira, HorrorisCausa, Aline Lima, Rogério Beça e RicardoC.

Agora um pedido: continuem a partilhar o livro e a nossa página de Facebook com todos os vossos amigos. Numa semana, duplicámos o número de leitores do e-book e tivemos o respetivo destaque no Wattpad. Mas precisamos de chegar a ainda mais leitores e poetas para enriquecermos o nosso site com novas presenças.
Contamos convosco!

Abraços e muito obrigado!


Links patrocinados