https://www.poetris.com/
Artigos > Luso-Entrevistas > Luso do ano > Ano 2007 - TrabisDeMentia

Ano 2007 - TrabisDeMentia

Publicado por Luso-Poemas em 12-Dec-2007 22:30 (5360 leituras)

Foi deliberado que, além da existência de um destaque mensal (que se passará a denominar “Luso do mês”), o Luso-Poemas passaria a ter um destaque anual. Este destaque vai acontecer sempre no Mês de de Dezembro e vai ter como base uma decisão de administração, mediante avaliação do desempenho e intervenção dos utilizadores no espaço do site.
Este destaque será identificado como “LUSO DO ANO” e o primeiro Luso-Poeta a merecer este título (como não poderia deixar de ser) é TrabisDeMentia. A vossa atenção para a entrevista.

Open in new window

Valdevinoxis - TrabisDeMentia é o "nick" mais emblemático do Luso, ou não fosse ele o fundador e mentor do site. Estamos certos quando dizemos isto ou deveríamos dizer que vem tudo do Ricardo Costa?
TrabisDeMentia - TrabisDeMentia e Ricardo Costa representam a mesma pessoa em mundos diferentes. O Trabis vive no mundo dos sonhos e o Ricardo no mundo palpável. Corremos atrás um do outro sem nos conseguirmos alcançar.

Paulo Afonso - Então, por outras palavras, quem é o Homem que se esconde por trás da "personagem" TrabisDeMentia?
TDM - Eu diria apenas "quem é o homem que se esconde" pois na verdade não me dou a mostrar a ninguém, nem a mim próprio. "No dia em que me conhecer saberei distinguir os mortais", escrevi e sublinho. Gosto muito de escutar e de estar calado. Gosto de estar no meu canto a observar. Detesto ser observado!
Mas, fora filosofias, sou uma pessoa comum como não poderia deixar de ser. Levanto-me para trabalhar e chego cansado a casa.
O meu refugio é este espaço, é o meu sonho, é o Trabis.

Val. - Mas o Luso é um local de exposição. Não tens como fugir a isso. O Ricardo e o Trabis estão sempre sob a observação de muitos.
Se considerarmos que já disseste várias vezes, em vários locais e de várias formas que o Luso foi uma necessidade e uma paixão. Hoje, com o conhecimento actual, voltarias a fundar o www.luso-poemas.net?
TDM - Mas claro. Lusos deu-me um foco, um objectivo na vida, uma vida nova e novos amigos e por amizades assim mil vezes sim!

Paulo - A questão impõe-se o que é que o Luso mudou na tua vida?
TDM - A questão impõe-se. O que é que lusos mudou na vossa vida? O luso muda a vida de todos os que nele participam pois novos laços se criam. Eu sou mais um nó na confusão!

Open in new windowVal. - Mudando um pouco a orientação da entrevista (já voltaremos ao Luso), queremos conhecer o Trabis que escreve. Aquele que que não é fundador mas sim um luso-poeta que "é mais um nó na confusão". Fala-nos do que escreves.
TDM - Mas eu estava a falar do Trabis, o luso-poeta mesmo. O Trabis fundador só existe porque primeiro existiu o poeta. Aquele que um dia timidamente decidiu expor um pouco de si. Um poeta sofredor, acusado de ser romântico. Um poeta que sempre se negava a receber o titulo. Ah! Já fui tão humilde! Bons tempos! Infelizmente fui corrompido pela necessidade de mostrar que escrevo, em vez da necessidade de escrever.

Paulo - Guardo as tuas palavras, "Ser poeta" não é para todos. Eu deixei de o ser quando o assumi. Fui corrompido pela globalização do termo, pelo desvio na motivação que me levava a escrever. Já fui poeta sim e sinto saudades desse tempo, em que timidamente postava meus desabafos, em que fazia amizades com quem me comentava.” Queres comentar?
TDM - É isso mesmo! O primeiro comentário marca qualquer um. É como a primeira noite, é felicidade para o resto dia, é motivação para mostrar mais um segredo e mais um e mais outro. Sinto mesmo saudades sabes. Eu ficava muito emocionado ao sentir que alguém me compreendia. Isso era ser poeta, eram palavras sentidas, sofridas, vividas. Hoje (talvez felizmente) não tenho tanta inspiração!

Val. - Tens uma forma de escrever que, não raramente, tem sotaque. Tens uma forte influência do vem do Brasil. É de facto assim?
TDM - Sim. Tem uma explicação forte também. Os meus primeiros contactos na internet eram brasileiros. As minhas primeiras amizades foram brasileiras. O sotaque brasileiro inundou o meu msn, a minha vida, as minhas emoções e consequentemente os meus poemas. Alguns dos meus poemas foram escritos propositadamente com sotaque e dirigidos a alguém muito especial.

Open in new windowPaulo - Há uma imagem que desperta e que transborda para o exterior, a de um menino tímido, que quer fazer tantas coisas com o coração que as vezes parece disperso. No entanto, no universo da tua escrita podemos encontrar em maioria poemas que se dividem em três géneros: Amor, Tristeza e Reflexão. Qual predomina mais nos teus textos, o Homem ou o Poeta?
TDM - Os meus poemas reflectem as emoções que eu não consigo exteriorizar, as palavras que me ficam na garganta, as lágrimas que eu não choro. O amor, a tristeza (e já agora a reflexão) são sentimentos que simplesmente eu não exteriorizo!
Gosto muito de falar sobre amor, sobre dor, até sobre ódio. São sentimentos extremos e que facilmente se transmitem.
Muitas vezes associo o amor à ingenuidade. Sempre apostei que o amor reside no coração das crianças e na nossa lembrança. Talvez por isso eu não queira crescer tanto assim.

Godi - Amigo TrabisdeMentia, gostaria de saber se o poeta que conhecemos nasceu junto com o site? Quando a poesia tocou-te a fundo, quais foram os fatores primordiais que fizeram com que o nosso querido amigo viesse a compor poesias?
TDM - Amigo Godi, o poeta nasceu um pouco antes, uns bons 30 anos atrás. Se manifestou durante a minha infância (tenho documentos autenticados pela minha mãe que o comprovam), mas amadureceu na adolescência (enquanto compunha minhas músicas) e se consciencializou um pouco mais tarde (desgostos de amor, males que vêm por bem).
É importante que se diga que não comecei postando poesia mas sim prosas, cartas de amor, cartas verídicas que continham uma vez por outra pequenos poemas. Só mais tarde me dediquei a escrever versos.

Val. - Músicas. Também compões músicas? Letra e música?
TDM - Sim, gosto de compor letras e tocar uns acordes de guitarra (órgão também). Tocar, cantar e sentir o que se ouve é algo que só a solidão compreende. A guitarra já me fez muitas vezes companhia. São as minhas três áreas favoritas, a música a poesia e a programação.

Paulo - Há uma expressão tua que ficou sobre as tuas mais valias, quando dizias que “quando começaste este site não sabias distinguir umas cuecas dum soutien” e hoje fazes maravilhas, conta-nos, como foi esse processo evolutivo?
TDM - Quando me foi dada a oportunidade de criar um site não sabia nada de Xoops, Php, Sql e afins. A necessidade de adaptar o site de modo servir o seu objectivo obrigou-me a partir na busca de conhecimento. Não foi preciso recorrer à força, sempre gostei de programar desde os meus 10 anos. Facilmente dominei estas novas linguagens. Hoje sei um pouco mais que ontem, só isso.

Godi - Atrás do poeta tem uma outra vertente, tão forte quanto, o webmaster Trabis, o ‘Pai’ do luso-poemas. Você que viu o site crescer, e se expandir, e o que este é hoje, diga-nos do fundo do coração, o que te mais emocionou em todo esse certame, e que te orgulhou profundamente referindo-se ao desenvolvimento do espaço?
TDM - A comunidade que se criou, evidentemente. Ela própria é geradora de desenvolvimento. Luso-poemas é apenas o eixo da roda. Cada um de nós tem o prazer de deixar a marca nesta estrada. O futuro é onde nós estivermos.

Open in new windowVal. - Como encaixas o Luso no panorama dos sites de escrita? Não haverá uma situação de competição desnecessária? Parece-me que se cultiva um pouco o culto do “o meu é melhor que o teu”. Não seria útil que houvesse organização e intercâmbio entre os vários espaços?
TDM - Eu (como administrador) lido bem com isso. Simplesmente não compito, limito-me a fazer o meu melhor ajudando a divulgar a poesia. Todos os sites de poesia que eu conheço estão listados na nossa lista de links e alguns deles estão incluidos na nossa barra de navegação. Temos infelizmente algumas tentativas falhadas de comunicação. Não é nada que me aflija.

Paulo - Como Mentor deste mega projecto além fronteiras tens alguma noção de como ele já cresceu e de como poderá ainda evoluir?
TDM - Poderia responder-te com números para mostrar essa evolução mas não existem números que te mostrem o afecto que muitas pessoas têm com este site. Para sentires de facto a evolução de luso-poemas tens que olhar para os poetas que nele participam.
Já vi sites com o dobro das visitas recebidas por luso-poemas e com metade da participação. Irá evoluir concerteza. Sei porque cada link apontado para o nosso site é um sinal de agradecimento e satisfação.
Luso-poemas (creio eu) é o site de poesia mais divulgado na internet.

Godi - E esse seu contacto com os poetas d’além mar, digo dos poetas brasileiros que também frequentam o espaço luso? Além de impressionar bastante seu repertório poético, como já foi dito, existe alguma outra ‘reflexão’ sobre a atuação desses brasileiros no site?
TDM - É muito bom termos poetas com diferentes culturas. Até a diferença de fuso-horário é positiva pois nos ajuda a manter este espaço sempre animado. O único problema é de facto a distância que nos limita um pouco a ação. Temos a título de exemplo do lançamento do nosso livro "Luso-Poemas 2006" e que embora conte com participação de poetas brasileiros não vai poder contar com a sua presença aquando do lançamento.

Open in new windowVal. - Fala-nos do Livro. O que é e como surgiu.
TDM - O livro, ou a ideia de editar um livro surgiu na mesma hora que a criação do site. Eu tinha como sonho o resgate literário, nada mais nada menos do que dar oportunidade a quem nunca publicou um livro de o poder fazer. Este sonho está concretizado! A corpos editora abriu-nos esta porta. É também uma prova da nossa existência e da nossa força de vontade.

Godi - Quais são os poetas que mais te influenciam, os que possuem confluência com a tua obra, os que mais se parecem com sua obra poética? Tem desejo de publicar em livro os teus poemas, seja a lírica, a poesia de circunstancia, a juvenília, ou os textos em prosa?
TDM - Eu não leio para não me influenciar (como diz o outro). Todos somos incomparáveis e como parte de mim assim o espero dos meus poemas. No entanto, quando leio, sou influenciado. Não cito nomes mas o ex-ricardo é um exemplo e o Junior A. outro. Desejo de publicar? Não sei porquê mas nunca o tive. Prefiro desejar aos outros aquilo que não desejo para mim.

Paulo - A Administração ao criar uma nova denominação, porventura a maior de todas, como é a de o “Luso do Ano”, escolheu-te por unanimidade como o único, o especial. Acredito que este pensamento seja consensual entre todos os Lusos. Como te sentes com esta homenagem e que mensagem queres aqui deixar?
TDM - Sinto-me feliz por me terem dado esta oportunidade. O mais importante é sentir-vos comigo pois eu bem sei que sem vocês não seria luso-de-coisa-alguma. Sou muito grato a todos vós. Mensagens tenho duas apenas:

Não desistam dos vossos sonhos.
Corram sempre atrás de vós próprios.
Um feliz natal e um 2008 melhor que 2007!

Agradeço sinceramente a todos os que tiveram paciência para ler toda esta entrevista. Um abraço especial para o trio maravilha que me entrevistou. É isso aí, mil abraços e até já!


Os comentários são de propriedade de seus respectivos autores. Não somos responsáveis pelo seu conteúdo.

Enviado por Tópico
visitante
Publicado: 13/12/2007 05:12  Atualizado: 13/12/2007 05:12
 Re: Ano 2007 - TrabisDeMentia
LI TODA A ENTREVISTA E ACHEI E ACHEI-A GENIAL.

A VOSSA IDEIA É BEM GIRA E LÁ TEREMOS UM LUSO ESPECIAL COMO PRENDA DE NATAL.


Enviado por Tópico
Pedra Filosofal
Publicado: 13/12/2007 08:39  Atualizado: 13/12/2007 08:39
Colaborador
Usuário desde: 17/09/2007
Localidade: Barreiro
Mensagens: 1279
 Re: Ano 2007 - TrabisDeMentia
Sem dúvida, não podia ser outra a escolha para o primeiro luso do ano.
Trabis, foi bom conhecer mais do poeta e do fundador do nosso cantinho. E não foi preciso ter paciência para ler a entrevista toda. Quer pela maneira como as perguntas foram colocadas, quer pela forma como respondeste.
Trabis, obrigado por teres criado este nosso cantinho!!


Enviado por Tópico
visitante
Publicado: 13/12/2007 08:41  Atualizado: 13/12/2007 08:41
 Re: Ano 2007 - TrabisDeMentia
Quero aqui deixar os meus parabéns ao Mentor do Luso-Poemas.
Parabéns TrabisDeMentia.

ConceiçãoB



Enviado por Tópico
Raul Cordeiro
Publicado: 13/12/2007 14:00  Atualizado: 13/12/2007 14:00
Membro de honra
Usuário desde: 23/07/2007
Localidade:
Mensagens: 671
 Re: Ano 2007 - TrabisDeMentia
Parabéns Ricardo

Não te conheço mas só podes uma excelente pessoa.
Por tudo o que tens feiro por este espaço mereces bem este destaque e muito mais.

Um abraço verdadeiro e espero um dia conhecer-te.

Raul

PS: Uma dúvida. Assim o Luso do Ano é simultaneamente o do mês de Dezembro?



Enviado por Tópico
Luis F
Publicado: 13/12/2007 14:04  Atualizado: 13/12/2007 14:04
Colaborador
Usuário desde: 15/08/2007
Localidade: Alcochete
Mensagens: 1184
 Re: Ano 2007 - TrabisDeMentia
Sem dúvida a escolha acertada e merecida.

Uma excelente entrevista a alguem que é o mentor desta obra e o "pai" desta casa.

Os meus parabens ao Trabis e á excelente ideia da nova administração.


Enviado por Tópico
rosamaria
Publicado: 13/12/2007 15:17  Atualizado: 13/12/2007 15:17
Colaborador
Usuário desde: 10/09/2006
Localidade: Mindelo - Vila do Conde
Mensagens: 1015
 Re: Ano 2007 - TrabisDeMentia
Olá Trabis, Olá Ricardo.
Em primeiro lugar parabéns à nova administração, por ter conseguido que o Trabis, finalmente se desse a conhecer um pouco mais a Todos os Luso-poetas.
Depois dizer ao Ricardo, foi um prazer conhecê-lo mais um pouco e de toda a entrevista, que gostei bastante, queria destacar uma frase....
"Tocar, cantar e sentir o que se ouve é algo que só a solidão compreende. A guitarra já me fez muitas vezes companhia."... é poesia a falar de si!
um carinhoso beijinho.
Rosamaria


Enviado por Tópico
visitante
Publicado: 13/12/2007 16:15  Atualizado: 13/12/2007 16:15
 Re: Ano 2007 - TrabisDeMentia
Caro Ricardo,

Eu sou alguém que de algum modo te tem chateado um pouco, ou talvez muito. No entanto sempre o tenho feito com frontalidade e respeito.

É com a mesma frontalidade e respeito, que mereces inteiramente, que me rendo à tua abertura aos olhos de todos nós.

Tudo do melhor para ti e para os que te são queridos.

Tudo do melhor para o Luso-Poemas.

Um abraço


Enviado por Tópico
Vera Sousa
Publicado: 13/12/2007 16:29  Atualizado: 13/12/2007 16:29
Membro de honra
Usuário desde: 04/10/2006
Localidade: Amadora
Mensagens: 4100
 Re: Ano 2007 - TrabisDeMentia
Querido Ricardo, pai Trabis, um destaque mais que merecido!
A entrevista está maravilhosa e foi bom conhecer-te mais um pouco.
Há várias frases tuas que se poderiam destacar, sem dúvida, mas destaco a entrevista na totalidade, porque do início ao fim mostra o ser humano maravilhoso que está por trás do Luso Poemas e que todos devem respeitar acima de tudo.

Um beijo grande e muitas felicidades

(Essa menina que está contigo numa foto é linda!!!)


Enviado por Tópico
João Filipe Ferreira
Publicado: 13/12/2007 19:40  Atualizado: 13/12/2007 19:43
Colaborador
Usuário desde: 08/10/2006
Localidade: Lavra-Matosinhos
Mensagens: 1047
 Re: Ano 2007 - TrabisDeMentia
Fantástica entrevista ao MENTOR deste riquíssimo espaço:).
gostei muito de ler a entrevista e de ficar a conhecer um pouco mais o grande obreiro deste site.

é uma honra para mim partilhar este espaço com pessoas como o TRABISDEMENTIA.
é mais do que merecido este destaque. Nem fazia sentido se não fosse o Trabis.


ps: a capa do livro de luso está muito bonita!! gostei.

parabéns a todos e BOAS FESTAS.


Enviado por Tópico
visitante
Publicado: 13/12/2007 22:07  Atualizado: 13/12/2007 22:07
 Re: Ano 2007 - TrabisDeMentia
Foi um presente para mim como luso-poeta, a entrevista do Trabis. Fica uma sensação boa de que faço uma viagem no sonho de alguém, e na bagagem levo meus próprios sonhos. É isso o que o luso-poemas nos permite, uma estação de poesia. Fica também uma imagem de um homem-menino com quem eu concordo em que o amor, o sonho e a esperança moram nos olhos das crianças.
Um beijo imenso nos teus olhos de criança!
Isabor/ Sandra


Enviado por Tópico
ângelaLugo
Publicado: 13/12/2007 22:19  Atualizado: 13/12/2007 22:19
Colaborador
Usuário desde: 04/09/2006
Localidade: São Paulo - Brasil
Mensagens: 14938
 Re: Ano 2007 - TrabisDeMentia
Olá querido poeta Trabis e queridos poetas entrevistadores

Uma forma muito linda de homenagear aquele que fez deste site uma casa repleta de poetas que se identificam através dos pensamentos digitados em versos onde todos os dias nos transportaram para
muitos lugares mágicos da poesia
Fiquei feliz de poder conhecer um pouquinho deste poeta e fundador deste site...
Obrigado por um dia ter-me convidado a participar
dele, pois serviu e serve de muito para o meu conhecimento literário....A cada dia aprendo mais e mais...
Parabéns Trabis pelo site e pela maravilhosa entrevista...
Parabéns aos que dirigiram as perguntas fundamentais para este conhecimento de vós

Um beijo a todos
Feliz Natal e um Ano Novo repleto de pensamentos positivos para continuar a cada dia este sonho que nos permite sonhar juntos


Enviado por Tópico
Ex-Ricardo
Publicado: 14/12/2007 00:26  Atualizado: 14/12/2007 00:26
Super Participativo
Usuário desde: 26/05/2007
Localidade: Porto - Portugal
Mensagens: 155
 Re: Ano 2007 - TrabisDeMentia
Parabéns ao Trabis!

Ele é o espírito desta casa!

É também um grande artista. Do qual tenho a honra de ler, ouvir e de partilhar projectos.

Bem Haja!


Enviado por Tópico
apollo 11
Publicado: 14/12/2007 14:32  Atualizado: 14/12/2007 14:32
Da casa!
Usuário desde: 12/10/2007
Localidade: Ermesinde
Mensagens: 228
 Re: Ano 2007 - TrabisDeMentia
Pese embora o facto de ainda me sentir um estranho nesta casa, acho que mesmo assim não levarás a mal que te felicite pela interessante entrevista e ao mesmo tempo dar-te os parabéns pela criação deste maravilhoso e respeitoso site ocupado na sua maioria por tão prestigiados poetas. Parabéns uma vez mais desejando que a vida tudo de bom te ofereça e muita vontade para este site continuar a manter-se de pé.

Um sincero abraço boas festas!

A.Soares


Enviado por Tópico
visitante
Publicado: 14/12/2007 16:53  Atualizado: 14/12/2007 21:56
 Re: Ano 2007 - TrabisDeMentia
Caro Trabis, desde a primeira hora, a minha primeira hora aqui, neste espaço que fizeste nascer, que o teu nome é para mim sinónimo de simpatia e gratidão.
A ti, à tua genialidade que resultou nesta sociedade chamada Luso-poemas, devo o meu regresso à escrita.
Por via deste espaço me tenho encontrado com gente generosa e amiga.
Mesmo nos momentos em que possamos ter discordado, quase nenhum..., te vi frontal e correcto. Comigo e com todos.
Gostei muito de ler esta entrevista. Desejo-te um óptimo Natal e um ano de 2008 cheio de sucessos.
Obrigado por tudo Trabis


Enviado por Tópico
visitante
Publicado: 14/12/2007 16:55  Atualizado: 14/12/2007 16:55
 Re: Ano 2007 - TrabisDeMentia
Olá Trabis de Mentia (Ricardo Costa)

Aqui estou, despojado do papel de administrador adjunto do site, e a expressar humildemente a minha alegria de ver o grande “Trabis” a ser o entrevistado do mês de Dezembro, sem dúvida o grande presente de Natal do site. Muito bem oportuna a sua entrevista, sei que pude participar de alguns momentos marcantes do site, e a ser acolhido com todo carinho os meus poucos poemas pelo vosso amigo que hoje é galardoado.
Trabis, sempre de conversas longas comigo ao msn, sempre em conversas íntimas, abertas e verdadeiras, digo que é de grande felicidade que vejo a ser entrevistado e a ser aclamado como a personalidade ‘luso do ano’, não poderia começar melhor.
Felicidades amigo, desejo-te do fundo do coração um ano de 2008 com prosperidade e paz, deste que é um admirador profundo de tua pessoa.

Saudações minhas e parabéns!

Claudio Godi.


Enviado por Tópico
Ibernise
Publicado: 14/12/2007 19:30  Atualizado: 14/12/2007 19:30
Colaborador
Usuário desde: 04/10/2007
Localidade: Indiara(GO)
Mensagens: 1460
 Re: Ano 2007 - TrabisDeMentia
Caríssimo TrabisDeMentia.
Gostei muito da entrevista, elucidativa para melhor conhece-lo como poeta fundador, facilitando assim as ações interativas.A idéia de criar o destaque no mes é maravilhosa, motivadora.Parabéns!Feliz Natal e Próspero Ano Novo. Receba meu abraço fraterno.


Enviado por Tópico
Tália
Publicado: 15/12/2007 00:34  Atualizado: 15/12/2007 00:34
Colaborador
Usuário desde: 18/09/2006
Localidade: Lisboa
Mensagens: 2503
 Re: Ano 2007 - TrabisDeMentia
Uma entrevista fantástica de um homem fantástico feita por 3 homens fantásticos

Por aqui se vê a familia que criaste Trabis.

Parabéns pelo Poeta, pelo Homem e pelo Amigo que és.

Obrigada por tudo

Beijos da Tália e da Vanda


Enviado por Tópico
Henrique Pedro
Publicado: 15/12/2007 10:35  Atualizado: 15/12/2007 10:35
Colaborador
Usuário desde: 28/07/2007
Localidade:
Mensagens: 3821
 Re: Ano 2007 - TrabisDeMentia
Ainda ando a apalpar terreno no Luso Poemas porque a vida já me ensinou que não devemos explodir ao primeiro toque. Este minha timidez tem vindo a diminuir na justa medida do meu encantamento. Permitam-me que expluda, aqui e agora, num caloroso aplauso a todos aqueles que puseram, e poem o Luso de pé,(e que ainda não sei bem quem são!), naturalmente com particular destaque para o nosso amigo TDM que agora nos revela um pouco dos seus rostos. Da cara e da alma! Parabéns Ricardo Costa, que julgo não ser heterónimo de TDM!.


Enviado por Tópico
Le Tab
Publicado: 15/12/2007 13:45  Atualizado: 15/12/2007 13:45
Membro de honra
Usuário desde: 02/02/2007
Localidade: Lisboa
Mensagens: 1460
 Re: Ano 2007 - TrabisDeMentia
" O valor das coisas não esta no tempo em que duram, e sim, na intensidade com que elas aconteceram, isto porque há momentos inesquecíveis, coisas inexplicáveis e pessoas incomparáveis." Tu és uma delas já te disse a muito, e sabes a consideração que tenho por ti. Houve especialmente duas pessoas que marcaram muito a minha presença aqui pela sua obra literária, tu e o Júnior A. para mim és o meu mentor, aquele que tem como ninguém o poder das palavras. Aprendi que não nos devemos restringir a só um tema, que devemos ter a vontade em tudo, não nos refugiarmos num ser. Devemos abrir os olhos ao mundo, dizendo sentindo o que escrevemos, transmitindo sentimentos nas palavras. Não as tornando ocas. A ti chamo-te POETA, pois poucos são verdadeiros poetas, tu és um deles, tu consegues fazer magia com as palavras. Continua a sonhar, sonho bem alto, mas deixa que nos pertençamos a esse belo sonho que é teu, é meu é de toda gente que sonha. Não me vou alongar mais no comentário, depois chegas ao fim cansado de tanto ler e de não dizer, tornando estas palavras ocas, sem sentindo tornando-me um louco errante, errante mas com a certeza que um dia cruzei-me com um grande homem, um grande poeta, hoje sou feliz por me ter cruzado com ele e me ter dado essa alegria na vida, o nome dele é: Ricardo Costa! Abraços e continua a dar-nos alegrias, como só tu sabes fazer. P.S.- Parabéns pela entrevista.


Enviado por Tópico
De Moura
Publicado: 16/12/2007 00:43  Atualizado: 16/12/2007 00:43
Colaborador
Usuário desde: 10/12/2007
Localidade: USA / NJ
Mensagens: 752
 Re: Ano 2007 - TrabisDeMentia
olá Ricardo,
É com muita alegria que li esta entrevista, assim conheci um pouco da pessoa que está por de trás deste lindo site. É um cantinho distintamente agradavél onde se brincam com palavras de tudo quanto vai na alma.
A escolha para o primeiro LUSO DO ANO não poderia ter sido melhor que ao próprio fundador deste site.
Com este site estás a dar asas a muita gente (eu uma)para voar alto o que nunca fariam se não tivessem este cantinho.
Sou novinha em folha neste site, mas o pouco que vi e li (e o que ainda não sei)adorei... espero continuar e aprender contigo e com os demais a desenvolver as minhas palavaras...
Muitos Parabéns foi uma entervista linda. Desejo-te muitas felecidades e um sucesso com longas caminhadas pos só mereces isso.

Já agora um FELIZ NATAL E UM BOM ANO NOVO 2008, que todos os teus sonhos se realizem...
um kiss, Alcina


Enviado por Tópico
Paloma Stella
Publicado: 16/12/2007 04:39  Atualizado: 16/12/2007 04:39
Colaborador
Usuário desde: 23/07/2006
Localidade: Limeira - SP
Mensagens: 3514
 Re: Ano 2007 - TrabisDeMentia
Bem,... uma leitura plausível pra mim.
A mais de um ano estou participando do site de Luso-Poemas, que é sem dúvida muito e quase tudo por meio de TrabisDeMentia, claro que todos aqui colaboramos, e sem nossa participação nada o site seria.
Mas não seria justo, não parabenizar uma pessoa tão sensata e amiga como Ricardo Costa.

Eu sei que muitas vezes não sou tão ativa e participativa, porém, não posso negar que Luso-Poemas faz parte de mim e está em meu coração.
Assim também digo que aqui aprendi muito, e já fiz muitas coisas para zelar por este site.

É bom ver o site crescer, e junto com ele os profisisonais que aqui habitam.

Parabens Trabis por tudo.

Conte sempre comigo.

Beijinhos
Paloma Stella


Enviado por Tópico
Gilberto
Publicado: 16/12/2007 13:48  Atualizado: 16/12/2007 13:48
Colaborador
Usuário desde: 21/04/2007
Localidade: V.Nde GAIA-Porto
Mensagens: 1804
 Re: Ano 2007 - TrabisDeMentia
Amigo Trabis:

Se há personalidade, onde este destaque se encaixa que nem uma luva, és tu.

Desde da primeira hora que aqui estou, Que senti, que eras o pai deste projecto, chamado LUSO-POEMAS.
Sem ti amigo Trabis, não existia o LUSO.

Desejo-te as maiores felicidades, quer na tua vida pessoal, como na vida profissional.

Gostei muito de conhecer-te um pouco mais, para além da figura enigmática de TabisDeMentia. Gostei acima de tudo, de conhecer o homem, Ricardo Costa.

Um grande abraço!

Gilbwerto


Enviado por Tópico
Carla Costeira
Publicado: 16/12/2007 15:42  Atualizado: 16/12/2007 15:42
Colaborador
Usuário desde: 16/02/2007
Localidade: Sintra
Mensagens: 918
 Re: Ano 2007 - TrabisDeMentia
Olá amigo Trabis,

Parabéns pela excelente entrevista!
Fica aqui expressa a minha admiração, pela tua dedicação e inteligência, doada a este site, que por ti, num dia muito feliz foi idealizado!
Muitos parabéns por tudo isso e, pelo poeta que é!
Feliz Natal e próspero ano novo!
Beijinhos


Enviado por Tópico
HorrorisCausa
Publicado: 17/12/2007 15:16  Atualizado: 17/12/2007 15:16
Colaborador
Usuário desde: 15/02/2007
Localidade: Porto
Mensagens: 2699
 Re: Ano 2007 - TrabisDeMentia
Em analise transversal, não sou apologista de destaques,protagonismos e afins. Confesso (falha minha) e neste caso em particular, a vertente poética de Trabis tinha-me passado completamente ao lado se não fosse atribuído este inovador destaque....só por isso é válido.
Meu apreço e admiração por todos e qualquer iniciativa que faça a união, sem diluir o individual, é algo que toca o sublime... e Trabis! Criaste um espaço único...mérito é todo teu.

E a nova admnistração (muito...como direi?...grata?)faz a homenagem certa.

Parabéns a todos


Enviado por Tópico
Diego M.
Publicado: 18/12/2007 21:16  Atualizado: 18/12/2007 21:16
Membro de honra
Usuário desde: 12/11/2006
Localidade: Rio Branco - AC
Mensagens: 392
 Re: Ano 2007 - TrabisDeMentia
É bom ver pessoas dedicadas e talentosas, e um exemplo bem claro disso é Trabis/Ricardo que transparece em sua firmeza para com seu projeto/trabalho.

Digo que no momento em que teves a idéia de criar este site/casa estavas a saborear experimentos dos verdadeiros gênios, pois sublime o é.

Confesso que tenho saudades dos tempos em que vinha eu visitar e postar alguns versos meus por essas bandas. Infelizmente ou felizmente não estou tendo mais lapsos de inspiração para poder ajudar na evolução de Luso. Talvez o poeta em mim tenha morrido, ou nunca existido. A questão é que pela minha grande ausência e não-participação nas novidades do site, desmereço o título de "Membro de honra" (Podes reavaliar-me nesse quesito).

Mas, quero expôr a minha verdadeira honra e satisfação em fazer parte dessa comunidade tão especial e de tão grande valor que é Luso-Poemas.

E peço desculpas a todos os 'moradores' por todo o tempo em que fiquei ausente e desatento a tudo que vinha ocorrendo com esta casa maravilhosa. Vou abrir mais meus olhos para este verdadeiro ouro que disponho (Todos vós).

Desculpas e OBRIGADO a todos e a tudo o que este espaço tem me proporcionado (grandezas e emoções maravilhosas)!

Boas festas, um ótimo natal e que 2008 possa vir a ser um ano de realizações e alegrias para todos!

Fica, a vós, o meu fraterno:

B
E
I
J
O

E

A
B
R
A
Ç
O
.


Enviado por Tópico
Stacarca
Publicado: 19/12/2007 10:19  Atualizado: 19/12/2007 10:19
Muito Participativo
Usuário desde: 15/07/2006
Localidade: Brasil (São Paulo)
Mensagens: 85
 Re: Ano 2007 - TrabisDeMentia
Oi Trabis, adorei a entrevista, e adorei mais conhecer sua linda filhinha, sorte dela não ter puxado o pai uhauhauahah. Brincadeira... Ficou muito boa essa sua entrevista, ficou com cara de Trabis memso, parabéns pelas conquistas, desculpe a ausência, mas sabe que sempre serei um admirador. Abraços amigo!
PS. Conseguiu baixar o filme?

Enviado por Tópico
Juli Lima
Publicado: 22/12/2007 17:01  Atualizado: 22/12/2007 17:01
Colaborador
Usuário desde: 02/08/2007
Localidade: Rio de Janeiro
Mensagens: 993
 Re: Ano 2007 - TrabisDeMentia
Boa tarde! Li e reli, as perguntas e as respostas, deste todo revelador de um homem e sonhador. Parabenizo à equipe pela Escolha e pela merecida homenagem. Tenho acompanhado a ascensão e as mudanças do Luso e sinto orgulho por fazer parte deste sonho e dessa família. Trabis, Brilhe sempre a vossa luz! Bj poesia

Enviado por Tópico
MariaSousa
Publicado: 22/12/2007 21:25  Atualizado: 22/12/2007 21:25
Membro de honra
Usuário desde: 03/03/2007
Localidade: Lisboa
Mensagens: 4096
 Re: Ano 2007 - TrabisDeMentia
Gostei do que li.
Foi uma grande ideia eleger o Trabis como "Colaborador do Ano".

Ricardo, desejo-te muitas felicidades e muito sucesso como Poeta e como Pessoa.

Muito obrigada por o Luso existir.

Bjs

Maria

Enviado por Tópico
cleo
Publicado: 23/12/2007 18:22  Atualizado: 23/12/2007 18:22
Luso de Ouro
Usuário desde: 02/03/2007
Localidade: Queluz
Mensagens: 3857
 Re: Ano 2007 - TrabisDeMentia
Foi com agrado que li toda a entrevista, pois fala de alguém especial deste site e ao qual todos respeitamos e agradecemos esta casa maravilhosa que construiu com carinho e paixão, sem a qual as nossas vidas seriam um pouco diferentes... nem sequer nos conheceríamos nem saberíamos o quanto de bom se escreve por este imenso mar adentro.
Gostei imenso de saber um pouco mais do homem que existe para além de um nick.

Um feliz 2008 para todos e em especial para o Trabis!

Enviado por Tópico
PedroLopes
Publicado: 27/12/2007 20:49  Atualizado: 27/12/2007 20:49
Colaborador
Usuário desde: 02/11/2006
Localidade: Montargil-Ponte de Sor
Mensagens: 703
 Re: Ano 2007 - TrabisDeMentia
A minha justa homenagem a tudo que significas para este site... e também ao poeta, à pessoa e ao amigo...

Abraço

Enviado por Tópico
JSL
Publicado: 02/01/2008 19:00  Atualizado: 02/01/2008 19:02
Colaborador
Usuário desde: 10/05/2007
Localidade: Minho
Mensagens: 679
 Re: Ano 2007 - TrabisDeMentia
Escrevi sobre TDM, quando se "demitiu" o seguinte:

"Ei! Como é que é?

Ah. Entendi... não-afastamento.

Vamos lá a comprar um manual de idiotas para um bom administrador e talvez depois possamos dizer alto e bom som que o Trabis é um excelente administrador. Falo por mim e com alguns anos luz de internet ás escuras encontrei no Trabis um espirito brilhante e um administador como poucos. Soube escutar, ler, escrever e partilhar. Soube do verbo saber e ouviu do verbo respeitar e reconhecer, fez do verbo trabalhar e respeitou do verbo administrar.

E do verbo amar e de todos os verbos que lhe são próximos soube estar. E desse estar soube ser e quem mas quem o poderá negar?

... Continuas a ser esse que és e claro que estavas só a comandar um barco maior que um pequeno oceano. Estás bem e és um exemplo do saber fazer web...

Talvez um dia se realize um sonho que o Trabis timidamente um dia lembrou. Uma associação onde os destinos deixam de ser os desatinos de A a Z.

Alguns erros (coisas simples), servirão para realizar pequenas mas subtis mudanças. Com mais ou menos disponibilidade estou para o que der e vier."

Estou por cá como obrigação pela poesia e pela atitude cibernética. Tudo se tem feito para que qualquer um de nós possa criar espaços de utilidade na web, pela arte, pela cultura, e pelo conhecimento em todos os domínios. Hoje estamos a dar os primeiros passos na web até que um dia possamos dar saltos e desejo que cada um de nós possa fazer um projecto abrangente a exemplo do Trabis. Eis a razão de ser do projecto colocado à vossa disposição: www.blogtok.com

Para o Trabis os meus sinceros parabéns pela catedral erigida à palavra e essencialmente pelo facto de o ter feito em nome da sua poesia que é sem dúvida tão grande como este templo onde abrigamos um pouco da pouca verdade que nos
é divinamente dado a contemplar.

Entre linhas deixo-te um poema ... a ti.

Enviado por Tópico
juvepp
Publicado: 21/10/2008 19:22  Atualizado: 21/10/2008 19:22
Colaborador
Usuário desde: 13/04/2007
Localidade: Machico - Madeira
Mensagens: 547
 Re: Ano 2007 - TrabisDeMentia
Olà Trabis, Ricaro, poeta e informático,
Digo o quê, simplesmente que adorei a tua franqueza e aplaudo a distinção por ser por demais merecida. Mais digo: obrigada pela via de comunicação e partilha que criaste.

Enviado por Tópico
Blackbird
Publicado: 08/12/2008 02:31  Atualizado: 08/12/2008 02:31
Super Participativo
Usuário desde: 11/07/2008
Localidade: Cacem
Mensagens: 142
 Re: Ano 2007 - TrabisDeMentia
Devo desde já dar os parabens ao TrabisDeMentia por ser considerado o Luso do Ano é sem duvida merecido, e muito obrigada por esta casa que criou para todos nós, obrigado e que o consiga gerir sempre da melhor forma de sempre...eu sinto como voce o Blackbird é do meu mundo de sonho e o Tiago é a pessoa palpável...dois mundos, duas visões, duas realidades, dentro de um mesmo corpo...que se unem em conjunto unidos pelo instinto, impulso, e necessidade de escrever!... Obrigado e Parabens! By: Blackbird & Tiago Freitas

Enviado por Tópico
Manoel1900
Publicado: 21/12/2011 13:38  Atualizado: 21/12/2011 13:38
Participativo
Usuário desde: 21/12/2011
Localidade:
Mensagens: 18
 Re: Ano 2007 - TrabisDeMentia
Você fez um excelente trabalho.

Links patrocinados