Em memória de Zé Silveira |
||
|---|---|---|
|
Administrador
![]()
Membro desde:
25/1/2006 13:24 Mensagens:
441
|
![]() Foi com grande tristeza que a administração do Luso-Poemas soube do falecimento do poeta Zé Silveira, no passado dia 18 de janeiro. Não poderíamos deixar de o homenagear, lembrando que o Zé foi e continuará a ser uma das figuras mais marcantes deste espaço literário, não só pela qualidade dos seus versos e das suas canções, mas também pela sensibilidade, pela alegria e pela palavra calorosa com que se dirigia a todos os que o rodeavam. Para além de poeta, foi também administrador do site durante muitos anos até ao presente, incentivando e inspirando todos os luso-poetas com o seu entusiasmo contagiante no que toca à poesia e à relação com os outros. Enviamos daqui um abraço fraterno de condolências à sua família, juntamente com uma palavra de grande gratidão pelo privilégio de termos estado ao seu lado, desejando que o seu legado continue a chegar a todos os que, como ele, amam a arte e a vida. O espaço em baixo fica aberto para quem desejar partilhar connosco as emoções e recordações que guardam deste nosso "amiguirmão", expressão que ele tanto gostava de usar.
Criado em: Hoje 8:34:14
|
|
Transferir
|
||
Re: Em memória de Zé Silveira |
||
|---|---|---|
|
Moderador
![]()
Membro desde:
24/12/2006 19:19 De Montemor-o-Novo
|
Sente no peito o trinar das cordas
Que ali suaves te fazem mais vida Mais linda pelo sorriso que trazem Sóis qu'te vestem quando acordas Em canções e uma dança atrevida Nesse chão que os meninos fazem O sambista torcia a voz do violão Dó maior Fá maior Sol de sétima Umas e outras notas por lá trazia A menina que gira a alma na mão Que lhe chorava a última lágrima Da alegria bailada que não morria Sente no peito o amor apressado Entre ventos que vão não voltam Essas saudades pintadas de mar Letras dadas com riso perfumado Às desfolhadas mãos que poetam Teu nome sempre nosso a cantar
Criado em: Hoje 12:12:58
|
|
|
|
||
||
|---|---|---|
|
Membro de honra
![]()
Membro desde:
14/4/2015 10:36 Mensagens:
2290
|
Digo o teu nome e a palavra encontra ritmo Em ti, a palavra aprendeu a cantar O verso ganhou pulso A canção ganhou pensamento O que escreveste continua audível Poemas que falam mesmo em silêncio! Marca indelével que cintilará para sempre!
Criado em: Hoje 12:22:43
|
|
Transferir
|
||
||
|---|---|---|
Membro desde:
7/8/2009 23:29 De Brasil
|
Conheci José Silveira em 2009. Sempre foi de uma simpatia e de uma interação para com nós, amadores e amantes da música e da boa poesia, de um verdadeiro gentleman. Um dos melhores poemas que eu li, foi dele e está entre os meus favoritos, na minha página. Sempre respeitoso, carinhoso e dedicado à boa música e ao bom texto. Estava lutando para viver há algum tempo. Amava a vida e ao samba. É uma perda irreparável para o mundo das boas letras. Bom descanso, poeta. Você merece.
Criado em: Hoje 15:08:30
|
|
|
|
||
||
|---|---|---|
|
Administrador
![]()
Membro desde:
2/10/2021 14:11 Mensagens:
895
|
.
Vou sentir a falta do Zé. Se tivesse de o definir, diria simplesmente que era um homem bom. Talvez pareça pouco. Afinal de contas, a bondade não é uma qualidade muito em voga hoje em dia, sendo preterida pela bravata, pelo sucesso, pela celebridade... No entanto, para mim, a bondade é a qualidade mais verdadeira e, por isso, mais rara. Nunca estive com ele em presença. Quilómetros e quilómetros de distância nos separavam. Todavia, por escrito ou por videoconferência, havia uma proximidade que ele criava comigo e com as outras pessoas que o conheciam, que tinha a ver com essa humanidade genuína de quem aprendeu muito com as dificuldades da vida, mas que não deixou de a amar sempre e de a acarinhar nos rostos e nas palavras dos outros. Estive ontem e hoje a ouvir a conversa que tivemos no nosso podcast "Café com Versos" nº 3 (link para o programa). Foi tão bom rever os seus risos e a sua voz a cantar! Ouvi-lo falar sobre samba, boémia, chamego ... E aprender a nobreza e a serenidade que pode existir nos gestos mais simples e nas situações mais difíceis.No início da segunda hora de conversa, a propósito da recordação de um período no hospital, falou-nos sobre os objetivos da vida: cantar, sambar e amar. E cantou: "O meu objetivo é cantar Canto alegria e tristeza Canto para rir e chorar Canto a vida e a morte Isso não vou desprezar E se não canto nem sambo Componho para te alegrar E se não canta nem samba Vem que eu vou te ensinar" Haverá melhor lição?
Criado em: Hoje 17:04:01
|
|
Transferir
|
||
||
|---|---|---|
|
Membro de honra
![]()
Membro desde:
9/2/2017 0:29 De Brasil
|
A ZeSilveiraDoBrasil.
Um poeta que partiu. — desejo que Deus o abençoe. 🙏 Cheguei, encontro mensagem de ti. Tu foste, fica um vazio, igual a uma folha em branco. Mas teu legado caminha, permanece. Lembro de tuas canções, do som do violão, do que representas como artista e poeta. Quando a porta invisível enfim se abrir e tu sentires o calor daquela chegada, ouças o som suave — a sinfonia alada — a celebrar tua humilde passagem. Saberás que ali o silêncio fala mais alto, e cada passo se torna reencontro com a essência simples que te foi tirada na pressa divinal de construir castelos. 20.01.2026.
Criado em: Hoje 21:23:28
|
|
Transferir
|
||