Textos -> Outros : 

Amolador de facas

 
Tags:  Amolador de facas  
 
 
Avisto do 5º andar a figura mítica que, como tantos sonhos, já quase não existem, o amolador de facas. Há muito que por cá não passava. Sujeito de figura modesta, sempre com a bicicleta ao lado, nunca em cima dela a não ser para fazer rodar a pedra. Pelo menos nunca que eu tenha visto. Interrogo se será respeito ou consideração. Nem aos burros antigamente o faziam, puxavam carroças e ainda tinham de carregar com os donos. Devagar, parecendo em procissão de dia de finados, caminha rua acima, com o seu tão característico pífaro, flauta de cinco tubos. Em tempos, por pura coincidência, ou não, era eu criança, precisamente na altura que me estava a portar mal lá se ouvia o apito. Era o amolador de facas. Ai ai! Vez? Estás-te a portar mal! Lá vem o homem das facas para te levar! Dizia a minha avó na tentativa de me impor algum receio para que me comportasse. Nunca o tive ,o receio. Sempre olhei para aquela figura caricata e original como uma pessoa mística sim, mas nunca como temerosa. Sempre soube que por detrás das rugas que lhe carregam o rosto, à sombra daquela boina velha, está um homem, humilde, de olhos carregados de sonhos. Quando olhado de relance talvez pareça sombrio, caso não se dêem ao trabalho de olhar com olhos de ver, mas não passa de uma pessoa com sorriso simpático e palavras amigas mesmo com a voz rouca e cansada. Solitário, só com a companheira bicicleta a caminhar a seu lado. Sempre na bicicleta está também a caixinha onde guarda as ferramentas, alicates e afins. No cesto à frente ou atrás do assento, mas sempre lá. Instrumento artesanal mas de tanta importância para por o pão na mesa. Com uma pedra de esmeril que nada tem de vulgar pois era a melhor de todas, a que melhor amolava as tesouras e facas. Laminas que mesmo depois de cansadas, postas nas mãos mágicas do Homem das facas rejuvenesciam, parecendo novas, a cortar como nunca antes cortaram.
Quem não gostava de ter esse dom? Voltar a dar vida, nem que seja a facas e tesouras. Até os guarda-chuvas ele conserta, pondo novos cabos ou mudando varetas. Mais que a simples magia de devolver a graça aos utensílios, tinha também a magia do tempo. Mais certo que a ciência lógica da meteorologia, a sua vinda era sinal de mudança do tempo. Pouco depois de se manifestar pelas ruas, atrás vinha a chuva e os vendavais, como que se o perseguissem ou seguissem ou talvez até um simples acordo com a Natureza das cousas, que humildemente sopram o pó das laminas afiadas deixado pelo chão. De verão ou de inverno, por onde passa trás a chuva. Facto curioso mas real. Rara será a vez que ele aparece que não seja precedido ou seguido de nuvens carregadas de chuva. Que quererá dizer? Qual o significado?
E lá segue ele, com a bicicleta a acompanhá-lo como a própria sombra, tocando a sua flauta de cinco tubos sempre com aquela melodia característica que não é nem alegre nem triste, que o som percorre as ruas e entra nas casas das pessoas como o canto das sereias, hipnotizando quem os ouvisse. Ninguém lhe era indiferente. Quem não sabe quem é? Ou não se lembra da melodia?
Cada vez que se ouvem aquelas notas musicais a ecoarem pelo ar fora já se sabe, vem aí o Amolador de facas.

Moon_T
 
Autor
Moon_T
Autor
 
Texto
Data
Leituras
1670
Favoritos
0
Licença
Esta obra está protegida pela licença Creative Commons
2 pontos
2
0
0
Os comentários são de propriedade de seus respectivos autores. Não somos responsáveis pelo seu conteúdo.

Enviado por Tópico
Betha Mendonça
Publicado: 23/10/2009 23:15  Atualizado: 23/10/2009 23:15
Colaborador
Usuário desde: 30/06/2009
Localidade:
Mensagens: 6699
 Re: Amolador de facas
Apreciei muito a prosa.Bem narrada e escrita com a tinta indelével das lembranças.O amolador de facas da minha infância tinha uma bicicleta com mil e uma utilidades: até sapatos consertava! :)
Bjins, Betha.

Enviado por Tópico
ÔNIX
Publicado: 28/10/2009 22:53  Atualizado: 28/10/2009 22:53
Membro de honra
Usuário desde: 08/09/2009
Localidade: Lisboa
Mensagens: 2683
 Re: Amolador de facas
Adorei a forma como descreveu a figura tão característica do amolador de facas.

Um bom texto


Matilde D'Ônix