Frases e Pensamentos : 

DE ALMA PARA ALMA

 
Nada melhor para aperfeiçoar o gosto e a escrita de que termos contato com grandes escritores que se exercitaram na arte de pensar. Com a intenção de compartilhar com você minhas preferências de leitura, selecionei alguns pensamentos do filósofo e educador Humberto Rohden que retirei da sua mais empolgante obra “Paulo de Tarso”.

"A mais amarga das amarguras é a que nos propinam os nossos «amigos». Os outros dissabores nos ferem, por assim dizer, de fora, ao passo que esta nos atinge de dentro e penetra as mais íntimas fibras do nosso ser."

"O homem só é grande e só educa para a grandeza a seus semelhantes, quando tem a coragem de viver suas idéias e morrer pelos seus ideais."

"O homem de caráter baixo sente como ofensa pessoal e como ofuscamento do seu ego toda a glória que recaia sobre alguns de seus semelhantes. Não admite coisa alguma acima de sua mediocridade, que julga sublime e inigualável."

"Nada prospera no mundo, quer material, quer espiritual, sem ordem e disciplina, sem uma inteligente harmonia de idéias e uma sábia concatenação de atividades."

"Podem outros seres dar impulso àquilo que já existe dentro da alma humana, mas não podem nela criar uma nova realidade. Só uma alma pode atuar sobre uma outra alma, a ponto de nela criar uma nova realidade, originar um nascimento dentro de outra personalidade. Um Eu desperta num Tu algo do seu próprio Ser. Para esse despertamento serve-se, geralmente, dum determinado veículo, como sejam o som, o olhar, a escrita, a palavra. Entretanto, além desses veículos, há outros bem mais sutis e poderosos como as ondas espirituais, que sem cessar irradiam da alma humana e se comunicam ao ambiente espiritual."

"O que decide não é aquilo que eu sei, e sim o que sou. Pouco importa o que eu diga ou faça, contanto que eu seja alguém."

"Todo o homem quando não devidamente espiritualizado, vive na estranha ilusão de que a sua influência sobre os outros homens provenha das suas palavras ou dos seus atos externos; acha que é o seu saber, a sua perícia, a sua eloqüência que conduz as almas do erro à verdade, das trevas à luz. É dificílimo tirá-lo dessa ilusão(...). O que influi sobre os outros, o que os comove, abala, arrasta, ilumina, converte, santifica, é, em última análise, a nossa espiritualidade e não a nossa ardente e espalhafatosa atividade."
"Daí essa calma e imperturbável serenidade do homem verdadeiramente espiritual(...); ainda que em plena viajem, está sempre no termo da jornada; ele sabe que seu valor e a sua influência são independente do tempo e do espaço."
"Essa calma e serenidade atingiram o seu mais alto grau na pessoa de Jesus Cristo. E todos os seus discípulos participaram desse carisma.®


__________________________________________
Humberto Rohden nasceu em Tubarão, Santa Catarina. Formou-se em Ciências, Filosofia e Teologia em Universidades da Europa. Trabalhou como professor, conferencista e escritor com mais de 60(sessenta) obras sobre ciência, filosofia e religião. Não está filiado a nenhuma igreja, seita ou partido político. Fundou o movimento mundial “Alvorada”, com sede em São Paulo. Empreendeu viagens de estudo espirituais pela Palestina, Egito, Índia e Nepal.
Agradeço a leitura do texto e, antecipadamente, qualquer comentário.
Se você encontrar erros (inclusive de português), por favor, me informe.


RSérgio

 
Autor
RSérgio
Autor
 
Texto
Data
Leituras
3188
Favoritos
0
Licença
Esta obra está protegida pela licença Creative Commons
0 pontos
0
0
0
Os comentários são de propriedade de seus respectivos autores. Não somos responsáveis pelo seu conteúdo.