Textos -> Crítica : 

as musas e os musos (século XXI ?)

 
 
sou poeta e "preciso" de um muso.por isso o convoco .agora vou escrever o poesio em forma de um belo proso.reza assim:

ó musos da ria teja.que fascínio tenho por vós,que idolatrais as mulheres,para logo as ignorares nos seus pedestais,por não as quereres ao vosso lado.ó musos meus,que temeis?coloco-vos eu lá bem no alto,lá longe,criaturas misteriosas.dais vida,em vida,pelo sémen que escorreis.sois belos.e daí o castigo de vos endeusar mereceis.mas isto não direi,em voz alta.apenas palavras puras para vós.sois sol,sois luz na minha vida.sem vós não haveria o meu mais que sublime poesio.ficai felizes então.vaidosos do vosso efeito.e deixai-me falar,enquanto sussurrais apenas,papel do qual,na minha nobre generosidade, vos incumbo agora.

gostastes?então inspirai-me.e calai-vos.

ou então da próxima vez que me chamardes musa,pensai primeiro.e convocai depois o vosso espírito maior,aquele que não tem sexo,embora com ele delire.talvez então podereis deixar de ser musos e começar a ser poetas do século XXI.


p.s.:agora que penso nisto,talvez tenha descoberto o verdadeiro sentido da expressão "os anjos não têm sexo".não é por uma questão de castidade,é por uma questão de espiritualidade...

...é o que dá ter insónia...


cruz mendes

 
Autor
Alexis
Autor
 
Texto
Data
Leituras
1589
Favoritos
0
Licença
Esta obra está protegida pela licença Creative Commons
27 pontos
27
0
0
Os comentários são de propriedade de seus respectivos autores. Não somos responsáveis pelo seu conteúdo.

Enviado por Tópico
Gyl
Publicado: 26/01/2010 12:28  Atualizado: 26/01/2010 12:28
Usuário desde: 07/08/2009
Localidade: Brasil
Mensagens: 16074
 Re: as musas e os musos (século XXI ?)
Gostei da reflexão e acho que entendi a mensagem. Espero que esteja tudo bem contigo. Beijinhos e beijões!


Enviado por Tópico
Henricabilio
Publicado: 26/01/2010 12:53  Atualizado: 26/01/2010 12:53
Colaborador
Usuário desde: 02/04/2009
Localidade: Caldas da Rainha - Portugal
Mensagens: 6963
 Re: as musas e os musos (século XXI ?)
É, da insónia nascem quase sempre desabafos das questões que nos melindram...
E a descobrir as palavras trémulas, que se esgrimem numa corrosiva sátira.
Graças a Deus tenho apenas uma Musa: A Mãe Natureza, que olhando bem, nos representa a todos nós...
Um abraçooo!
Abílio


Enviado por Tópico
HorrorisCausa
Publicado: 26/01/2010 13:10  Atualizado: 26/01/2010 13:10
Administrador
Usuário desde: 15/02/2007
Localidade: Porto
Mensagens: 3594
 Re: as musas e os musos (século XXI ?)
excepcional contundente e sarcástica abordagem do genero.

este texto fez.me lembrar um outro que li faz algum tempo que achei uma pérola...

A professora sentiu-se esquisita quando lhe disseram o número do código da escola que lhe saíra no concurso. Ter um número era sinal de que ia ter trabalho. Mas onde? Ficou imensamente curiosa em saber que nome se escondia por trás do número. Quando lhe disseram o nome da terra esta era-lhe completamente desconhecida. O nome estranho da terra fez-lhe aumentar o nervosismo e aquele sentimento esquisito que tinha tomado conta dela.
Em casa procurou o nome da terra num mapa das estradas de Portugal. Mas o nome não constava. Alguém alvitrou que talvez através do 118 conseguissem saber alguma coisa sobre a terra, por exemplo um número de telefone ao qual ligar a pedir informações. Ao fim e ao cabo devia haver um telefone naquele sítio. Havia. Foi assim que recebeu indicações sobre o modo de lá chegar.
A professora acompanhada pelo namorado aproveitou o primeiro fim de semana para ir descobrir o seu futuro local de trabalho. Descobriu uma aldeia perdida numa serra, isolada mas ainda com vida. Na pequena aldeia, assustadoramente silenciosa, havia algumas crianças.
Alguns dias depois, ultrapassada a surpresa e controlado o sentimento esquisito, a professora encetou o trabalho de se fixar no local, durante o ano de trabalho que tinha pela frente. E lá ficou, como pôde.
Iniciou o trabalho com entusiasmo. Com a ajuda das crianças deu um jeito ao espaço de trabalho para que não continuasse tão feio e frio. Depois do primeiro fim de semana levou algumas coisas de casa. Humanizou, como pode, o mundo onde ela e as crianças iriam trabalhar e viver. E começaram então a trabalhar e a aprender.
A professora foi conhecendo as suas crianças e, pouco a pouco, elas começaram a ser-lhe indispensáveis. Foi reparando nas imensas carências que tinham. Umas mais dolorosas que outras. Umas mais difíceis de superar que outras. Mas não desistiu.
Entre outras coisas de menos, as crianças nunca tinham visto o mar, um combóio, uma cidade. E os manuais escolares falavam dessas coisas. Foi por isso que se meteu na cabeça da professora a indispensabilidade de levar as crianças a visitar a cidade. Foi um objectivo que se revelou difícil de concretizar.
Conversas com o presidente da junta de freguesia. Ofícios à Câmara Municipal. Reuniões com os pais. Idas à Câmara que os ofícios não tinham resposta. E depois de muito trabalho, de muita conversa, de muito anda para cá e para lá, conseguiu-se uma camioneta. E um lanche preparado pelas mães das crianças.
A professora decidiu-se por uma visita à cidade do Porto. Era uma oportunidade de irem ver o mar, espreitar os comboios e sentir uma cidade. Assim foi. Saíram cedo. Fizeram boa viagem. Cantaram. Foram à foz e viram o mar. Merendaram no Palácio de Cristal. Viram os comboios na estação de São Bento e passearam pela rua de Santa Catarina. No fim do dia estavam, crianças e professora, excitadas e cansadas. Regressaram à aldeia onde chegaram com grande alarido e contentamento da pequenada e olhar saudoso e aprovador dos pais.
Diz a professora que a visita deu um inestimável material de trabalho.
Durante algumas aulas conversou-se sobre a viagem. Tudo serviu para descobrir e redescobrir coisas. A viagem, os pequenos acontecimentos, os comportamentos deste e daquele, foi tudo devidamente explorado e comentado. Depois da conversa passou-se a aulas práticas. A professora decidiu começar pelo desenho. As crianças tiveram dias de desenho. Assim ilustraram, com muita cor, o que viram e como o viram. Veio depois a escrita. Escreveram, primeiro sobre vários aspectos da viagem, a pedido da professora. Finalmente chegou-se à expressão livre, ao exercício de criatividade. A professora pediu a cada menino e menina, das que já sabiam escrever, que escrevessem um texto sobre o que mais gostaram de ver na cidade. Foi então que uma das crianças escreveu: «o que mais gostei de ver na cidade foram os ?hominhos? verdes». E mais à frente explicava: «nas cidades só se atravessam as ruas quando os ?hominhos? estão verdes». «A senhora professora disse que se os ?hominhos? estiverem vermelhos não se pode passar». «Quando os ?hominhos? estão amarelos, temos de olhar para um lado e para o outro para ver se podemos passar».
Esta composição que falava dos «hominhos» impressionou muito a professora e foi muito comentada por ela. É que só ao ler o texto da criança se deu conta de quanta coisa faltava explicar. Lá começou por dizer aos meninos e às meninas que era verdade que, por agora, só havia «hominhos» verdes, vermelhos e amarelos, mas que um dia, quando o mundo não fosse só mandado pelos homens, nos semáforos das cidades, também haveria «mulherinhas» verdes, vermelhas e amarelas e a cidade seria ainda mais bonita.




Janeiro 2003


Autoria:

José Paulo Serralheiro
Professor e Jornalista. Director do Jornal a Página da Educação.


Enviado por Tópico
Moreno
Publicado: 26/01/2010 20:46  Atualizado: 26/01/2010 20:46
Colaborador
Usuário desde: 09/01/2009
Localidade:
Mensagens: 3482
 Re: as musas e os musos (século XXI ?)
bem ao estilo de gil vicente aqui endeusas os musos... eheheh

irónico, sarcástico, mordaz, um estilo que adoro.

beijo assexuado








Enviado por Tópico
visitante
Publicado: 26/01/2010 20:58  Atualizado: 26/01/2010 20:58
 Re: as musas e os musos (século XXI ?)
Os anjos têm sexo, podes crer!E os demónios também! Agora que me chá mas tis te digo VÁ AO LÉU !(Opsss, VÁ LEU!!!
Amei.


Enviado por Tópico
Ibernise
Publicado: 27/01/2010 01:11  Atualizado: 27/01/2010 01:11
Colaborador
Usuário desde: 04/10/2007
Localidade: Indiara(GO)
Mensagens: 1460
 Re: as musas e os musos (século XXI ?)
Gostei do lado revolucionário do texto, e de todo o ar de realce à lisonja...Sedução... Quem sabe? Rsrs. Adorei Alexis.

Destaque pela importância na conotação textual, do argumento principal:
'...p.s.:agora que penso nisto,talvez tenha descoberto o verdadeiro sentido da expressão "os anjos não têm sexo".não é por uma questão de castidade,é por uma questão de espiritualidade...'

A leveza fica por conta do humor, numa temática ultra, hiper séria. Parabéns amiga.

Beijos

Ibernise


Enviado por Tópico
visitante
Publicado: 27/01/2010 01:45  Atualizado: 27/01/2010 01:45
 Re: as musas e os musos (século XXI ?)
Não precisas de musica pimba para aumentar as audiências, no que me confere embora nascida em berço pobre gosto de musica erudita. Não dispenso Kiri Te Kanawa. Quando aos recadinhos talvez surtisse efeito, contudo estou aqui a ler o resultado da tua noite de insónia. Sabes eu tenho alguns musos e também algumas musas e não me dou mal com isso. Os poetas do século XXI vão se inspirar no holocausto e nas viagens interplanetarias. hehehe. Olha derivado ao adiantado da hora até vou fingir nao ter percebido o teu texto

Beijo azul




Enviado por Tópico
RoqueSilveira
Publicado: 27/01/2010 11:09  Atualizado: 27/01/2010 11:09
Membro de honra
Usuário desde: 31/03/2008
Localidade: Braga
Mensagens: 8102
 Re: as musas e os musos (século XXI ?)
e que bem foi o resultado dessa insónia...
Beijo


Enviado por Tópico
SantosAlmeida
Publicado: 27/01/2010 13:58  Atualizado: 27/01/2010 13:58
Colaborador
Usuário desde: 14/01/2009
Localidade:
Mensagens: 595
 Re: as musas e os musos (século XXI ?)
adorei o sarcasmo alexis!