Crónicas : 

ONTENS QUE FORAM MEUS

 
ONTENS QUE FORAM MEUS

Eu cá por mim sou feito de ontens. Pelo menos é a conclusão a que chego se me debruço sobre o problema, sobre em que marcenaria fui feito e quais os artíficies. A hipótese de ser feito de hojes acho que não se põe, porque não deu tempo. Os amanhãs estão ainda para acontecer, se acontecerem. Por isso nem sei se me dizem respeito. Respeito dizem-me os ontens, o que eu fiz, o que eu não fiz, o que eu quis fazer, o que não quis fazer, o que gostei e até degustei, o que não gostei, a mulher que amei e até a que desamei. Ontens de encanto ou de dor estão nos muitos que eu pensei, naqueles outros tantos que sonhei, nos pobres que não esmolei, naqueles para quem fui pródigo, nas crianças que me inspiraram ternura, nas mulheres que acordaram em mim indizíveis sedes que irradiavam de olhos cor de mel, de seios que se impunham ao olhar mais distraído, de ancas cinzeladas por carismático escultor, por ventura a sugerirem preciosos bordões de nem sonhados Stradivarius. Mas não pode ficar-se por aqui o meu pensar. Não se pode ficar pelos êxtases que os houve. Se houver amanhãs, que haja neles deslumbramentos, tenho mesmo o dever de os agarrar. Desejaria, sonho por aí, tenho obrigação de lutar por esses hipotéticos amanhãs onde se extinga a demagogia e a injustiça e impere em todas as dimensões a Humanidade. Sejam assim os amanhãs do meu sonhar de hoje.

Antonius

 
Autor
luciusantonius
 
Texto
Data
Leituras
886
Favoritos
0
Licença
Esta obra está protegida pela licença Creative Commons
4 pontos
4
0
0
Os comentários são de propriedade de seus respectivos autores. Não somos responsáveis pelo seu conteúdo.

Enviado por Tópico
eduardas
Publicado: 20/02/2010 22:19  Atualizado: 20/02/2010 22:19
Colaborador
Usuário desde: 19/10/2008
Localidade: Lisboa
Mensagens: 3731
 Re: ONTENS QUE FORAM MEUS p/antonius
escelente este teu divagar sobre os ontens.
tirar o melhor para que os amanhã sejam sonhados e agarrados com afirmeza da esperança.

bj
Eduarda

Enviado por Tópico
Massari
Publicado: 20/02/2010 22:29  Atualizado: 20/02/2010 22:31
Colaborador
Usuário desde: 07/12/2009
Localidade: Sertãozinho/SP
Mensagens: 1089
 Re: ONTENS QUE FORAM MEUS
Belos ontens, mas os amanhãs clamam a nossa participação.
Refletirei
Abraços caro amigo

Enviado por Tópico
Alexis
Publicado: 20/02/2010 22:50  Atualizado: 20/02/2010 22:50
Colaborador
Usuário desde: 29/10/2008
Localidade: guimarães
Mensagens: 7238
 Re: ONTENS QUE FORAM MEUS para luciusantonius
é sempre um prazer ler-te.mas, caro amigo,a prova de que não és apenas feito de ontens é o que escreves hoje.deu tempo de perceber isto agora mesmo.rs.embora já o tivesse percebido antes também.
"sejam assim os amanhãs do meu sonhar de hoje".por aqui confirmas,que do presente e do futuro também não te alheias.mas melhor,melhor,é a intemporalidade do que escreves.

abraço

alex

Enviado por Tópico
Mariaa
Publicado: 21/02/2010 00:10  Atualizado: 21/02/2010 00:10
Colaborador
Usuário desde: 23/08/2009
Localidade: Braga
Mensagens: 2621
 Re: ONTENS QUE FORAM MEUS
Tudo vale pelo que vale e atrás já não se pode voltar. O que se viveu já se viveu, se foi bom tanto melhor, se foi menos bom paciencia e também já lá não podemos voltar a modificar nada. Temos que conviver com as boas e as menos boas recordações do passado. O pasado serve também para dele se tirarem lições para no futuro não se cometerem os mesmos erros. Devia ser assim, mas infelizmente muitos de nós, e eu incluida, não aprendemos a lição e lá voltamos a cair no mesmo erro.
Mas que os amanhãs sejam repleto de buliciosos afãs num mundo melhor, mais justo e mais equilibrado para todos sem excepcção e assim a paz e a felicidade não sejam só exclusivo de uns, mas façam parte de todos!

N Beijos e mil abraços siderais da amiga ao dispor
Mariaa*+* *+*