Textos -> Religiosos : 

Carta Aberta Dúvidas Teológicas

 
De Silvia Mendonça à EstherRogessi
em 26 março 2010 às 6:45


Tenho uma dúvida Bpª que, me corroe a alma: se todo o poder emana do povo, que o exerce por meio de seus representantes, pilares morais e éticos, “sob a proteção de Deus" (omnis potestas a Deo, disse São Paulo), então todo poder constituído, assim o foi com a aprovação do Altíssimo, não? “Nenhuma folha cai sem a permissão de Deus" (Mateus 10.29). Acaso Deus fecha os olhos a todo regime opressor e/ou ditatorial se Ele mesmo o permite? Não foi Deus quem disse "amai os vossos inimigos; perdoai-os setenta vezes sete"? Acredito que Deus testa os nossos limites, tanto na autoridade quanto na submissão. Afinal, além da sua Graça, Ele nos deu um dom preciosíssimo: o livre arbítrio! Somos nós quem "escolhemos" servir ou mandar, dentro do seu preceito: "Não por força ou violência, mas, pelo meu Espírito", diz o Senhor dos Exércitos (Zc 4.6 ). O Espírito de Deus é tão sutil e elegante que não interfere nas nossas escolhas (e ações), por mais indignas que elas sejam - mesmo não concordando com ela. Daí tantos hitlers, fidels, sadhans, bushs e outros mais, que infestam o cenário político nacional e internacional com seus "feitos" de arrepiar os cabelos. Cristo, disse, ao tombar na Cruz do Calvário: "Pai, perdoa-os, eles não sabem o que fazem". Foi preciso tanto sacrifício para que Deus percebesse que "eles" sabem o que fazem - e ainda são apoiados pelo povo, este mesmo que fizeram deles autoridades, lideranças?

Beijos, Silvia


--Cara Silvia,

Alegra-me interagir contigo no tocante a dúvida que segundo dizes, te corroe a alma. Tenho a dizer-te que toda autoridade – ordeira e visando o bem comum, a estruturação de vidas -tem e está na benção do Senhor. Daí o se dizer que toda autoridade é constituída por Deus.
Omnis potestas a Deo:”Todo poder vem de Deus pelo povo”.

Como bem dizes:(...) o Senhor é um Ser educado, e por assim ser, deixou-nos o “Livre arbítrio’- o direito legado ao que não o serve e/ou, não o conhece; de escolher seguir-Lhe ou não. Adquirir a salvação, ou, permanecer como homem natural - Teologicamente falando -. Em verdade, o que me inquieta, são versões humanas e não inspiradas pelo Espírito Santo de Deus, concernente a esse tocante. Pouco a mim importa, se esses ensinamentos vem de tempos remotos – erros acontecem independendo do tempo - . Muito se fala, ministra-se sobre “ LIVRE ARBÍTRIO” , sem que, se entenda em verdade, a que se refere esse termo estritamente bíblico. Comumente faz-se uso desse, em diversos sentidos, querendo assim, equipará-lo ao direito de escolhas – peculiar ao homem natural –. Pois, sendo o “Livre Arbítrio”, o ponto determinante entre servir a Deus, ou, não... optando por seguir a Cristo, esse - o Livre Arbítrio -, foi deixado para trás. Agora, na posição de servo, não mais terei escolhas próprias. Pois, servo é aquele que atende ao seu Senhor. O servo vive para servir. Não existe ‘servo - senhor’ ou ainda, ‘senhor - servo’. Ou se é servo, ou, se é senhor.

O ponto principal de toda falácia a esse respeito é que o que escolheu ser servo de Cristo, o fez por opção própria, “usufruto do Livre Arbítrio”. O Espírito de Deus, o convidou de forma sublime... Preencheu-lhe o vazio d’alma - essa é uma servidão prazerosa e vital. Doce prisão, onde não nos faltam a água cristalina, tampouco o pão da vida, menos ainda, o vinho embriagador ( metáforas).

O servo fez a sua escolha em amor.

Alis Grave Nil: (...)"Para as asas, nada pesa".

PARÁFRASE: “o que pode parecer prisão em nada me pesa”.

O apóstolo Paulo diz com a propriedade de servo: “Já estou crucificado com Cristo; e vivo não mais eu, mas Cristo vive em mim; e a vida que agora vivo na carne, vivo-a na fé do Filho de Deus, o qual me amou, e se entregou a si mesmo por mim.”

Paráfrase: “Não mais vivo eu, não mais tenho vontade própria, anulei-me para que assim Cristo reine em mim. A Sua vontade é e será a minha vontade.”

O homem que não segue os princípios cristocêntricos, o homem natural, que, costuma seguir a sua própria vontade e se acha dono de ‘sua vida’, faz suas próprias escolhas. Consequentemente, por deixar o Senhor fora de seus planos, nada mais justo, do que, o Senhor – por ser educado e ético, deixe-o a mercê dos seus próprios atos –. Até que, esse o reconheça, e recorra ao Seu auxílio. “De que se queixa o homem vivente? Queixe-se cada um dos seus próprios pecados(Lm 3.39)

Quanto ao questionamento que te corrói a alma concerne ao fato de que desejas uma resposta convincente no tocante aos governos repressores. Como se explica o seguinte fato:"(...) sendo toda autoridade constituída por Deus, estará Ele em concordância com esses tais?"

“Omnis potestas a Deo”, ou seja: “Todo poder vem de Deus pelo povo”.

Estará Deus nas autoridades "adquiridas" porém, não constituídas por Ele?

Em verdade,esses, alcançaram o poder através da cegueira de um povo ou nação.

Os hitlers, fidels, sadhans, bushs e outros mais, que infestam o cenário político nacional e internacional com seus "feitos" de arrepiar os cabelos [i](...)(Silvia Mendonça
).

BPªRogessi

Sendo o Senhor: amor, bondade, misericórdia e justiça... Escolheria Ele, para comandar o povo, pelo qual, Si doou, e sobre o qual, é Deus absoluto, mesmo que, esse povo não O tenha por Deus, o espírito do Anticristo?

Como foi explicitado antes, não!

O Senhor Deus jamais constituiria o “espírito do Anticristo”, para comandar o povo que Ele AMA.

A dureza do coração de muitos os conduz ao abismo. Esses têm o direito de escolhas, e não o livre arbítrio. Aos que escolhem o caminho acidentado, arriscam-se a cair. Uma vez lá, doloroso com certeza, será o resgate.

Deus não constituiu ao rei Saul sobre o seu povo, porém, o seu povo - pela dureza de coração - quis um rei sobre si... Esse foi um reinado catastrófico. Saul matou até mesmo os profetas do Senhor; perseguiu ao seu sucessor – Davi – instituído por Deus, para o reino, o homem segundo o coração de Deus. O rei Saul apostatou de Deus terminou a sua vida de forma trágica. Suicidou-se caindo sobre a própria espada.

Quem da espada vive, por ela morrerá!

Escolhas más... frutos podres, e, Deus nada tem a ver com isso!

BpªRogessi de A. Mendes & Silvia Mendonça em 27/03/10


Quando descobri o que sou para Deus a opinião da oposição, a meu respeito perdeu o efeito; quando me conscientizei do que Deus é para mim dispensei intermediários.

http://www.facebook.com/impfavpe

http://revistaarchivosdelsur.blogspot.com...

 
Autor
Esther
Autor
 
Texto
Data
Leituras
1058
Favoritos
0
Licença
Esta obra está protegida pela licença Creative Commons
1 pontos
1
0
0
Os comentários são de propriedade de seus respectivos autores. Não somos responsáveis pelo seu conteúdo.

Enviado por Tópico
visitante
Publicado: 28/03/2010 17:40  Atualizado: 28/03/2010 17:40
 Re: Carta Aberta Dúvidas Teológicas
Querida Esther. Belo nome, e bela alma.

Sempre haverá um Anti-cristo em forma de homem preparado na terra, para que os acontecimentos apocalípticos se realizem, quando menos esperarmos. Não sabemos em que data Cristo virá.Isso não cabe a nós.
Haverão mais anticritos.

Que bom que estas preparada a esclarecer dúvidas, dos seguidores de Cristo.

Graça e paz

ou

Paz e bem?

Beijo