Crónicas : 

O Mundial da África do Sul

 
Nos anos noventa o internacional inglês Gary Lineker (que jogou 15 anos como profissional sem nunca ter visto um cartão amarelo ou vermelho) afirmava que “o futebol são onze contra onze e no final ganha a Alemanha”.

Hoje, tal como nessa época, a frase faz todo o sentido, demonstrando que o futebol não é aquele conto de fadas que os Media pretendem fazer aos apreciadores deste desporto universalista.

Endeusam-se homens a uma velocidade vertiginosa, comparável apenas ao ritmo com que muito deles tombam no esquecimento… o futebol é e deve ser um jogo colectivo e todas as selecções que apresentaram um estilo direccionado para uma única vedeta, acabaram eliminadas sem honra, nem glória.

O futebol não é circo e se algum jogador vai para um torneio desta dimensão com o ego inflamado, fará melhor se não colocar ali os pés… Não faz bom serviço ao futebol, nem ao seu país, nem ao mundo, pois alguns dos seus exemplos são (má) escola para as mais novas gerações.

O futebol de Argentina, Brasil e Portugal foi fortemente penalizado por essa falta de estratégia e audácia, onde três das maiores vedetas do universo futebolístico tinham sobre os seus ombros um peso que caberia a todos… E este estilo de futebol é facilmente contrariado, bastando para isso não deixar essas individualidades jogar. E quando estas estrelas se apagam, as suas selecções não apresentam outra alternativa viável – uma espécie de plano B.

De quem é a culpa, perguntamos nós?!... Fácil: Dos seus treinadores que, sem dimensão criativa e até competência, ficam presos na teia das suas próprias insuficiências e além de não controlarem os egos das suas vedetas, ainda os potenciam mais.
Na minha perspectiva considero normal o afastamento destas selecções da discussão dos 4 lugares cimeiros.

Messi, Kaká e Ronaldo não podem ter sobre os seus ombros a responsabilidade que cabe a todos e o futebol deve de ser assumido também pelos seus colegas. Do mesmo modo que quando saem vencedores não devem ser apenas eles os heróis, com a pena de sermos injustos para com aqueles que contribuem de igual modo para o sucesso do colectivo.

Já antes alguns países ex-campeões mundiais não tinham conseguido o apuramento na fase de grupos, precisamente pela falta de talento e audácia dos seus treinadores, a que se alia alguma perda de valores individuais, colectivos e até disciplinares.

De qualquer modo não devemos levar isto tão a peito pois, no fim de contas, só um pode sair vencedor e além do mais, existem selecções menos cotadas que também querem dar um ar da sua graça.

Este mundial tem ficado ferido pelo futebol muito defensivo e por alguns erros de arbitragem… As vedetas estão sem espaço e sem ideias, os golos escasseiam e o entusiasmo não é muito. O medo de perder sobressai sobre a vontade de vencer o que faz com que existam mais vilões do que heróis.

Vai passar-se assim um mês de futebol, de horas entretidas mas muito pouco entusiasmantes…
E nada de novo se passa no mundo do futebol...
No Final, como dizia Lineker - mas com justiça também - ganham os alemães!



03.07.2010, Henricabilio


PS: Os resultados vieram de algum modo contrariar as minhas palavras - não tenho os dotes premonitórios do tal polvo - mas em boa verdade considero a seleção alemã uma das vencedoras deste torneio, pois foi das que melhor futebol apresentou e considero que no final, os vencedores são os apreciadores do bom futebol.
As quatro seleções que lutaram pelo pódio mereceram realmente estar aqui, quer pelos espetáculos oferecidos, quer pelo seu empenho em busca da glória.
Neste aspeto acho justo dar também uma palavra de apreço às seleções de Gana, Paraguai e Japão, dignos representantes de um futebol menos conhecido, mas muito ambicioso.

08.07.2010, Henricabilio


FRASE DO ANO:
Melhor que saber onde fica o ponto G
é conhecer todo o abecedário!
(AdolFo Dias)

 
Autor
Henricabilio
 
Texto
Data
Leituras
1520
Favoritos
0
Licença
Esta obra está protegida pela licença Creative Commons
17 pontos
17
0
0
Os comentários são de propriedade de seus respectivos autores. Não somos responsáveis pelo seu conteúdo.

Enviado por Tópico
visitante
Publicado: 03/07/2010 18:10  Atualizado: 03/07/2010 18:10
 Re: O Mundial da áfrica do Sul
Assino embaixo Abilio!
...Mas que essa Alemanha é um grande time, ah, isso é! O meu tempo não é tão longo, mas das que eu vi jogar, é a melhor!
Abraço,
Edilson




Enviado por Tópico
visitante
Publicado: 03/07/2010 18:55  Atualizado: 03/07/2010 18:55
 Re: O Mundial da África do Sul
Uma belissíma crônica, concordo plenamente, parabéns...grato pela visita..abraços.


Enviado por Tópico
Flor_*
Publicado: 03/07/2010 19:15  Atualizado: 03/07/2010 19:17
Da casa!
Usuário desde: 09/02/2010
Localidade:
Mensagens: 220
 Re: O Mundial da África do Sul
Henricabílio

Como brasileira que sou, exigente no futebol, Brasil falta muito, mais muito para merecer o título do Hexa - e descer do salto seria um bom começo.

E a Alemanha merecidamente ganhará esse grande mundial. Sem dúvidas.

Excelente sua crônica

Abraço


Enviado por Tópico
Julio Saraiva
Publicado: 03/07/2010 19:35  Atualizado: 03/07/2010 19:50
Colaborador
Usuário desde: 13/10/2007
Localidade: São Paulo- Brasil
Mensagens: 4206
 Re: O Mundial da África do Sul p.henricabilio
abilio,

kaká jogou estourado, com uma lesão no púbis. ronaldinho que podia fazer sua função, ficou por aqui. assim como o genial paulo henrique ganso que todo mundo queria, só dunga que não- ele craques porque não foi além de um volante normal ou medíocre. o menino neymar, para o "técnico" brasileiro, tem só 18 anos: dunga se esqueceu que pelé, sem comparação, foi campeão do mundo, em 1958, com 18 anos. edu, ponta-esquerda do santos, de dribles notáveis, embora reserva, foi tricampeão, em 1970, com 16 anos. ado e leão, goleiros, mão eram títulares, mas estavam lá em 70, com 18 anos, ambos. felipe mello é ´péssimo, além de irresponsável. júlio césar, ainda o melhor do mundo na posição, segundo
a crítica europeia, infelizmente falhou, o que é raro.
gilberto silva já teve o seu tempo e devia estar cuidando dos netos. kléberson é reserva no flamengo...e etc... por falar em não ter experiência, dunga também não tem como técnico: nunca treinou clube algum. e vai por aí adiante. ainda bem que o brasil caiu fora: era única chance de nos livrarmos de dunga. mas ainda somos pentacampeões. sinto pela holanda, a eterna vice-campeã. nada, nada e morre na praia. agora japonês apitar brasil e holanda é brincadeira. assim como agora um guatemalteco apitar espanha e paraguai...

j.


Enviado por Tópico
Nanda
Publicado: 04/07/2010 07:58  Atualizado: 04/07/2010 07:58
Membro de honra
Usuário desde: 14/08/2007
Localidade: Setúbal
Mensagens: 11076
 Re: O Mundial da África do Sul
Henricabílio,
Uma crónica sã e escorreita.
No futebol, como em tudo na vida, quando se espera um trabalho colectivo, e alguém, seja porque razão for, tenta sobressair, o resultado está à vista, é o desnorte da equipa. Assim sendo e egos à parte que não pode ser esse o espirito, que vença o melhor.
Assim como assim, já temos um papa Alemão.
Beijo
Nanda


Enviado por Tópico
TRIGO
Publicado: 04/07/2010 15:51  Atualizado: 04/07/2010 15:52
Colaborador
Usuário desde: 26/01/2009
Localidade: Cabeça-Boa - Torre de Moncorvo
Mensagens: 2309
 Re: O Mundial da África do Sul
...
bom domingo Abílio

E nada de novo se passa no mundo do futebol...
No Final - e com justiça também - ganham os alemães!


Sabes? O
Jesus aprenda com eles! O seu poder físico
é abismante ...


abraço


Enviado por Tópico
mariagomes
Publicado: 05/07/2010 10:44  Atualizado: 05/07/2010 10:44
Colaborador
Usuário desde: 18/04/2010
Localidade:
Mensagens: 1614
 Re: O Mundial da África do Sul
Olá amigo, voltei e vim cá dar também a minha opinião, concordo com o desenrolar do seu texo, a falta de visão normal também se nota no futebol.
beijo
mariagomes

Enviado por Tópico
visitante
Publicado: 07/07/2010 00:35  Atualizado: 07/07/2010 00:35
 Re: O Mundial da África do Sul
Meu amigo, passei por aqui e deixo um abraço fraterno e votos de uma semana feliz.

Abraço!

Rosangela

Não sei comentar futebol. Mas ti li.rs

Enviado por Tópico
Nanda
Publicado: 09/07/2010 09:28  Atualizado: 09/07/2010 09:28
Membro de honra
Usuário desde: 14/08/2007
Localidade: Setúbal
Mensagens: 11076
 Re: O Mundial da África do Sul
Abílio,
Gosto das crónicas que escreves, mas apenas vou dizer:
Que ganhe o melhor!
Para mim o Mundial já terminou faz tempo.
Beijo
Nanda