Frases e Pensamentos : 

O conhecimento não ocupa lugar

 


O conhecimento só existe na medida em que existam pessoas. Pessoas capazes de o formular, de o comunicar e operacionalizar. Se as pessoas desaparecessem, o mundo, tal como está, com todos os registos, bibliotecas, bases de dados, artefactos, artes… seria um mundo não habitado pelo conhecimento. Um computador não tem conhecimento. Uma biblioteca não tem conhecimento. O conhecimento não está em lado nenhum. Nem no cérebro. Ou está? O conhecimento é uma função/actividade muito específica, complexa e dinâmica de descodificação/elaboração /codificação de informações de características muitas vezes difíceis de delimitar.
Dizer que o mundo não seria habitado pelo conhecimento, não quer dizer que no mundo, com todos os seres vivos, não abunde informação. Assim, a vida e os comportamentos dos animais, por exemplo, tendem a assegurar objectivos de conservação e de sobrevivência, não porque possuam conhecimento para tal e o façam em função desse conhecimento, mas porque estão “programados” para isso.






 
Autor
Carlos Ricardo
 
Texto
Data
Leituras
2963
Favoritos
1
Licença
Esta obra está protegida pela licença Creative Commons
10 pontos
2
0
1
Os comentários são de propriedade de seus respectivos autores. Não somos responsáveis pelo seu conteúdo.

Enviado por Tópico
HelenDeRose
Publicado: 05/07/2010 00:23  Atualizado: 05/07/2010 00:24
Usuário desde: 06/08/2009
Localidade: Sorocaba - SP - Brasil
Mensagens: 2022
 Re: O conhecimento não ocupa lugar
Os degraus evolutivos por onde passam os seres vivos demonstram toda a trajetória do conhecimento. O conhecimento permanece vivo, enquanto há vida. O cérebro apenas executa funções neurológicas para o desempenho de cada fase que passamos durante a vida. Os estímulos que o cérebro recebe depende de vários acontecimentos diários: educação, estudos, trabalhos, atividades etc. O conhecimento só ocupa lugar quando há um meio(cognitivo) propício para ele permanecer. Toda informação é armazenada nas partes específicas do cérebro, como se fossem divididos por arquivos. Os animais possuem o instinto da sobrevivência, são condicionados por funções de repetições ao longo da sua existência.

O conhecimento é cada passo que a humanidade deu diante da existência.

Boa noite pensador,