Mensagens -> Desabafo : 

DESBAFO DE UM PROFESSOR...

 
Com ar imponente, coluna ereta, saúde completa, arrumas tua mesa, tomas posição, só depois, te dignas a olhar-me de soslaio, como para um ser menor, e dizer-me:
- sua identidade.
Pensas: será que tem condições? Será? Será que pode aproveitar esta insalubre oportunidade que estou lhe dando?
Olha, o poder faz as pessoas tão grandes, que se esquecem totalmente da realidade e a recortam sob um olhar absolutamente incoerente!
POR ACASO, alguém está me dando alguma oportunidade? Quanto mais tu! Esqueceste que, tal como tu, estudei, fiz uma prova, passei e conquistei um lugar? Medíocre? Sim, medíocre. Sabes por quê? Porque é um lugar no qual se trabalha sob péssimas condições, muitas vezes sob o comando de pessoas com a sensibilidade totalmente aniquilada, como tu, por exemplo, e ainda se ganha uma remuneração pequena.
Mas, vamos ao que interessa: aqui, senhora, estás exercendo o poder de fechar-me esta porta, certo? Olhas para mim, vês diferença, não é? Lês, relês com desconfiança os papéis, procuras, pões-me em absoluta adrenalina e... Medes minha pressão: Oh, está alta! Julgas. Sim, tua função é julgar. Realiza-te julgar, não é? (Conta-me, aqui, em off...) Que delícia poder escrever: INAPTA. Que poder maravilhoso! Que prazer! Este pequeno e diferente ser não poderá, não tem condições de se esfolar neste trabalho espetacular de nível zero de qualidade! Não pode mais adoecer por causa dele, a sociedade já o adoeceu antes... Chuta-o, agora,!
Só servem aqueles que ainda têm sangue novo a ser alimento dos vampiros, e que tenha a pressão no lugar, mesmo submetido a situações de esforço e stress. Quando o seu aluninho lhe der um tabefe, a pressão deve se manter no lugar, deve ter sangue de barata. É este o tipo que queremos.
Olha, a senhora não se desespere se não for considerada apta, viu? (deveria mesmo eu me desesperar por não me considerar apta para este trabalho? Ou deveria torcer para isso?) Ainda há uma chance de ser “tão feliz como nós”.
Ouço isso, imóvel, sob absoluta tensão: sou obrigada a inverter as mãos das ruas.
Ah, inverso da coerência!
Lei da sobrevivência!
INDECÊNCIA!
Faz sentido viver invertido?
Para que serve viver a vida todo o tempo tentando se manter vivo?


Lila Marques.

 
Autor
LilaMarques
 
Texto
Data
Leituras
1606
Favoritos
1
Licença
Esta obra está protegida pela licença Creative Commons
19 pontos
11
0
1
Os comentários são de propriedade de seus respectivos autores. Não somos responsáveis pelo seu conteúdo.

Enviado por Tópico
VónyFerreira
Publicado: 29/07/2010 21:01  Atualizado: 29/07/2010 21:01
Membro de honra
Usuário desde: 14/05/2008
Localidade: Leiria
Mensagens: 10301
 Re: DESBAFO DE UM PROFESSOR... p/ Lila Marques
Lila, como professora que és
tens desde já a minha admiração
pois é quanto a mim uma das profissão mais belas
que existem. Quantas vezes o professora é além da pessoa que ensina, que traz aos seus pupilos ensinamentos, o melhor amigo, aquele que no fundo serve de conforto a algumas crianças menos amadas?
Com problemas sociais?
Ha muita amargura neste belo texto. Sim... porque tal como cá, o professor é tratado muita vez com indignidade pela tutela, pelos políticos e... (espante-se) por alguns pais mal-formados.
Lê este texto que escrevi há tempos, e perceberá melhor o quanto te compreendo e o quanto enalteço essa profissão tão mal remunerada e injustamente tão mal compreendida.
Beijo
Vóny Ferreira

http://www.luso-poemas.net/modules/news/article.php?storyid=61478




Enviado por Tópico
visitante
Publicado: 29/07/2010 21:38  Atualizado: 29/07/2010 21:38
 Re: DESBAFO DE UM PROFESSOR...
Realmente Lila. É uma indecência essa lei da sobrevivência.
Fico abismada quando passa nos jornais televisivos aqui no Brasil a violência de alunos contra professores.

Abraço fraterno

Rosangela


Enviado por Tópico
Karla Bardanza
Publicado: 29/07/2010 22:47  Atualizado: 29/07/2010 22:47
Colaborador
Usuário desde: 24/06/2007
Localidade:
Mensagens: 3263
 Re: DESBAFO DE UM PROFESSOR...
Entendo as tuas palavras e sei muito bem do que falas, pois sou professora também.

Receba o meu abraço e a certeza que o teu grito, muitos guardam na garganta.

Afeto

Karla Bardanza


Enviado por Tópico
visitante
Publicado: 31/07/2010 19:57  Atualizado: 31/07/2010 19:57
 Re: DESBAFO DE UM PROFESSOR...
Em quase todas as profissões se assiste ao descalabro da formação e dos valores sociais e morais. Na verdade longe vai o tempo em que o professor era venerado. Hoje é uma profissão de risco e muito depreciada. Os BONS professores são a chave de a educação de um país e tb o garante de bons governantes no futuro. Hoje está tudo um caos e muitos professores são um péssimo exemplo para os educandos. Mas Valores? Isso é algo que se coma? Pois se eu tive cancro de mama e fui chamada de MEIA PESSOA pela directora técnica duma instituição de solidariedade! Valores! Educação. O governo não precisa de um ministério daquilo que não existe nem fomenta!

Gostei de te ler

Beijo azul