Textos -> Esperança : 

Homenagemaos prefessores e Educadores de Infância

 
Muitas vezes no recreio da escola sentava-me sozinha no degrau da porta que dava acesso a uma das salas de aulas. Ficava ali inerte, a observar os meus colegas a brincar, como se ficasse anestesiada com aquela saudável algazarra, que no entanto me parecia passar ao lado.
Observava com alguma apatia o rodopio incessante dos meus colegas, e por vezes sorria para dentro de mim das suas infantilidades. Tinha a idade deles, mas estranhamente sentia-me mais madura, o que foi sempre uma sensação terrível.
- Lembro-me que alguns brincavam à apanhada. Outros, entretinham-se a ver rodopiar os peões que eram jogados com mestria no pátio da escola. Os peões com uma perícia inacreditável, giravam... numa dança de ballet sobre si mesmo, e eu quase que ficava tonta dessa dança incessante que ia acompanhando com os olhos.

As professoras, em dia de sol, tagarelavam entre elas enquanto iam espreitando os seus meninos a brincar, numa euforia de pardais recém-nascidos.
Lembro-me que a professora Eduarda, (que parecia pressentir a minha tendência para o isolamento,) me sorria muita vez quando me descobria sozinha, naquela inércia de mosca assustada. Por vezes ia ter comigo e dizia... " vai brincar, querida, vá lá...! Eu acenava "um não teimoso" com a cabeça, mas sentia-me feliz que ela se preocupasse comigo.
Ainda hoje, quando regrido no tempo e relembro essas passagens da minha vida, revejo os olhos azuis da professora. E sinto uma saudade enorme, um carinho intransformável!
- Recordo-a no seu sorriso sereno, como se mergulhasse no mar de um passado demasiadamente longínquo, onde as memórias permanecem intactas. As recordações desses tempos da escola reflectem-se no fundo da minha alma, num saudosismo e carinho intraduzível. Por isso hoje, professores, me apeteceu falar e escrever para vocês!
Tenho o maior respeito e carinho pelo vosso trabalho, pelos valores que nos incutem e pelos ensinamentos que nos servem depois de base para que prossigamos na sede de maior aprendizagem.

Entristece piamente que alguns... (demasiadas pessoas) não tenham a percepção da importância que um professor ou educador de infância poderá ter na formação de uma criança e quantas vezes (ainda) na sua estabilidade psíquica.
Comigo aconteceu isso, por isso o testemunho hoje.
Muitas vezes a criança revê na professora a mãe ausente. Recebe dela o companheirismo e o afecto que não tem em casa, por variadíssimas razões.
Esse foi o meu caso, em tempos áureos.
A minha mãe levantava-se nesses tempos difíceis, de madrugada, para ir trabalhar. Pouca disponibilidade e disposição tinha para me acarinhar. Sendo como fui ( uma criança extremamente sensível), acabei por projectar na professora primária,a necessidade da sua atenção redobrada, e foi nessa reciprocidade fantástica que me fui soltando e libertando da tristeza que parecia acompanhar a minha tenra idade. Para além desse aspecto fundamental foi da minha professora primária que tive o maior incentivo para fazer o que hoje faço quase por necessidade. "ESCREVER"!
Nessa perspectiva feliz, só posso ter o maior respeito e admiração pelos professores.
Por isso, acima de tudo por isso... lhes dedico este texto e o poema.
- NINGUÉM JAMAIS PODERÁ RETIRAR-VOS A IMPORTÂNCIA DE SEREM OS GRANDES RESPONSÁVEIS PELOS HOMENS E MULHERES QUE AJUDARAM A FORMAR. Bem hajam!

Professor/a eu aqui te homenageio
Com cravos já que se aguilhoa a liberdade
Não desistas da luta nem emudeças o receio
Pois é imperecível a tua vontade…

A perpetuidade floresce nas tuas palavras
Na dádiva magnânima do teu saber
Pintas o mundo às cores enquanto ensinas
Num ABC persistente que ajuda a crescer!

Com cores berrantes traduzes a natureza
Em desenhos geométricos repletos de magia
Falas das letras, matemática ou biologia
Como quem conta aos meninos uma história.

Quantas vezes esqueces a tua própria luta
Ou fazes das tuas palavras um acto de heroísmo
Ao desprezo ignóbil dos governantes, respondes
Com o sacerdócio e abnegação do teu ensino!

(VÓNY FERREIRA)

NOTA: - Todos os meus poemas, contos e prosas estão registados na SOCIEDADE PORTUGUESA DE AUTORES e IGAC / Último registo em Fevereiro 2009



visite o meu blog aqui...http://vonyferreira.blogspot.pt/
Vóny Ferreira

 
Autor
VónyFerreira
 
Texto
Data
Leituras
44945
Favoritos
3
Licença
Esta obra está protegida pela licença Creative Commons
56 pontos
32
0
3
Os comentários são de propriedade de seus respectivos autores. Não somos responsáveis pelo seu conteúdo.

Enviado por Tópico
Vera Sousa Silva
Publicado: 20/11/2008 14:49  Atualizado: 20/11/2008 14:49
Membro de honra
Usuário desde: 04/10/2006
Localidade: Amadora
Mensagens: 4098
 Re: HOMENAGEM AOS PROFESSORES E EDUCADORES DE INFÂNCIA
Acredito sinceramente que a maioria dos professores merece esta homenagem. Muito mais agora que assistimos aos casos que assistimos, já não falando em avaliações, e politiquices, mas em que aturam meninos mal educados, porque alguns pais acham que a educação deve ser dada unicamente na escola.
Hoje se um menino chega a casa e se queixa do professor, o papá responde que no dia a seguir lhe vai lá bater (felizmente não são todos assim)...
Quando eu era menina, nem me atrevia a queixar da professora. Sabia que a resposta da minha mãe seria aldo do tipo "O que é que tu fizeste? Se te pôs de castigo foi porque mereceste". E assunto arrumado!
Enfim... estiquei-me
Tudo isto por dizer que está muito bonita a homenagem Vóny!

Beijo grande


Enviado por Tópico
visitante
Publicado: 20/11/2008 15:03  Atualizado: 20/11/2008 15:09
 Re: HOMENAGEM AOS PROFESSORES E EDUCADORES DE INFÂNCIA para Vóny Ferreira
Sou professora Vóny, faz no próximo dia 4 de Dezembro 19 anos que lecciono. Escolhi muito cedo ser professora, porque aprender e ensinar é algo que sempre me fascinou. Tive o privilégio de ter Professores inesquecíveis, verdadeiros Mestres que se converteram em Amigos para a Vida e tudo o que sou hoje profissionalmente e muito do que sou como pessoa devo a esses seres humanos de excepção que marcam indelevelmente a minha Vida.

Vive-se um período caótico, servilista, de escravatura, de ditadura e de apropriação de direitos adquiridos e inquestionáveis e constitucionais... Os sucessivos governos há muito que descuram a educação mas este governo actual e em especial esta ministra de educação disse logo no início do seu mandato que "tinha perdido os professores mas ganho a população" . É o que temos, resta saber até quando.

A tua homenagem, roubou-me um lágrima e outra e outra... Obrigada pelo reconhecimento, obrigada pelo carinho

Hoje não assino Fly, porque é a Mulher e a Professora que agradece o teu gesto.

Um abraço

Sandra Marta Palma Férias Nóbrega

P.S. Convido-te a leres, pois é o meu sentir enquanto Professora:

http://www.luso-poemas.net/modules/news/article.php?storyid=13370


Enviado por Tópico
visitante
Publicado: 20/11/2008 16:01  Atualizado: 20/11/2008 16:01
 Re: HOMENAGEM AOS PROFESSORES E EDUCADORES DE INFÂNCIA
Um texto merecido em homenagem aos professores.
Como tu, eu tenho muito respeito e saudades de alguns excelentes mestres que tive.
Hoje, com tristeza vejo a juventude sem respeito com quem tanto tem a lhe oferecer.Aqui no Brasil professores são "avaliados" por alunos, outros agredidos física e moralmente... Outros até assassinados!
Sinal dos tempos, onde ou os valores mudarem ou eu me fiquei pelo meio do caminho!
Parabéns, Vóny!
Bjins, Betha.


Enviado por Tópico
visitante
Publicado: 20/11/2008 16:17  Atualizado: 20/11/2008 16:17
 Re: HOMENAGEM AOS PROFESSORES E EDUCADORES DE INFÂNCIA
Vony, numa altura chave em que os professores precisam de apoio o seu texto é sem duvida nenhuma uma mais que merecida homenagem.

beijinhos

Luisa Raposo


Enviado por Tópico
visitante
Publicado: 20/11/2008 16:26  Atualizado: 20/11/2008 16:26
 Re: HOMENAGEM AOS PROFESSORES E EDUCADORES DE INFÂNCIA
Querida Vóny Ferreira, seu texto me trouxe lágrimas aos olhos, eu, que escolhi por amor a profissão de professora, que nestes curtos cinco anos na educação, redescubro o mundo em seus labirintos a cada dia, e muitas vezes sinto não ter forças para prosseguir, eu, menina, mulher, professora, agradeço de coração pelo texto maravilhoso em sentimento e poesia....


Enviado por Tópico
gil de olive
Publicado: 20/11/2008 16:42  Atualizado: 20/11/2008 16:42
Colaborador
Usuário desde: 03/11/2007
Localidade: Campos do Jordão SP BR
Mensagens: 4838
 Re: HOMENAGEM AOS PROFESSORES E EDUCADORES DE INFÂNCIA
Estou te aplaudindo de pé, por tão bela página!Linda homenagem aos nobres profissionais!


Enviado por Tópico
Carolina
Publicado: 20/11/2008 17:58  Atualizado: 20/11/2008 18:07
Membro de honra
Usuário desde: 04/07/2007
Localidade: Porto
Mensagens: 3422
 Re: HOMENAGEM AOS PROFESSORES E EDUCADORES DE INFÂNCIA
Obrigada Vóny, infelizmente o panorama não está nada bom para nós professores, conseguiram pôr a sociedade em geral contra nós, agora somos vistos como uns inúteis e preguiçosos, gostava de saber que é feito do respeito pela nossa profissão.

O ano lectivo começou há pouco e tenho colegas a tomar anti depressivos. Estamos cansados desmotivados, não só pelo trabalho burocrático mas pelo desrespeito e facilidade com que falam mal de nós...

Obrigada, és uma querida...sabes tenho 25 miudos do 1º ano, estão a começar a ler, mas são tantos, ainda por cima tenho a escola a meu cargo uma cantina onde se servem perto de 200 refeições...não é fácil!


Enviado por Tópico
visitante
Publicado: 20/11/2008 18:02  Atualizado: 20/11/2008 18:02
 Re: HOMENAGEM AOS PROFESSORES E EDUCADORES DE INFÂNCIA
Querida Poetisa, é inconteste a qualidade deste texto, mas o que ponho em conta aqui é o seu grande e profundo olhar da necessidade que há dos governantes entenderem que; dos professores;

- NINGUÉM JAMAIS PODERÁ RETIRAR-VOS A IMPORTÂNCIA DE SEREM OS GRANDES RESPONSÁVEIS PELOS HOMENS E MULHERES QUE AJUDARAM A FORMAR.

o que sabemos é que os que mandam num país absurdamente pensam contrário, haja visto a declaração de uma ministra de educação, representante da cultura de um povo, o qual copiei do comentário da Poetisa Fly, e que transcrevo-o abaixo com a mesma indignação que me leva a ter aqui.

"tinha perdido os professores mas ganho a população".

isto é que é não gostar da pátria.

um beijo e meu fraterno abraço Vóny.
Silveira


Enviado por Tópico
Karla Bardanza
Publicado: 20/11/2008 18:07  Atualizado: 20/11/2008 18:07
Colaborador
Usuário desde: 24/06/2007
Localidade:
Mensagens: 3263
 Re: HOMENAGEM AOS PROFESSORES E EDUCADORES DE INFÂNCIA
Olá Deusa!

Como tu já sabes, sou professora.Dia 13 de setembro completei 19 anos de magistério e te digo, orgulho-me de minha profissão ainda que o sistema nos faça refém, nos escravize e nos prive de tudo.Teu texto é um bálsamo.

Beijo Amiga Doce!

Karla Bardanza


Enviado por Tópico
Alexis
Publicado: 20/11/2008 18:39  Atualizado: 20/11/2008 18:39
Colaborador
Usuário desde: 29/10/2008
Localidade: guimarães
Mensagens: 7238
 Re: HOMENAGEM AOS PROFESSORES E EDUCADORES DE INFÂNCIA
Sendo eu também professora não podia deixar de comentar.Faço daqui um alerta muito sério a todos os que não o são, mas que tanto ou mais do que nós se preocupam com o futuro dos filhos e da sociedade.
O que está a acontecer é simplesmente inacreditável.Vejo e sinto todos os dias professores (no verdadeiro sentido da palavra) serem pressionados das mais variadas formas no sentido de abdicarem da sua ética e do mais profundo sentido da sua missão, a qual não sendo já fácil,se tem tornado uma batalha impossível de se vencer.Os valores que o sistema actual transmite são verdadeiramente preocupantes e vão ter reflexo na vida de todos nós(fazem-se já sentir!).Enquanto isso os não-professores (os que dão aulas só por acaso)vão compactuando com a burocracia ,indiferentes,pois ética e valores que não tinham não poderiam ser agora perdidos.Não podemos permitir mais esta situação!Ajudem-nos a construir um futuro melhor para todos!


Enviado por Tópico
AnaCoelho
Publicado: 20/11/2008 18:40  Atualizado: 20/11/2008 18:40
Membro de honra
Usuário desde: 09/05/2008
Localidade: Carregado-Alenquer
Mensagens: 11252
 Re: HOMENAGEM AOS PROFESSORES E EDUCADORES DE INFÂNCIA
Excelente mensagem de apoio aos professores, que na verdade são um elo importante na sociadade, são eles que nos ajudam no crescer de nossos filhos, deixo aqui o meu apreço por eles.

Beijos


Enviado por Tópico
saozinha
Publicado: 20/11/2008 21:43  Atualizado: 20/11/2008 21:43
Colaborador
Usuário desde: 09/08/2008
Localidade:
Mensagens: 1604
 Re: HOMENAGEM AOS PROFESSORES E EDUCADORES DE INFÂNCIA
Vony:
omo sou sua fã não poderia deixar de dar aqui o meu testemunho.
Tenho varias amigas que são professoras e estou ao corrente das dificuldades pelas quais elas passam hoje em em dia para fazer o seu trabalho.
A minha melhor amiga de infancia e professora e directora de uma escola,e anda de rastos com todas estas mudanças que se fazem todos os dias no ensino portugues.

Tambem sou da opinião que os professores tiverem e tem uma importancia fundamental no crescimento das criancas,quer a nivel intelecual,como a nivel moral e social.
A minha experiencia e muito positiva.Quando tinha 10 anos e estava na quarta classe o meu pai nao me deixou continuar os estudoas e a minha professora chamou-o a escola para ver se o convencia a mudar de ideias.Nao conseguio,mas fez o que estava ao seu alcançe.Mais tarde quando retomei os meus estudos a noite,encontrei a professora Clara,professora de portugues que me incutiu na minha vida ainda mais o gosto pela literatura e pela poesia.
Ela foi diigamos que a responsavel pelo aprofundar da paixão pelos livros e pela analise e compreesao dos textos.
Nunca esquecerei estas duas professoras.
Beijo


Enviado por Tópico
visitante
Publicado: 21/11/2008 14:30  Atualizado: 21/11/2008 14:30
 Re: HOMENAGEM AOS PROFESSORES E EDUCADORES DE INFÂNCIA
Srª Vóny,
Me atrevi a escrever-lhe por ter, ao acaso, lido sua mensagem aos professores. Fico extremamente comovida com seu texto. Sou professora de um país pobre, onde a educação não é levada a sério; nem por quem nos governa (hoje, antes e sempre), nem por quem atendemos. Feliz é a senhora por ter tão lindas recordações.Por ter vivido um tempo de amor ao próximo, onde um gesto de carinho, de tão importante, se perpetua até hoje em sua memória. Feliz fiquei eu por saber-lhe tão grata aos meus colegas de luta.
Não sou poeta e, por ter uma educação não privilegiada, não escrevo uma linha sequer que não precise ser corrigida...rsrsrs, muito menos sei escrever com a sensibilidade que vocês têm. Sou apenas leitora voraz e compulsiva e, portanto, me atrevi a vir ao Luso por considerá-lo um site muito construtivo e por amar literatura, em especial a portuguesa. Mas ainda assim, humildemente, com meus erros e limitações, quero agradecer-lhe o carinho demonstrado para com a minha profissão; quero dizer-lhe que seu poema é simplesmente lindo; que sua intenção atravessou o oceano e me comoveu. Muitíssimo obrigada.
Por pessoas como a senhora, é que continuar vale a pena.
Carinhosamente e já com muita admiração,
Márcia.



Enviado por Tópico
AnaMariaOliveira
Publicado: 21/11/2008 21:01  Atualizado: 21/11/2008 21:01
Super Participativo
Usuário desde: 19/06/2008
Localidade: Lisboa
Mensagens: 158
 Re: HOMENAGEM AOS PROFESSORES E EDUCADORES DE INFÂNCIA
Concordo em absoluto com o texto. Aliás uma excelente homenagem!

Faço minhas as palavras dos comentadores anteriores!

Abraço de amizade
Ana Maria Oliveira

Enviado por Tópico
Nanda
Publicado: 22/11/2008 12:44  Atualizado: 22/11/2008 12:44
Membro de honra
Usuário desde: 14/08/2007
Localidade: Setúbal
Mensagens: 11076
 Re: HOMENAGEM AOS PROFESSORES E EDUCADORES DE INFÂNCIA
Voninha,
Tal como a tua personagem, Raquel, do teu romance "As sombras da infãncia", que teve pela sua vida fora como refer~encia a sua professora primária, que muito admirava e incutiu nela o gosto pela escrita e pela leitura, que reitero a sugestão para que adquiram e leiam, também, tu aqui, homenageias aqueles que dedicam a sua vida a ensinar as nossa crianças e jovens, a formá-los e que são tão incompreendidos e destratados pelos nossos governantes.
Para ti um beijo e para todos eles, o meu sincero apreço e consideração.
Nanda


Enviado por Tópico
LilaMarques
Publicado: 19/02/2011 20:04  Atualizado: 19/02/2011 20:04
Da casa!
Usuário desde: 07/04/2010
Localidade:
Mensagens: 233
 Re: HOMENAGEM AOS PROFESSORES E EDUCADORES DE INFÂNCIA
Vóny, querida,

É linda esta prosa que tanto comove a nós, professores, que muitas vezes nos sentimos completamente desmotivados a continuar...é difícil, muito difícil permanecer em uma profissão que exige de nós dedicação e aprimoramento constantes se quisermos fazer um bom trabalho, entrega e amor aos nossos alunos, em uma sociedade que visa e valoriza APENAS o "ter". Fico muito triste porque a cada dia menos pessoas se dispõem a trabalhar na educação.
Para mim, esta, a Educação, é o ÚNICO caminho na direção de dias melhores...

Obrigada, minha amiga. Sento tu o ser humano que és, só podias pensar desta forma.
Um beijo grande,
Lila.