Contos -> Humor : 

FILOSOFIA DO CAPETA A RESPEITO DA VIDA ALHEIA...

 
Tags:  Deus    inferno    diabo  
 
Open in new window


FILOSOFIA DO CAPETA A RESPEITO DA VIDA ALHEIA...

Comentários do Capeta ao seu primo, o Tinhoso:

- Entregaram aqui mais uma vida ontem. Mas eu recusei... Na hora "H", desisti sem qualquer remorso, sentimento que, aliás, nunca tive, primo. Vê se pode: A encomenda chegou para mim como "Vida ao portador", em pacote não registrado. Só aquele carimbo vermelho batido "AO" (Alma Órfã). Nem a pau assino o recebimento de um ser mequetrefe deste em meu estabelecimento! Mais uma vida perdida, sem eira, nem beira, só para dar trabalho. Sabe aquela alminha leve, oca, vagabunda, terceiro mundista, tipo mala extraviada de avião teco-teco boliviano? Nem quis saber se era da África ou América, ou do raio que a parta! Da Europa ou States não era. Recusei mesmo!

Coçou fortemente um dos enormes cornos e continuou:

- Deixei a vítima para outro menos exigente. Vida assim só traz aborrecimento! Mano Tinha (era deste apelido carinhoso que o Capeta chamava o Tinhoso), o cara era cão sem pedigree, contrato sem assinatura. Eu ficar com alma tranqueira? Furada! O que vale é a qualidade da perdição, não a quantidade dos pecados! Ainda mais este aí, por ninguém recomendado! Cucaracha indigente do caralho ! Fosse ao menos um traficante colombiano. Colombiano, Tinha! Nem pensa em outro tipo. Seria menos pior. Acho que quem pegou o escroque foi o São Pedro.

O Tinhoso contra-argumentou:

- Se nem o Big Pedro quis, danou-se! Lá se foi mais uma vida pr'o limbo! Quando dá nisso, o Poderoso Chefão lá fica bravo! Vem com aquele rosário de que não pode indefinição, que falta planejamento, que o bem mais valioso é a vida e a gente não pode desperdiçar essa preciosidade, a tal da assertividade, você sabe... Vai alegar que faltou comunicação com o andar de cima, que a informação não circulou. Dom Mantello Rosso ("Dom Capa Vermelha" era, bem mafioso, como o Tinhoso, brincando, chamava o primo), você conhece da missa negra muito mais que a metade. O gozado é que o sujeito nunca soube o que fazer com a alma dele a vida toda enquanto encarnado, mas a gente tem que saber o que fazer com o desgraçado assim que desembarca aqui! Normatização antiga do J.C., com aquela velha e irritante mania de perfeição. Lembra quando eu disse brincando para Ele que as cargas que chegavam aqui não eram mais vidas, e sim "zumbis sem direito a voto"? O quanto Ele me azucrinou?! Me chamava de "sem alma"! E eu não sou mesmo? - e os dois pobres diabos até caiam ao chão de tanto ecoar aquela risada fétida. Estavam se divertindo. Adoravam zoar J.C.

Já recuperado das nojentas gargalhadas, o Capeta rebateu de pronto:

- Quer saber? Nem Te ligo, Salvador J.C. o cacete, nhé, nhé, nhé... Francamente! Fala sério! Me rebelei contra as idéias Dele, daquele Livro burocrático e totalmente reacionário e saí fora deste sistema há milênios. Trabalhei pr'á caramba, me organizei, fiz MBA, doutorado e montei tudo isto aqui sem ajuda alguma Dele. É Ele quem paga o estrago se embarca na minha caldeira uma alma deficitária? Não! Vá Ele reclamar para o Pedro com quem tem afinidade, e que, por sinal, é seu subordinado direto. Eu sou só terceirizado, terceirizado! E tem mais: Vai tomar bola nas costas lá no Céu também! O Pedrão não é flor que se cheire! Pedrão tem um pézinho no enxofre! Não vive de sonho não. É capaz de negá-Lo três vezes, e não vai ser a primeira vez.

E como que tomado por uma metralhadora verbal o Capeta continuou:

Vamos combinar, o J.C. não entende nada de administração, não tem bagagem. Vem com esse papo bicho-grilo de que só o amor constrói, argh! Ultrapassado, amador. Nem mesmo o santo povo escolhido dele aguenta! Quero ver é construir igreja sem grana, fazer despacho na encruzilhada só com maldade no coração, mas sem money pr'á frango e farofa... Assim o bem não vira! O mal não sobrevive! E você sabe tanto quanto eu, primo, que um sem o outro não subsiste. São produtos atrelados e se adquire um em função do outro. Executivo que é executivo sério, seja do bem ou do mal, tem que ser como os cristãos primitivos: Ser morto por um leão todo dia! - E mais uma vez o fedor das gargalhadas ardentes dos primos. Sacanear cristãos primitivos era o segundo maior prazer da dupla, depois de zoar J.C., é claro.

Então, o Capeta inspirou fundo pelas ventas para tomar aquele fôlego e soltando aquele bafejo horrível de podridão, pôs a mão esquerda no ombro esquerdo do Tinhoso e arrematou:

- Mano Tinha, meu brother do peito: Essa de ser sincero não é minha praia mesmo, mas agora vou lhe dizer uma verdade: Se não fosse eu e o Pedrão nessa joça, o Universo todo estava um bordel! Com certeza teria sido incorporado a um absoluto maior ou paralelo! E eu ainda tenho que ouvir esse blá, blá, blá de Onipresença! Me poupe...


Gê Muniz

 
Autor
GeMuniz
Autor
 
Texto
Data
Leituras
2888
Favoritos
1
Licença
Esta obra está protegida pela licença Creative Commons
16 pontos
8
0
1
Os comentários são de propriedade de seus respectivos autores. Não somos responsáveis pelo seu conteúdo.

Enviado por Tópico
visitante
Publicado: 18/08/2010 21:11  Atualizado: 18/08/2010 21:11
 Re: FILOSOFIA DO CAPETA A RESPEITO DA VIDA ALHEIA...
hehe, eu heim... que coisa esse tinhoso rsrs, não falo que seus textos são demais... parabéns, bjus


Enviado por Tópico
visitante
Publicado: 18/08/2010 21:50  Atualizado: 18/08/2010 21:51
 Re: FILOSOFIA DO CAPETA A RESPEITO DA VIDA ALHEIA...
Que te diga Ge, digo que se esse diálogo ainda não existiu deve estar para sair e tu atento já o fizeste sair.
Parabéns pelo todo, desde a escrita ao que quer dizer!
Abraço feito do prazer de ter lido este texto!


Enviado por Tópico
Vania Lopez
Publicado: 19/08/2010 00:05  Atualizado: 19/08/2010 00:05
Membro de honra
Usuário desde: 25/01/2009
Localidade: Pouso Alegre - MG
Mensagens: 17963
 Re: FILOSOFIA DO CAPETA A RESPEITO DA VIDA ALHEIA...
Parabéns pelo conto! Gostei muito e gostei também do que disse:
Hoje em dia até o inferno está globalizado... Rs!

Obrigada. bj


Enviado por Tópico
anakosby
Publicado: 29/08/2010 01:45  Atualizado: 29/08/2010 01:45
Colaborador
Usuário desde: 12/04/2010
Localidade: Torres
Mensagens: 1739
 Re: FILOSOFIA DO CAPETA A RESPEITO DA VIDA ALHEIA...
Perfeita a visão de profundidade.
Perfeita a ironia e a linguagem.
Muito, mas muito bom de ler. Um outro ângulo de ver as coisas, uma desforra ao maniqueísmo que impera nas escolhas. Tudo é variável na medida do observador, e, é obvio, na medida do narrador!

BEIJO, LEVO COMIGO!