Textos : 

Violência Nossa de Cada Dia

 
Tags:  cotidiano    violência    roubo    assalto  
 


Violência Nossa de Cada Dia
by Betha Mendonça

Hoje mais uma vez o meu filho foi tomado de assalto na rua onde moramos. Outro adolescente em uma bicicleta, munido de um revolver - sabe-se lá o calibre que não entendemos de armas - roubou seu celular. Já ocorreu antes com um outro celular e algumas vezes até com o dinheiro do ônibus. Meu filho foi assaltado e eu ainda dei graças a Deus por ele não ter levado um tiro que lhe deixasse uma seqüela ou lhe ceifasse a vida. Já fui assaltada, meus sobrinhos, minha mãe, meus filhos, meu marido, meus amigos e os amigos de meus amigos.Que país é esse onde a gente está exposta a ser roubada, ferida por arma branca ou de fogo, estuprada, espancada ou morta até dentro da nossa própria casa?

Ouço todos os dias nos meios de comunicação, propagados em alto e bom som por sociólogos, OGNs, governos e o escambau:
- A responsabilidade pela violência é de todos nós!

Querem saber? Eu não me sinto responsável, não!Estou cheia de jogarem nas minhas costas os erros alheios! Sou uma cidadã pacata, trabalho, pago meus impostos (exorbitantes), ajudo financeiramente uma creche. Fico perto de todas as pessoas que eu posso socorrer com uma palavra, um gesto, um medicamento, uma atitude positiva... Faço a minha parte. Procuro praticar o bem coletivo. Nem um papel de bombom jogo na rua! Gasto uma grana de escola e plano de saúde (que deveriam ser gratuitos e de qualidade) para meus filhos e para mim...

Não! Eu não roubo o dinheiro da merenda escolar, da pavimentação de ruas e estradas, dos medicamentos, da saúde pública, do saneamento básico para as famílias das periferias e às vezes do centro das cidades. Não permito que entrem e nem trafico armas contrabandeadas e drogas pelas fronteiras, para que nós e nossos filhos sejamos vítimas delas. Não faço acordos e conchavos políticos visando interesses pessoais, sem me importar com as pessoas que votaram em mim, na confiança de que eu trabalharia para melhorar suas condições de vida.

Não fui eu quem não deu oportunidade de educação e uma existência mais digna para milhões de crianças e jovens. Não sou eu o jovem que mesmo tendo todas as oportunidades escolheu ser marginal... Por isso não vou admitir mais que me responsabilizem pelo que outros fazem ou deixam de fazer!

Não sou responsável em aparelhar com recursos humanos, inteligência, técnica, instrumentos e carros as delegacias para segurança pública.Tampouco tenho gerência sobre as penitenciárias. Não cuido nem desvio o dinheiro que deveria ser usado para esse fim.

Somos milhões de homens e mulheres. Brasileiros. Todos sitiados pelo crime, a rezar para que a violência nossa de cada dia não leve a nós, um dos nossos familiares, amigos ou conhecidos. Estamos à mercê da bandidagem e não temos a quem recorrer. Se a vida de um de nós for tirada, SE o criminoso for preso ou condenado, é bem fácil que ele fuja e continue impune no crime. Depois que a morte vem, de nada serve a grita de OGNs, Direitos Humanos, a “Solidariedade Governamental” e de outras entidades: você está morto e acabado. Logo será apenas mais um número de estatística, caro leitor!


 
Autor
Betha Mendonça
 
Texto
Data
Leituras
1810
Favoritos
1
Licença
Esta obra está protegida pela licença Creative Commons
23 pontos
15
0
1
Os comentários são de propriedade de seus respectivos autores. Não somos responsáveis pelo seu conteúdo.

Enviado por Tópico
visitante
Publicado: 13/09/2010 22:09  Atualizado: 13/09/2010 22:09
 Re: Violência Nossa de Cada Dia
Voltarei com a emoção mais equilibrada, sabes que ha poucos dias tentaram me matar porque denunciei um estrupador. E semana passada arrombaram a porta da creche e roubaram panelas e cadeirinhas. Já é dificil amada administrar uma creche na manutenção, imagine ainda tirar o que temos, como repor se não tenho ajuda governamental?

Meus votos sinceros de proteção divina pra ti e tua familia.


Abraço solidario.

Rosangela


Enviado por Tópico
eduardas
Publicado: 13/09/2010 22:17  Atualizado: 13/09/2010 22:17
Colaborador
Usuário desde: 19/10/2008
Localidade: Lisboa
Mensagens: 3731
 Re: Violência Nossa de Cada Dia p/Betha
Um grito de revolta contra uma sociedade onde impera a ordem das armas e do roubo. Não é só no Brasil que se culpabiliza.

Afinal todos somos cidadãos, pagamos impostos e se possível ainda somos acusados pelos crimes dos outros.

Dá vontade de dizer...que se danem as leis e ONG's e mais as estatísticas dos sociólogos.

bj
Eduarda


Enviado por Tópico
carolcarolina
Publicado: 13/09/2010 22:27  Atualizado: 13/09/2010 22:27
Colaborador
Usuário desde: 24/01/2010
Localidade: RS/Brasil
Mensagens: 9299
 Re: Violência Nossa de Cada Dia
Poeta Betha!

Tens toda a razão ao dizer que não te sentes responsável por tudo de errado que acontece.
Eu também não me sinto porque faço a minha parte enquanto quem deveria fazê-lo não o faz e ainda tentam jogar a culpa em cima de nós.
Mas graças a Deus que teu filho não foi machucado.
Daqui a algum tempo ainda teremos que fazer uma homenagem aos bandidos todas as vezes que pouparem nossas vidas.

Bjinhos
♫Carol


Enviado por Tópico
varenka
Publicado: 13/09/2010 23:02  Atualizado: 13/09/2010 23:02
Colaborador
Usuário desde: 10/12/2009
Localidade:
Mensagens: 4210
 Re: Violência Nossa de Cada Dia
Querida Betha,

Este é o retrato de quase todas as cidades grandes e
capitais do país.Sei perfeitamente como te sentes e
faço coro"Não somos culpados".Temos um povo assustado sem saber o que fazer.Quanto a OGNs está
sepultada.Quanto ao teu filho,graças a Deus está
salvo.És uma mulher de coragem! te admiro!!!
Beijo
Varenka


Enviado por Tópico
visitante
Publicado: 13/09/2010 23:40  Atualizado: 13/09/2010 23:40
 Re: Violência Nossa de Cada Dia / Betha_M_Costa
D R A M Á T I C O !!!(Essas exclamações não deviam estar pontuando). Conheço bem esse drama, vi morrer amigos na minha cara, vi assaltar e estrupar,familiares espancados quase até à morte por um miserável punhado de reais ! ... Que dizer ?...
A culpa do cidadão(esses sociólogos são propagandistas do poder), a culpa do cidadão é apenas uma : - votar ! Para quando uma renúncia TOTAL a esse acto inútil, começando pela recusa em se inscrever nos cadernos eleitorais?Dando "o tiro mortal" no cartão de eleitor, para quando?

beijos


Enviado por Tópico
Amora
Publicado: 13/09/2010 23:55  Atualizado: 13/09/2010 23:55
Colaborador
Usuário desde: 08/02/2008
Localidade: Brasil
Mensagens: 4705
 Re: Violência Nossa de Cada Dia
Um abraço Betha, concordando em tudo contigo.

Enviado por Tópico
GeMuniz
Publicado: 14/09/2010 16:47  Atualizado: 14/09/2010 16:50
Membro de honra
Usuário desde: 10/08/2010
Localidade: Brasil
Mensagens: 7283
 Re: Violência Nossa de Cada Dia
a maioria da população brasileira, até os mais simplórios pensam como você e sabem o que é certo. Porém muitos derrapam em pequenos atos que no todo reforçam esta atmosfera de levar vantagem em tudo e impunidade. Os mais ricos reagem à esta com negociatas e corrupção visando perpetuar seus interesses, os mais pobres reagem com violência para obterem a parte deles na sociedade de consumo, a qualquer custo, mesmo às custas do sofrimento dos outros. Só resta a nós contribuirmos com exemplo e atos. Só isso. Continue assim Betha, somos um país precisa de exemplos de baixo para cima e de cima para baixa, nas camadas da sociedade. Se os exemplos bons suplantarem os ruins, criaremos na minoria o sentido consciência social e de vergonha na cara.

beijos! Gostei muito do texto

Enviado por Tópico
HelenDeRose
Publicado: 15/09/2010 16:24  Atualizado: 15/09/2010 16:24
Usuário desde: 06/08/2009
Localidade: Sorocaba - SP - Brasil
Mensagens: 2022
 Re: Violência Nossa de Cada Dia
Os direitos humanos só são utilizados para os assassinos, os filhos que morrem não possuem direitos humanos. A nossa Lei foi feita para libertar e defender criminosos. Meu filho já foi assaltado e teve a sorte de não ser morto. Desarmaram a população e os criminosos estão até os dentes armados com fuzis que são encontrados no exército. Vamos reclamar pra quem? No meu entender, a violência só tende a piorar. Como vamos nos defender? Com porte de armas? Cercas elétricas?...O lema da nossa bandeira deveria ser trocado de "ordem e progresso" para "salva-se quem puder".

A indignação do seu texto, contagia!

bjo.

Enviado por Tópico
Nanda
Publicado: 19/09/2010 14:09  Atualizado: 19/09/2010 14:09
Membro de honra
Usuário desde: 14/08/2007
Localidade: Setúbal
Mensagens: 11076
 Re: Violência Nossa de Cada Dia
Betha,
Acertaste na mouche, é que efectivamente para aqueles que são os verdeiros responsáveis, nós cidadãos de pleno direito cívico não passamos de números de estatísticas.
Denunciar é imperioso.
Beijo
Nanda

Enviado por Tópico
Betha Mendonça
Publicado: 25/09/2010 16:48  Atualizado: 25/09/2010 16:48
Colaborador
Usuário desde: 30/06/2009
Localidade:
Mensagens: 6699
 Re: Violência Nossa de Cada Dia - amora,ge,Helen,Nanda e todos
O tema está no nosso cotidiano.Façamos cada um nossa parte e esperemos pelo melhor.Agradeço as leituras e reflexões!
Bjins