Crónicas : 

Nunca é tarde pra ver o mar

 
Tags:  de    crônicas    soaroir  
 
Nunca é tarde pra ver o mar
© Soaroir Maria de Campos
23/08/07

Logo ali na Rua Redentor nº 295, ainda Guanabara, foi que nasci. Pasmem, mas cheguei muitas vezes a caminhar por aquelas calçadas junto com o meu vizinho que à época já tinha sido afastado da Presidência pelos Estados Unidos, o marechal Eurico Gaspar Dutra (1883-1974). Pena que nunca pedi um autógrafo.
Jardim de Alah, Lagoa Rodrigo de Freitas e o Posto 9 (creio eu, pois não me lembro mais do número) foram partes integrantes de minha vida por muitos e muitos anos.
É saudosismo? Sim, claro que é, afinal, para mim aquele foi um tempo e tanto. A Escola Municipal Henrique Dodsworth era escola de Ipanema e só gente boa, maioria hoje conhecida, estudava lá; as praias não eram ainda divididas por redutos/tribos. Claro que além de paquerar, o must era pegar jacaré naquelas águas lindas de Ipanema, mergulhar, furar ondas e cada vergalhão que a gente enfrentava... até sentia a coluna oscilar enquanto ela passava. No mais, era escavar a areia e jogar a toalha, e sem nenhuma preocupação com proteção solar, ficar ali torrando até altas horas, quando batia a fome e a turma se juntava, de preferência no Castelinho, quase divisa com Copacabana, para uns chopinhos com tiras de mignon ou piabas fritas e outros “piscativos” quando a grana dava.
Lá pelas tantas, ia chegando a turma da bossa nova, do sambinha, dos pintores e escritores menos conhecidos na época e ali mesmo, numa espécie de laboratório, criavam, representavam e tinham julgadas as suas obras. Às vezes varávamos a noite.
Ao voltar para casa já com o sol raiando e os pescadores recolhendo suas redes, bebia direto do gargalo da garrafa o leite deixado na porta pelo leiteiro e “cama pra que te quero”, até a hora de novamente voltar a ver a praia.
Numa dessas vezes tive uma linda surpresa.
Era uma forma de “aproach” bem diferente das atuais:
- Você tem pernas longas e lindas, não gostaria de ser atleta do/pelo Clube de Regatas do Flamengo?
Bem, aquela provavelmente não devia ser a minha praia, pois jamais me tornei atleta. De qualquer forma a cantada funcionou, até quando ele teve que partir num contingente brasileiro para servir em Suez. E de repente toda a praia mudou, tudo ficou diferente e eu me perdi no horizonte, olhando pela primeira vez o mar e sonhando com o seu navio voltando.

Mais alguns fragmentos em : Um Amor de Suez
http://recantodasletras.uol.com.br/visualizar.php?idt=193162
ou em: http://www.batalhaosuez.com.br/Poesia16.htm
<br />Nunca é tarde pra ver o mar
© Soaroir Maria de Campos
23/08/07



Open in new windowVocê pode exibir/reproduzir desde que (©Soaroir Maria de Campos em Luso-Poemas - "data de publicação") seja visível. Proibido copiar/criar obras derivadas/obter ganhos comerciais.

 
Autor
Soaroir
Autor
 
Texto
Data
Leituras
1652
Favoritos
0
Licença
Esta obra está protegida pela licença Creative Commons
0 pontos
0
0
0
Os comentários são de propriedade de seus respectivos autores. Não somos responsáveis pelo seu conteúdo.