Textos -> Crítica : 

Portugueses vs Museus

 
Se um dia destes começarmos a perguntar a toda a gente que anda na rua se costuma ir a museus ou se já foi sequer a algum, ou pensam que somos loucos ou então pensam que é mais um estudo duvidoso que andam a realizar por aí.

A verdade é que muito poucos portugueses têm o hábito de visitar museus, sejam os da sua cidade ou os de outra qualquer.
Vejamos: se questionarmos um jovem sobre o que ele faz aos domingos de manhã, é óbvio que ele vai responder «dormir», «ver televisão», ou ainda (em terceira tentativa) «dormir».
Não deveriam ser estas as respostas ideais. Se por um lado os próprios pais já não incumbem aos seus filhos o hábito saudável de visitar museus e ver cultura (nem que seja ir ao Museu da Marinha), os jovens dos dias de hoje nem tão pouco mais ou menos pensam em perder tempo em sítios que, à maneira deles, “dão apenas para ver quadros, exposições, ler placas e arrastar os pés pelo chão”.
Existe um vasto leque de locais de interesse, património público e demais centros culturais espalhados de norte a sul do país. O que acontece (e que agrava a crise) é que o povo português, já de si, não dá valor ao que tem, e é capaz de gastar mais dinheiro em longas viagens para fora… quando tem a poucos quilómetros, em Lisboa, por exemplo, e barato (sendo que aos domingos até às 13horas não se pagam as entradas) magníficos centros de cultura de arte, pintura, moderna ou abstrata, entre muitos outros tipos de museus. Temos de tudo, mas aos olhos da maioria parece que isso não existe, e o que existe não interessa.

Há, perante isto, que alterar estas mentes e formas de ver as coisas, numa sociedade cada vez mais agarrada à confusão rotineira das cidades.
Pode não ser fácil, mas com o empenho e divulgação de todos (como exemplo disso vejam o “FAÇA FÉRIAS EM PORTUGAL”) decerto conseguiremos atingir novos patamares.
Só com isso poderemos ver OS PORTUGUESES NOS MUSEUS DE PORTUGAL!

 
Autor
ADR
Autor
 
Texto
Data
Leituras
865
Favoritos
0
Licença
Esta obra está protegida pela licença Creative Commons
1 pontos
1
0
0
Os comentários são de propriedade de seus respectivos autores. Não somos responsáveis pelo seu conteúdo.

Enviado por Tópico
Nanda
Publicado: 04/12/2010 23:12  Atualizado: 04/12/2010 23:12
Membro de honra
Usuário desde: 14/08/2007
Localidade: Setúbal
Mensagens: 11076
 Re: Portugueses vs Museus
ADR,
Se não tivesse o privilégio de te conhecer pessoalmente e de saber a educação que recebes dos teus pais, certamente seria capaz de ler nas entrelinhas, do que tão habilmente escreves, o exemplo de jovem bem formado que és.
Viva a juventude saudável no corpo e na mente.
Beijo
Nanda