Textos -> Escolares : 

A Literatura, de portas abertas

 
O estudo da Literatura surge, na vida de muitos, de uma forma “inesperada”, na medida em que os alunos iniciam a disciplina sem grande conhecimento acerca dela.
Como todas as outras, a Literatura é uma disciplina com peculiaridades, com os seus métodos e assuntos abordados. Mais que isso, a Literatura complementa o Português e o ensino secundário no curso de Humanidades, pois aprofunda conhecimentos e estudos que não são levados a cabo nas outras disciplinas de línguas. O estudo da vida e obra dos autores, por exemplo, é deveras importante no sentido de uma maior saber acerca dos legados escritos que nos ficaram. A cultura nacional assenta no pontochave do estudo da Literatura, dos grandes escritores às grandes obras; poesia, teatro e prosa deliciam os mais interessados e, verdade seja dita, aborrecem tantos outros.
Por outro lado, o nosso despertar para a ação e tempo do Mundo dá-se mediante a Literatura e a História. Com os textos ficamos a conhecer a sociedade das várias épocas, os costumes, a vida, as peripécias, os feitos heroicos e os problemas reais por que passaram as gerações.
Uma outra característica desta disciplina prende-se com o facto de os textos estudados, por vezes, serem “atuais”. Já em tempos se avaliavam as condições humanas em geral, fatores que podem cativar o leitor para a análise de certas obras que se adaptem, tanto quanto possível, aos nossos dias.
A Literatura Portuguesa pode ser considerada como um livro gigante que resiste ao tempo e à mudança nas formas de ensino. Quem aprofunda a Literatura cultiva-se a nível pessoal e social, sem esquecer de que fica a par de toda uma cultura que o coloca em vantagem. Para muitos, a Literatura pode ser um refúgio e um “escapar” à “crise de espírito”.

André Rosa

 
Autor
ADR
Autor
 
Texto
Data
Leituras
923
Favoritos
0
Licença
Esta obra está protegida pela licença Creative Commons
1 pontos
1
0
0
Os comentários são de propriedade de seus respectivos autores. Não somos responsáveis pelo seu conteúdo.

Enviado por Tópico
Nanda
Publicado: 31/01/2011 21:14  Atualizado: 31/01/2011 21:14
Membro de honra
Usuário desde: 14/08/2007
Localidade: Setúbal
Mensagens: 11076
 Re: A Literatura, de portas abertas
Olá André,
Não poderia estar mais de acordo contigo. Filho de peixe sabe nadar.
Beijo
Nanda