Textos -> Natal : 

Crise infeliz e apertado Ano Novo

 
Crise infeliz e apertado Ano Novo

Nunca antes as quadras festivas do Natal e Ano Novo sofreram tantos cortes orçamentais. Este ano, não devemos esperar muito mais no sapatinho do que prendas mais económicas, e até o champanhe do Ano Novo, quem sabe, será de marca barata. Persiste a lengalenga da crise que afeta o país e esta promete ensombrar muitas festas que deveriam ser de libertação de problemas e não de “aperto de cintos”. Este ano, o Natal vai mostrar timidamente o ar da sua graça que tende a esmorecer por entre as medidas de austeridade e o Orçamento de Estado.
A tradição já não é o que era. Nas cidades e vilas deste país, todos gostamos de apreciar os ornamentos colocados nas avenidas, ruas e praças mais emblemáticas, mas a crise ditou um corte nos gastos em iluminações. Apesar da beleza desta quadra com que todos sonhamos, a verdade é que o Pai Natal não dispõe de um Fundo Monetário Internacional que nos permita festejar esta quadra de forma mais próspera em finanças.
Só para termos uma ideia, em Setúbal o investimento deste ano foi de 66 mil euros, menos 15 mil do que os gastos pela CM em 2009. Esta é a tendência que se repete de norte a sul, e para aprovação de algumas pessoas que consideram até desnecessárias as luzes, tendo em conta as dificuldades, há municípios que este ano não acenderão uma única lâmpada, como acontecerá em Palmela. Por cá, é de louvar a contenção de despesas, desde que luzes mais económicas e de tecnologia LED iluminem as ruas, nos alegrem e façam, pelo menos, rejuvenescer o comércio tradicional que tanto sofre com a escassez de clientes.
Porém, nem tudo mudará: decerto se repetirão os cenários de consumismo de última hora e de pagamentos a prazo de presentes dispendiosos, no típico perfil de um português que se endivida. Sim, de entre os países da Zona Euro que se veem a braços com a recessão das economias, Portugal continuará ironicamente no topo da lista das nações que mais gastam em prendas, apesar de todos os alertas.
Resta desejar as melhoras a este país atacado pela gripe da crise. O Natal não é apenas feito de luzes e de presentes embrulhados em papéis brilhantes. É feito de paz interior, de calor humano e de disponibilidade para os outros. E esses valores não pagam imposto.

 
Autor
ADR
Autor
 
Texto
Data
Leituras
1711
Favoritos
0
Licença
Esta obra está protegida pela licença Creative Commons
2 pontos
2
0
0
Os comentários são de propriedade de seus respectivos autores. Não somos responsáveis pelo seu conteúdo.

Enviado por Tópico
Nanda
Publicado: 19/12/2010 00:50  Atualizado: 19/12/2010 00:50
Membro de honra
Usuário desde: 14/08/2007
Localidade: Setúbal
Mensagens: 11076
 Re: Crise infeliz e apertado Ano Novo
André,
Foi bom passar pela tua escrivaninha.Tenho acompanhado os teus textos desde o início e é para mim uma honra ter no meu leque de amizades um jovem tão bem formado e informado quanto à actualidade social e política.
Meu querido, dá os parabéns à mãe pelo concerto fabuloso de hoje, em Palmela, que tive o prazer de assistir. Desejo-vos, aí em casa, um Santo Natal pleno daqueles presentes que tão bem dizes: "não pagam imposto".
Beijo
Nanda