Poemas : 

Vanitas, Vanitatum

 
Vanitas, Vanitatum
 
Nada entre o céu e a Terra acontecia sem que ele o ordenasse. Assim criam os seus súditos. Detentor de um império vasto, dono de imensas porções de terra, senhor do destino de países e de nações. Supremacia viva! Potestade a viver entre os mortais! Ornamentos em ouro, marfim, lápis-lazúli, prata, peles de animais, tudo para o seu conforto e realização dos seus caprichos, tudo lhe era comum, banal. Organizava exércitos; determinava a invasão e a extinção de países; subjugava aqueles que se colocassem em seu caminho.

Herdeiro legítimo de uma dinastia primeva, legara do pai todo um império. Para ele, como para seus antepassados, não haviam limites; nem mesmo o panteão dos deuses lhe colocavam rédeas, afinal ele, também, era um Deus! Seu nome ecoava com reverência e medo entre as bocas das gentes. Reverenciar-lhe era um dever obrigatório, cuja desobediência seria punida com a morte. Sob seu comando foram erguidas pirâmides, templos, cidades, sempre opulentos, reluzentes, de uma brancura ímpar. Seus caprichos eram ordens a serem cumpridas imediatamente, sem o menor protesto.

Vivera, reinara, dominara. Sob seu reinado o império se expandiu, a população aumentou com as conquistas dos países vizinhos e dos países distantes. Desde reinos mais desenvolvidos: Núbia, o Reino de Axum a povos menos desenvolvidos: bérberes, beduínos, etc., todos lhes deviam tributo, reverência, obediência. Senhor de homens livres, felás e escravos.

Presumiam-no imortal, acima de tudo e de todos…

Picaretas, talhadeiras e outras ferramentas produziam sons metálicos no meio do Saara. Alguém, então, grita em árabe, fazendo com que todos corram para ver do que se trata. Um buraco na pirâmide que dava passagem a uma escadaria e, no fim, uma pedra vedava a passagem. Era uma tumba e, segundo os estudiosos dos hieróglifos: uma tumba real.

Removeram a pedra e viram um sarcófago coberto de poeira com poucos detalhes em ouro, lápis-lazúli e marfim. Ao abrirem o sarcófago, viram uma múmia. Era a múmia de um faraó que, milênios antes, era considerado um Deus vivo, entre os egípcios.

Encontraram-no, os arqueólogos, 3000 anos depois, despojado de toda esta opulência, resumido a uma carcaça enegrecida pelo tempo e embalsamada em um sarcófago carcomido pelos séculos, onde ponteavam fungos milenares e um odor insuportável. Estava envolto em poeira e areia do deserto.

Assim foi encontrado o Grande Faraó, o Ser Supremo do Egito, o Deus dentre várias nações: reduzido, espremido, esquecido em um sarcófago no meio do nada. E fico a pensar no ensinamento que vem de um outro povo que se presumia, igualmente, eterno: Vanitas, vanitatum! Vaidade das vaidades!

Ainda hoje muitos que se presumem poderosos, são cegos a ponto de não ver o futuro que lhes é reservado. O pó os espera de braços abertos e sem o perdão e a misericórdia. No final de tudo, o poder se converte em vaidade, em “tola vaidade”…

(Danclads Lins de Andrade).

 
Autor
Danclads
Autor
 
Texto
Data
Leituras
641
Favoritos
0
Licença
Esta obra está protegida pela licença Creative Commons
3 pontos
3
0
0
Os comentários são de propriedade de seus respectivos autores. Não somos responsáveis pelo seu conteúdo.

Enviado por Tópico
Migueljaco
Publicado: 22/08/2011 22:26  Atualizado: 22/08/2011 22:26
Colaborador
Usuário desde: 23/06/2011
Localidade: Taubaté SP
Mensagens: 10200
 Re: Vanitas, Vanitatum
Boa noite Caro poeta, seus versos narram as falhas humanas no concernente a fazer as correções necessárias para que sejamos menos egoístas, e mais altruístas, parabens pelo seu sapiente texto, MJ.

Enviado por Tópico
visitante
Publicado: 23/08/2011 16:49  Atualizado: 23/08/2011 18:41
 Re: Vanitas, Vanitatum
Gostei da máscara do TUTANCÂMON e da sua múmia (RAMSÉS é mais feio),narrativa perfeita do texto. ROMA também caiu...

O ser humano quando atinge um patamar elevado... adora despencar, porque nutre estes vícios - vaidade , inveja, arrogância, egoísmo, etc. - nossa natureza é pior que a do animal(que somos)a dita racionalidade é usada para destruir - poder que deveria nos salvar, nos encaminha para a extinção...a espécie inteira. O ser particular/singular que sou... bastam sete palmos de terra.

Divaguei , porque gostei Poeta...desculpe-me.

Abraços

Enviado por Tópico
visitante
Publicado: 27/08/2011 14:11  Atualizado: 27/08/2011 14:11
 Re: Vanitas, Vanitatum
Me lembrou "Ozymandias", de Percy B. Shelley.