Textos : 

A Oeiras de Isaltino Morais

 
Economia

Oeiras é um dos concelhos mais desenvolvidos e ricos da península Ibérica e mesmo da Europa.
No seu território encontram-se instaladas muitas multinacionais como a Nestlé, a Microsoft, a Netjets, a General Electric, a HP, a Unisys, a Nokia, a Toshiba, a Philips, a Glaxo Smith Kline, a LG, entre muitas outras.

O concelho concentra ainda cerca de 30% da capacidade científica do país sendo um dos principais pólos de I&D da Europa.

Em 2003 o volume de negócios de empresas sedeadas no concelho de Oeiras atingiu cerca de 18 000 milhões de euros. Actualmente pensa-se que esse valor tenha crescido entre 40% a 60%.

Actualmente o concelho posiciona-se como um destino de excelência para investimentos que criem valor acrescentado para a região. Alguns dos novos projectos a ser desenvolvidos são o Lisbon Medical Park, o Arquiparque II, a Torre de Monsanto II, o Parque das Cidades (Office Park) e o projecto de renovação urbana da fundição.

Por essas razões, Oeiras é apelidada como o Silicon Valley da europa, principalmente devido ao grande dinamismo do seu tecido empresarial. Ainda recentemente a americana MIPS Technologies adquiriu a Chipidea num negócio que elevou ainda mais a exposição internacional do concelho.

Entre os parques empresariais presentes neste Concelho estão:

Taguspark
Lagoas Park
Arquiparque I
Arquiparque II
Quinta da Fonte
Parque Suécia
Parque Holanda
Neopark
Para além dos parques empresariais, Oeiras apresenta no seu território importantes institutos de investigação científica:

Instituto Gulbenkian de Ciência (IGC)
Instituto de Tecnologia Química e Biológica (ITQB)
Instituto de Biologia Experimental e Tecnológica (IBET)
Instituto de Investigação das Pescas e do Mar (IPIMAR)
Instituto Nacional de Investigação Agrária
[editar]Perspectivas Futuras
No futuro espera-se que Oeiras continue a atrair cada vez mais multinacionais, cimentando a sua posição no contexto Ibérico e Europeu. Para isso irá contribuir a partilha de sinergias entre universidades e empresas o que irá permitir aumentar know-how da região.

A Investigação & Desenvolvimento será um dos potenciadores deste novo ciclo de desenvolvimento que pretende a criação de grupos tecnológicos fortes com origem em Oeiras e que possam competir no mercado globalizado.

Um dos exemplos desse novo modelo é a assinatura de protocolos com o Massachusetts Institute of Technology e a Universidade Harvard para a partilha de sinergias com o tecido empresarial do concelho.

(Isaltino Morais é dos principais responsáveis por isto, por estar há mais de 20 anos à frente da autarquia)

tirado da Wikipédia

 
Autor
RoqueSilveira
 
Texto
Data
Leituras
1187
Favoritos
0
Licença
Esta obra está protegida pela licença Creative Commons
4 pontos
4
0
0
Os comentários são de propriedade de seus respectivos autores. Não somos responsáveis pelo seu conteúdo.

Enviado por Tópico
visitante
Publicado: 30/09/2011 19:12  Atualizado: 30/09/2011 19:12
 Re: A Oeiras de Isaltino Morais
Tudo bem mas ele alguma coisa fez para ser detido e muitas dessas empressas em portugal estao a fechar não te esqueças disso.

(Isaltino Morais é dos principais responsáveis por isto, por estar há mais de 20 anos à frente da autarquia)

E o que esta por trás disso tudo não podemos ver só as coisas boas o texto esta muito bonito mas não nos esqueçamos do que ficou de mau para trás enfim
Esta é a minha opinião

Tu num dos textos dizias que o senhor isaltino moraias tem muitos recursos de defesa secalhar se fosse um pobrezinho se tivesse dois já era bom.
Desculpa mas não concordo contigo não te esqueças que oeiras entre muitos sitios é onde aumentou o nivel de criminalidade e mais não digo que isto da pano para mangas.


Enviado por Tópico
visitante
Publicado: 01/10/2011 09:09  Atualizado: 01/10/2011 09:09
 Re: A Oeiras de Isaltino Morais
Solidário com o Ricardo!

O meio não justifica o fim. Depois, atribuir prémio a nós próprios, com o que é dos outros, CONVENHAMOS!!!


Cumprimentos

"Grapilho"