Poemas : 

Uma capela, uma cidade próspera - Lizaldo Vieira

 
Uma capela, uma cidade prospera - Lizaldo Vieira
Aos pés de nossa senhora da purificação nasceu a igreja matriz, uma bela obra de arte da argamassa do massapé argila e da água que brota das 14 nascentes do rio lagartixo, tornando inevitável o surgimento de um dos municípios mais prósperos do estado de Sergipe.
Em princípios do século XVIII, o capitão Luís de Andrade Pacheco e sua mulher, Perpétua de Matos França, fixaram residência nas terras situadas entre o rio Japaratuba e a localidade de Coité.
O sentimento religioso do casal determinou a doação, por escritura lavrada no tabelionato de Santo Amaro das Brotas, a quantia de cem mil réis, destinada à construção da igreja em homenagem a N. S.ª da Purificação, erguida no sítio denominado de tabuleiro da cruz, em 1735. Dois anos depois, a capela já estava construída. Tall acontecimento passou a atrair muitos fieis fervorosos que vinham para admirar a imagem da santa e praticar a devoção.
Do alto do tbulero de nossa senhora da puriricação surgiram varias residencias no entorno, com belas arterias e praças se derramendo nos tabuleiros e por suas verdejante mata atlantica, de onde, diantes desta, viu-se surgir varios canaviais e prosperos engenhos açucareiros.
A cultura da mandioca, milho, algodão e cana e o açúcar fomentou o comércio e expandiu o municipio.
No no inicio do século 20, o progresso municípal marchava muito prospero e vivo com a mecanização de sua indústria açucareira, que data de 1914 a primeira usina de açúcar cristal. Em 1915, o ramal ferroviário Murta-Capela ligou-o aos municípios servidos pela Viação Férrea Federal Leste Brasileiro, inclusive às capitais Aracaju e Salvador, o que, sem dúvida, Ihe propiciou notável desenvolvimento.
A freguesia de Nossa Senhora da Purificação da Capela teve sua criação em Alvará de 9 de fevereiro de 1813. Em virtude da Resolução do Conselho do Govêrno, aprovada pela Lei provincial de 19 de fevereiro de 1835, criou-se o Município, sob a denominação de N. S.ª da Purificação da Capela, com território desmembrado do Têrmo da Vila de Santo Amaro das Brotas. Em 28 de agosto de 1888 o município se torna cidade e passa a ser chamado apenas de Capela.
Já no início da década de 1950 com o aumento da produção agrícula (canavieira principalmente) de mais de 80 milhões de cruzeiros, Capela se notabiliza no cenario economico sergipano. Até a década de 80 (Século XX), o municipio posuía usinas de beneficiamento de cana-de-açúcar, chegando a ter três delas,entre as mais produtivas do estado. A época de apojeu produtivos das usinas capela proporcionou riqueza e fama a algumas famílias locais a exemplos dos barretos, sousa e vieira, alem de proporcionao trabalho e sustento à população. Hoje a principal atividade do município é roaltes de minérios, a produção açucareira e e criação de rebanhos de leite e corte.
O municipio de Capela, é integrante do território leste sergipeno e dista á 67 km da capital Aracaju.
Hino do município
de Capela
Letra por Moacyr Carvalho
Melodia por João Rocha

I
Da Cruz simbólica de Cristo
Da mesma forma que o Brasil nasceu
A Capela também floriu, cresceu
Num misto de amor e singeleza
CORO
Assim no pedestal da cristandade
Edificante exemplo que seduz
Uma formosa e lírica cidade
Surgiu serena de uma simples cruz
II
Hoje esta terra próspera e dileta
Onde tudo aos fala o coração
É no dizer sincero do poeta
A Verona de Sergipe e do sertão
III
É a flor tropical dos tabuleiros
Entreaberta ao calor do sol dourado
Perfumada e feliz como se fosse
A noiva angelical do nosso Estado
IV
Aos filhos dá prodigamente
No amanho do solo a rica mesa
É o capelense muitas vezes sente
Seu orgulho nascer dessa grandeza
V
Seu estandarte é o campo dadivoso
Sua divisa é o arado benfeitor
Tem como escudo forte e portentoso
A couraça invencível do labor
VI
Um século de glória e de luz
Um século de amor e liberdade
Salve filha legítima da cruz
Salve Capela, ó lírica cidade.


Q U E S E D A N E C U S T O d e V I D A - Lizaldo Vieira
Meu deus
Tá danado
É todo santo dia
O mesmo recado
La vem o noticiário
Com a
estória das bolsas
Do que sobe e desce no mercado
De Tóquio
Nasdaq
São paulo
É dólar que aume...

 
Autor
Lizaaldo
 
Texto
Data
Leituras
1073
Favoritos
0
Licença
Esta obra está protegida pela licença Creative Commons
0 pontos
0
0
0
Os comentários são de propriedade de seus respectivos autores. Não somos responsáveis pelo seu conteúdo.