Crónicas : 

Voto feminino - A força da Mulher Brasileira

 
Tags:  força    voto    feminino    79 anos    historia da mulher  
 
O Direito do Voto Feminino está fazendo aniversário hoje, são 79 anos, desde sua implantação no Brasil. Da época da Proclamação da República até hoje são 189 anos, muita coisa mudou, algumas tiveram uma evolução com grande significado, outras nem tanto. A história da Mulher tem caminhado a passos lentos, algumas Mulheres ainda no século passado e mesmo agora são a evidência de que pouquíssimas conseguiram destacarem-se no âmbito nacional político. O Brasil, levou 189 anos para eleger a sua primeira Presidente do Brasil, Srª Presidente Dilma Rousself, embora as mulheres sejam a maior força e o ponto decisivo nas eleições no Brasil. Contudo, mesmo sendo detentoras dessa força, muito pouco, se vêem as mulheres nos cargos políticos brasileiros. Essa luta pelos seus direitos tem como precursoras algumas mulheres que deixaram e que estão em lutas diárias para impor sua força na área politica, e outras áreas também.
Podemos citar algumas destas brasileiras que desbravaram e deixaram caminhos a serem seguidos por nós outras que aqui estamos, uma delas, Berta Maria Julia Lutz, que liderou um movimento que foi decisivo para a conquista do voto feminino, teve também outros grandes feitos em outras áreas , todas evidentemente em prol de conquistas, que elevassem a mulher a um melhor patamar no cenário brasileiro.
Sua luta evidentemente abriu espaços, ainda que, mínimos a outras mulheres como, Carlota Pereira de Queiroz, tornando-se a primeira mulher a fazer parte da Constituinte de 1934, unida a Berta Maria Júlia Lutz, defenderam vários direitos para as mulheres nessa Constituinte, alguns deles: a regulamentação dos trabalhos das mulheres, a equiparação do salario, e a não demissão por gravidez. Fatos esses que não foram bem aceitos e que desencadeou uma série de expressões machistas por cartunistas satirizando o assunto. Essas mulheres entre outras, precursoras da luta das mulheres, presente até nossos dias no Brasil, são a inspiração, para que, nossa luta continue, somos uma grande expressão nacional na hora do sufrágio nas urnas, basta-nos, expressar nossa opinião política livremente, fazendo assim que os candidatos a políticos, atribuam aos seus discursos e projetos políticos, ao universo Feminino.
Ainda, temos uma longa e árdua caminhada neste sentido, mas, se unirmos nossas forças, aquela luta que iniciou tão discreta com o direito do voto feminino, dá-nos hoje , a força necessária para galgarmos o lugar merecido por cada mulher , em cada recanto do nosso país.
A nossa força virá para melhorar todos os âmbitos dos direitos da família brasileira, que sejam, todos assegurados e desfrutados por todos. Somos mulheres, avós, mães, filhas, netas, sobrinhas, amigas, todas evidentemente, almejando o melhor para nossas famílias, vamos fazer valer os nossos votos e pelas nossas mãos iniciaremos a mudança no Cenário Político do Brasil. Chega de tanta Vergonha, Chega de tanta impunidade, e chega de todo nosso suor, e a riqueza do Brasil, descer pelo ralo. Vamos oferecer aos nossos descendentes um País melhor e Probo.

Fadinha de Luz


Maria de Fatima Melo (Fadinha de Luz)

 
Autor
MariadeFatima
 
Texto
Data
Leituras
2466
Favoritos
0
Licença
Esta obra está protegida pela licença Creative Commons
1 pontos
1
0
0
Os comentários são de propriedade de seus respectivos autores. Não somos responsáveis pelo seu conteúdo.

Enviado por Tópico
visitante
Publicado: 03/11/2011 16:56  Atualizado: 03/11/2011 16:56
 Re: Voto feminino - A força da Mulher Brasileira
Força Brasil! Força mulher brasileira! Sois uma esperança de um mundo melhor.

Abraço