Textos -> Crítica : 

Paz na terra e aos homens de boa vontade

 


"Paz na Terra aos Homens de Boa Vontade"
Que critérios, regras, medidas podemos utilizar para mensurar e abordar quem são os homens de boa vontade?

Difícil será distinguir, afinal o que é. Por exemplo, para alguns de nós o que é terrorismo, para outros é luta pela liberdade.
A própria ONU, não sabe o que é o terrorismo, sabe como nós sabemos que é mau, mas é preciso primeiro definir, balizar.

Os BASCOS, o IRA, os CURDOS, os PALESTINOS, os CHECHENOS são terroristas ou estão em luta pela sua autodeterminação? Alguém arrisca responder?

E os TUPIS-GUARANIS não teriam direito de exigir que evacuássemos as nossas casas, pois apenas 500 anos antes eles eram os verdadeiros donos, mais direito que os Israelitas que voltaram 2000 anos depois não?
E os árabes que explodem civis, impõem leis islâmicas radicais e se consideram os donos da verdade moral?

Não consigo posicionar-me. Talvez o melhor seja não querer saber...deixar andar e ver no que vai dar, afinal não é nada comigo! - Lugar comum.
Mas não consigo! Outra coisa que me confronto é:” quem são os terroristas?” Os Árabes que explodiram com as torres gémeas; os “homens – bombas”, os palestinos; os protestantes da Irlanda que atacam crianças católicas ou o IRA que ataca civis? Não seriam terroristas os governantes balcânicos que matavam e estrupavam mulheres na sua assanhada limpeza étnica? Ou quem sabe os terroristas seriam as milícias de POL POT saneando o Camboja em nome de uma luta contra a democracia burguesa e a implantação de um estado essencialmente agrícola.
Poderiam ser terroristas os governos das potências ocidentais encabeçados pelos EUA, que interviu em PORTO RICO e influenciou a queda dos SANDINISTAS da Guatemala, que omite diante das desgraças do povo Africano, que armou e treinou Sadam Husseim para trucidar CURDOS e IRANIANOS, armou e financiou Bin Laden e os fundamentalistas do Talibâ para que fizessem actos de terror contra os Soviéticos.
O próprio Fidel Castro, treinado pelos EUA para derrubar Fuldêncio Batista.

(...) Já ouvi adjectivar Hitler de muita coisa, mas nunca de terrorista, parece-me pois que a variante é a classificação da Comunidade Internacional que denomina os actos segundo critérios não muito bem definidos.
É exemplo uma lista imensa, variada,
Sofisticada:
Pinochet (Chile); Videla (Argentina); Noriega (Panamá); Doc (Haiti); Sukarno (Indonésia); Ferdinaand Marcos(Filipinas)...

Existem actualmente incontáveis conflitos armados no mundo. Esses movimentos principalmente de carácter étnico, religioso e alguns,poucos, de origem política.
No último relatório do Instituto Internacional da pesquisas sobre a paz de Estocolmo, identificava 27 confrontos armados, fruto de rivalidades étnico – político - geográficas manipuladas por lideranças locais que inviabilizam os esforços pela paz.
Do mesmo instituto (SIPRI), estudos apontam que na última década aumentou 37% em gastos militares, sobre o nome “ guerra mundial contra o terrorismo” - irónico não?
Onde está a

"Paz na terra e os homens de boa vontade"?



" An ye harm none, do what ye will "

 
Autor
HorrorisCausa
 
Texto
Data
Leituras
4566
Favoritos
0
Licença
Esta obra está protegida pela licença Creative Commons
1 pontos
1
0
0
Os comentários são de propriedade de seus respectivos autores. Não somos responsáveis pelo seu conteúdo.

Enviado por Tópico
Tânia Mara Camargo
Publicado: 26/10/2007 20:41  Atualizado: 26/10/2007 20:41
Colaborador
Usuário desde: 11/09/2007
Localidade:
Mensagens: 4246
 Re: Paz na terra e aos homens de boa vontade
Honoris o que posso dizer a respeito disto é
a realidade que vi no Chile na época de Pinochet,
estive lá na época deste louco e te digo que foi
um pesadelo e ele se foi sem pagar pelos crimes
que cometeu, a mutilação de mãos de
poetas, desaparecimento de pessoas, morte no
Estádio Nacional, etc. E também pergunto,
onde está a
"Paz na terra e os homens de boa vontade"?