Crónicas : 

Os exageros do Facebook

 
Exagero! Isso mesmo. Resolvi falar sobre isso porque muitas vezes me sinto incomodada. Qualquer assunto no facebook faz uma diferença danada e as pessoas estão sempre de olho, não querem perder nenhuma publicação, observo como nada passa despercebido.
Tem gente que faz do facebook diário, conta tudo que lhe acontece e publica cada passo do dia, para onde vai e de onde veio. Acho isso perigoso e desnecessário. A pessoa pode até ser perseguida, às vezes você não sabe quando tem um inimigo. Quem assistiu ao fantástico, exibido em 21 de outubro de 2012 compreende melhor o que venho dizer.
Há aqueles que ficam jogando indiretas e fazendo declarações de amor para quem não tem uma conta no facebook, mesmo sabendo que o destinatário não vai ler a mensagem.
E as “cutucadas”? Quem nunca inocentemente cutucou vários homens e mulheres, acreditando ser um recurso inofensivo para chamar a atenção de amigos com os quais não nos comunicamos havia algum tempo?
Foi só então que descobri a primeira malícia, numa foto do ator José Wilker (personagem do Coronel Jesuíno – novela Gabriela). “Se eu cutucar você é porque quero lhe usar” (expressão usada por ele quando se refere ao ato sexual), depois de pesquisar descobri que a ação de cutucar não era o que eu estava pensando: ela servia para paquerar ou demonstrar interesse sexual por alguma pessoa via rede social.
A gente pensa que se movimenta em um terreno virtual seguro, mas, na realidade cometemos gafes enquanto acha que apenas expressa ao amigo (a) que carinhosamente se lembrou, sentiu saudade e só isso, longe de qualquer outra intenção. Cometemos engano porque não conhecemos direito os exageros, até porque os sinais são contraditórios e confusos.
Diz o guia redigido pela equipe do Facebook que o mecanismo “cutucar” (poke, em inglês) é “uma forma de você interagir com seus amigos no Facebook”. E explica: “Quando criamos o cutucar, nós achamos que seria legal ter um recurso sem qualquer finalidade específica. As pessoas interpretam a cutucada em muitas maneiras diferentes, e nós encorajamos que você venha com seu próprio significado”.
Percebemos qual foi o significado escolhido pela a maioria dos internautas. Um gesto simples, sem finalidade foi convertido em investida sexual.
Algumas pessoas não se veem com capacidade de conquistar a própria vida, de privar a própria vida, então, escandaliza tudo e observa o outro como uma espécie de competição. Sentem-se como se não tivessem recebido o suficiente da vida.
Ao inflacionarmos as expectativas em relação ao outro e a nós mesmos, compramos uma passagem só de ida rumo a irrealidade cotidiana. Onde tudo é perfeito só na timeline do facebook.
E se alguém me perguntar a minha razão para usar o facebook? Devo dizer que além de interagir com amigos, hoje cada vez menos, entendo que, há muito que aprender com o que nos irrita. Talvez, desejamos encontrar no outro a compensação para os nossos defeitos.
As redes sociais criaram tantas questões que, de certa forma, complica nossa vida. E quando você não curtiu a foto daquele amigo (a), ou um post interessante? Pode ser sinal de um total desprezo. Afinal, “curtir um post” no facebook tornou-se prova de atenção, aquela que não consegue dá no calor de um abraço, ou com uma visita nos dias de folga.
Os amigos próximos que não curtem um determinado post seu passam semanas na “geladeira”. Só sai de lá quando voltar a curtir seus posts. Chego à conclusão que, vivemos no ambiente virtual apenas um simulacro do mundo físico e sem mostrar a cara.
Uma amiga não me compreende por ser comprometida na vida real e não revelar na rede social. Ela sempre diz que, se não me conhecesse bem diria que é porque eu tenho algo a esconder. Simplesmente me divirto com ela, tem um humor admirável. Revelou com risos que sua maior alegria foi colocar “relacionamento sério com fulano” no facebook.
Confesso que, uma vez pedi um namorado para mudar o seu status de relacionamento. Eu explico! Ver o perfil dele como “separado” me incomodava, ele não precisava colocar “relacionamento sério” bastava ocultar – como o meu sempre foi – estando comprometida ou não. Ele mudou e logo após terminamos.
Engraçado, a maioria das pessoas acha que se é casada na vida real tem que se casar no facebook também. O fato é que não gosto de expor minha vida. As pessoas não têm interesse em saber o que se passa comigo, eu penso. Na minha timeline não tem nada de minha vida particular, acho melhor assim. Não gosto de manter o meu relacionamento sério virtual. Mas, sou consciente de como ele é sério sem os exageros do facebook.
A tendência das redes sociais é criar exageradamente todos os seus recursos. É preciso cuidado com o que acreditar, lê ou comentar. A internet é aquilo que as pessoas fazem dela, um equivoco qualquer não é fácil reparar, a agilidade torna visível em instantes qualquer informação.

Alva Xavier

 
Autor
alva
Autor
 
Texto
Data
Leituras
2973
Favoritos
0
Licença
Esta obra está protegida pela licença Creative Commons
8 pontos
8
0
0
Os comentários são de propriedade de seus respectivos autores. Não somos responsáveis pelo seu conteúdo.

Enviado por Tópico
fotograma
Publicado: 13/11/2012 12:25  Atualizado: 13/11/2012 12:25
Colaborador
Usuário desde: 16/10/2012
Localidade:
Mensagens: 1473
 Re: Os exageros do Facebook
famebook é puro voyerismo, fofocagem, saber quem tá comendo quem e empresas espertas lucrando com as informações que você mesmo provê sobre seus hábitos de consumo e relações pessoais

nos idos tempos do orkut, alguns ainda defendiam por haver muitas páginas de discussão útil sobre temas técnicos, mas do que adianta ter toda essa informação em uma rede privada e fechada? Alguns chegam ao extremo de achar que famebook/orkut são internet, quando internet é uma rede aberta e acessível a qualquer um sem precisar de uma conta com essas redes privadas de empresas particulares. Antes contribuir conhecimento para a wikipédia ou algum fórum com visualização aberta a todos


Enviado por Tópico
Caio
Publicado: 13/11/2012 12:57  Atualizado: 13/11/2012 12:57
Membro de honra
Usuário desde: 28/09/2011
Localidade: Olinda, Pernambuco
Mensagens: 898
 Re: Os exageros do Facebook
gosto do facebook. entro em contato
com autores que gosto de ler, aprendo
sobre poesia, recebo notícias de várias
vertentes. acredito que, com o mínimo
de bom senso e maturidade, o facebook
seja uma excelente ferramenta.

não costumo ser guiado pelas massas.
me divirto vendo pessoas se matando
por conta de certos conteúdos expostos,
guerrilhas internas sobre quem está
certo e quem está errado, argumentos
pobres ou podres.

ah, também é um ótimo lugar pra conseguir
imagens de gatinhos fofos e coisas coloridas.

descubro músicas "novas" com pessoas
de gosto semelhante ao meu, além de
receber notícias sobre eventos que
possam ser de meu interesse.

em resumo, com bom senso e parcimônia
na exposição de informações, torna-se
o facebook um ambiente de aprendizado.


Enviado por Tópico
visitante
Publicado: 13/11/2012 22:48  Atualizado: 13/11/2012 22:48
 Re: Os exageros do Facebook
Alva,
Eu abri uma conta no Facebook em 2007, quando minha filha foi para a Faculdade, e foi morar longe de nos. Entao, como eu sabia que ela tinha uma conta, abri uma. Bem, "tentei" saber o que acontecia com ela, mas nao fui bem sucedida...pois nao sabia que eles pode escolher onde suas publicacoes aparecem (aquele tempo, eu nao sabia).
E jah no Facebook, comecei a encontrar um monte de amigos do Brasil. Amigos que tive quando trabalhei na Johnson, na Ericson, na Bristol Myers em Sao Paulo, amigos e amigas de infancia, de colegial, de ginasio.
Ate entrei para um grupo onde pude reencontrar meus colegas de Colegial, uma turminha inesquecivel.
Acabou num encontro quando de ferias, fui para o Brasil.
Para mim o Facebook eh maravilhoso, principalmente com essa distancia de minha familia.
Converso com meus irmaos, coloco fotografias dos pratos que faco nos fins de semana, posto fotografias de primavera, verao, outono e inverno.
Nao sou de "chat", e nem de "msn" (nem tenho), mas eu adoro quando chego no Facebook e posso conversar rapidinho com meus irmaos.
Tudo nessa vida depende de "como" voce usa, e para que fim.
Nao acredito em amores virtuais...so nos reais.
Mas acredito que encontrei pessoas que nao conhecia no Facebook, e que hoje elas fazem parte do meu rol de amigos e amigas.
E quanto ao "poke", aqui nos Estados Unidos, certeza absoluta, que nao tem nenhuma conotacao sexual. Alias, eh uma brincadeira (e que acho chatinha pra caramba), mas ingenua. Acredito que o brasileiro sempre coloca pimentinha no "cutucar"...
Portanto, Alva, para mim o Facebook eh uma verdadeira diversao.
Como trabalho o dia inteiro, nao tenho muito tempo. Mas toda noite, "aporto" no Facebook... e para mim eh como se eu estivesse numa sala de visitas, vendo as novidades dos meus amigos (as), minha familia, e coisas do meu Pais.
Respeito quem nao gosta - afinal existem as mas experiencias em tudo, nao eh mesmo?

Abracos,
~Mary~


Enviado por Tópico
Raul de Oliveira
Publicado: 17/11/2012 05:41  Atualizado: 17/11/2012 05:41
Muito Participativo
Usuário desde: 26/11/2007
Localidade: São Paulo
Mensagens: 56
 Re: Os exageros do Facebook
Oi. Aportei nos seus textos hoje e aproveitarei para "dar uma cutucada" neste.
Aliás, muito interessante a sua opinião e os comentários. Bem, para começar a ligação do poke a conotação sexual está nos dedos e na cabeça de quem escreveu isso, minha mãe me cutuca toda semana, e garanto que não tem apelo sexual nenhum nisso. Enfim, trabalho/estudo/vivo internet desde 96 (acho) quando a inet estava aportando por aqui e posso dizer sem sombra de dúvidas: internet, sites, fóruns, lusospoemas são ferramentas e, como tal, podem ter diferentes usos para diferentes pessoas. Estamos tendo uma discussão ontológica de tecnologia em um ambiente de poemas, não? Assim como um martelo pode representar tanta coisa (vide Heidegger) o que dizer, esperar, de um sistema vivo e participativo que pode mostrar ou ocultar, exponenciar principalmente caracteristicas daqueles que o usam.
Eu compartilho muitas coisas no face, twitter, blogs e por ai vai, mas tudo da mesma maneira como compartilho minhas mascaras com colegas de trabalho, camaradas de bares, amigo intimos. Nem todos vêm tudo. Você escolhe. Na pior das hipoteses as companhias (e aqui é proposital a escolha da palavra companhias para termos um teocadilho) escolhem para você para tirar algum proveito disso, mas você também se aproveita delas e é, muito inocente acreditar que não existirá sempre uma troca. Assim como crer que não existe censura ou controle.
Enfim, acho que escreveria outro post, do tamanho do seu sobre o assunto, e se quiser conversar, vamos nessa, o "virtual" é um mundo!