Crónicas : 

BIBLIOTECA PÚBLICA MUNICIPAL (Uma Leitura da Alma Humana)

 
Tags:  alma    conhecimento    livros    inteligência    acervo  
 
Em todos os tempos, a existência e manutenção de uma Biblioteca em cada cidade, em cada recanto onde existam pessoas alfabetizadas, tem sido uma luta constante e sem tréguas, de pessoas que conhecem o valor da leitura sob todos os aspectos humanos: psíquico, moral, espiritual, econômico, político, etc... etc...
Portanto, o uso da Biblioteca Pública – como ainda a conhecemos – não se trata somente de manter um acervo de livros antigos, mas sim de manter viva a memória humana de que a verdadeira EVOLUÇÃO não é feita apenas e somente no âmbito material, mas sim, principalmente, no âmbito da Inteligência e da Espiritualidade racional.
Aos jovens, que pensam que as Bibliotecas são coisas do passado, tem de ser dito que elas já estão sendo transferidas para o setor eletrônico, já porque não abriremos JAMAIS mão do Conhecimento – não acumulado – mas adquirido ao longo dos anos, séculos e milênios.
Os escritores, poetas, historiadores, pesquisadores de todas as épocas fizeram – e fazem – uma leitura da Vida na sua amplitude, sendo que o fato de ler um romance, é ler a ALMA da Vida e do Ser Humano, pois ali sempre aparecem nuances de todos os aspectos psicológicos vivenciados pela Humanidade no decorrer de sua construção mental e espiritual.
Gostaria de sugerir como dica de leitura aos jovens, os livros de JÚLIO VERNE, que fazem parte do acervo da Biblioteca Pública Municipal de Cândido Godói.
Por que Júlio Verne?
Porque suas obras – escritas há muitos séculos passados -, contém fatos e visões de um mundo que, aparentemente, apenas está desabrochando ao nosso redor, no aspecto material, com suas invenções tanto em relação à astronomia como às descobertas que o Ser Humano tem feito no fundo dos mares.
Seria interessante que o jovem tomasse conhecimento das maravilhas que a Mente Humana soube inventar e prever, desde tempos mais remotos, e que ainda contém mensagens para as gerações que vêm nascendo e trazendo em si, as sementes do Mundo Futuro.
Talvez, depois de algumas leituras, olhassem com novos olhos a História passada da Civilização e também as pessoas de idade mais avançada, para respeita-las e amá-las por representarem um Elo de uma corrente sem fim do Conhecimento Humano, que, se quisermos, pode se estender ainda por muitas Gerações que habitarão este Planeta tão abençoado e pródigo em maravilhas naturais.

Professora Saleti Hartmann
Poetisa
Cândido Godói-RS


 
Autor
SALETI HARTMANN
 
Texto
Data
Leituras
1305
Favoritos
0
Licença
Esta obra está protegida pela licença Creative Commons
1 pontos
1
0
0
Os comentários são de propriedade de seus respectivos autores. Não somos responsáveis pelo seu conteúdo.

Enviado por Tópico
Edykyron
Publicado: 03/01/2013 19:47  Atualizado: 03/01/2013 19:47
Colaborador
Usuário desde: 15/11/2012
Localidade: São Paulo, Brasil
Mensagens: 774
 Re: BIBLIOTECA PÚBLICA MUNICIPAL (Uma Leitura da Alma Hum...
BOA TARDE !!!

GOSTEI MUITO PROFESSORA, HOJE ACREDITO QUE O BIBLIOTECA COM TODO SEU CHARME PERDEU ESPAÇO, PARA MÍDIA E INTERNET,O JOVEM NÃO TEM INTERESSE, PRA MIM SEMPRE SERÁ UM PRAZER APRECIAR UM BOM ROMANCE,UM LIVRO DE CABECEIRA, LER NA PRAÇA OU DEITADO NA REDE, PARABÉNS.