Contos : 

Ascanthopédia - parte 3 - Sombras do Jardim

 
Sombras do Jardim

Para alcançar essa campina, era necessário se atravessar o grande jardim atrás do castelo. O Jardim que já houvera sido o orgulho daquele lugar. Considerado belo, num lugar onde só havia extrema beleza. Nada, a ele, se podia comparar. Atrás de seus muros de metal, caprichosamente retorcidos em formas floreadas, jazia uma imensa área verde cortada por passarelas, estradas e pontes, que iam e vinham em léguas imensuráveis, visitando árvores, plantas e arbustos que margeavam lagos e fontes, que um dia atraíram milhares de pessoas de todas as partes de Ascantha. Dentro de Nubelar poderiam ter sido construídas cidades inteiras, que ainda assim ficariam perdidas entre a sua vegetação exuberante. Mas ele estava abandonado há tempos... Desde que a sua rainha se suicidara dentro dele. Jamais fora aberto de novo. E rumores de coisas inomináveis que aconteciam lá dentro espalharam-se pelo mundo. Dois motivos suficientes para manter Enki-du fora dele. Mas naquele dia ele resolveu enfrentá-lo, ou jamais chegaria até a campina.
O que havia sido belo um dia tornou-se sombrio, obscuro e imponente. Nubelar não era apenas imenso, mas intimidador, mesmo sem o peso das histórias que se contavam sobre ele. Plantas e árvores imensas subiam céu afora como gigantes, e galhos e raízes retorcidas saltavam do chão para foras das grades do jardim. A vegetação abandonada cresceu desordenada, oprimindo tudo ao redor, criando redomas de escuridão e frio, onde o vento soprava em sussurros e assovios canções estranhas e levava consigo o cheiro de mato e ervas por entre as folhas. Não se ousava falar, mas Nubelar tornara-se um cemitério. E seria por ele que Enki-du começaria a sua jornada.
Num porão escuro do palácio, numa enorme sala onde chaves pendiam das paredes, uma peculiar e dourada brilhava apesar da poeira de anos ingratos. Era grande e rebuscada, num brilho quase próprio, espiritual, de um dourado que não se tem como descrever. Uma pedra azul dividia espaço com figuras floreadas, firmemente incrustada no metal. Era a chave de Nubelar, e quando Enki-du a retirou da parede, com as suas mãos trêmulas de menino e sentindo o peso absurdo da chave, ela deixou na parede a sua imagem impressa, como o vestígio de uma alma.
Ele olhou pra ela demoradamente, como se ainda estivesse se decidindo o que fazer. Ele não se lembrava de sua mãe, era apenas um bebê quando ela foi encontrada entre os galhos no jardim, quase não tinha importância para ele. Mas havia regras que ele não poderia quebrar, e ele respeitava aquele jardim. Via-o todos os dias de sua janela, aquelas árvores ameaçadoras dançando com o vento, o ar gelado que de lá subia e a penumbra que jamais o abandonava. Ele não conhecera os dias de glória de Nubelar, ali para ele sempre fora um cemitério. E ele estava disposto a entrar nele, naquele dia.


j

 
Autor
London
Autor
 
Texto
Data
Leituras
1260
Favoritos
0
Licença
Esta obra está protegida pela licença Creative Commons
0 pontos
0
0
0
Os comentários são de propriedade de seus respectivos autores. Não somos responsáveis pelo seu conteúdo.