Contos : 

Não esquente. Você só é condicionado...

 
Geralmente nos identificamos com o que gostamos. O nosso Eu prefere se comparar com aquilo que o agrada, por tanto, muitas vezes, nos definimos pelo time que torcemos, a comida que gostamos, o país do qual viemos... se temos ou não, medo de alguma coisa, etc. Algumas pessoas, sabendo disso, séculos imemoriais atrás, encontraram uma ótima maneira de domar as pessoas. Como? Por aquilo que as definem, é claro... Então, nos dizem que temos um país e que devemos ser patriotas, que temos de ter um time para o qual torcer, que a cor da pele ou o gosto diferenciado nos coloca em "clubes" separados, e coisa e tal. Dessa forma se torna mais acessível o Eu, e assim, nossos avós, filhos e netos foram e serão mandados às guerras, às lutas de classe, e a todo o tipo de filiação idealista e imposta. Farão você ligar a televisão num dia claro de domingo, para torcer por pessoas que não torcem por você, e desse modo, tanto a tv quanto a pessoa ganhará dinheiro à suas custas. Mas isso é só um pequeno exemplo. Claro, somos ovelhas num prado cercado por todos os lados. E ninguém quer que você saiba o que há do outro lado da cerca... Talvez, porque seja a liberdade, e por ser o mais valioso bem de um Ser vivo, é mantido e cobiçado por poucos. Porque, tudo o que é valioso desperta cobiça, e sempre haverá um que vai querer só pra ele. Geralmente esse um é o mais esperto, atraente e charmoso. Porque, isso também é uma forma de enaltecer o ego. O ego é um imenso cofre, no qual você acumula e guarda, feito um banco, onde os clientes apenas depositam sem jamais terem retorno.
O que é, é que, na verdade, não existem times, ou cores, ou países, ou qualquer outra coisa do tipo. Isso foi invenção da cultura humana, uma criação da psique que é real apenas para vocês. Se olhar de Cima, não há fronteiras, e nem times... Só um bando de espertos tentando dominar os outros, como uns poucos lobos que precisam comer muitas ovelhas antes do inverno chegar. Você só foi condicionado a acreditar que essas coisas existem, porque é conveniente para alguns, isso facilmente o mandaria para a morte na guerra, em nome de um pretenso amor ao seu país. Enquanto, claro, o que te mandou à guerra estará sentado atrás de uma enorme e lustrosa mesa de mogno cheirando a cera. Facilmente o faria entrar numa sociedade secreta que perpetuará o poder de uns poucos, se você se achar diferente dos demais.
O coração humano é perverso, e há muitas maneiras de se dominar o irmão, a sua Bíblia te diz isso. Não é apenas pela força. Também é pela sedução, pelo engodo... Eles te condicionaram, como se condiciona uma barra de metal à marteladas, transformando-a num ímã. Vire uma barra de metal na direção norte-sul, martele-a por toda a extensão, e terá um ímã. Será algo útil para você. Quanto maior o ímã, maior a utilidade.
Se o ego humano não existisse, então vocês se identificariam mais com os outros, com a natureza, com os animais. Não existiriam guerras, desastres ecológicos ou covardias perpetradas. Não existiria Nada! Nada que o ego humano pudesse criar, é claro... Mas Existem coisas além da cerca. Lá, onde ninguém quer que você vá.


j

 
Autor
London
Autor
 
Texto
Data
Leituras
676
Favoritos
0
Licença
Esta obra está protegida pela licença Creative Commons
6 pontos
2
2
0
Os comentários são de propriedade de seus respectivos autores. Não somos responsáveis pelo seu conteúdo.

Enviado por Tópico
Jmattos
Publicado: 20/11/2015 13:13  Atualizado: 20/11/2015 13:13
Usuário desde: 03/09/2012
Localidade:
Mensagens: 18165
 Re: Não esquente. Você só é condicionado...
Interessante!

Enviado por Tópico
visitante
Publicado: 20/11/2015 19:46  Atualizado: 20/11/2015 19:46
 Re: Não esquente. Você só é condicionado...
Nem mesmo seu DNA foi feito para te levar além da cerca, então, transcende a realidade apontada, que foi apenas material.