Contos : 

As coisas mais complexas surgem em pequenos detalhes

 
As pessoas, em geral, não entendem quando digo que vocês são partes de um todo que se enxerga como uma única personalidade, embora essa personalidade respeite e entenda a personalidade dessas outras partes d'Ela. Aquelas poucas que entendem, não entende essa sua função, enquanto parte menor desse todo, que para elas parece tão infinito e distante. Isso é normal e natural, já que perderam a visão dos detalhes e olham as coisas apenas por um prisma conjuntural, relegando as minúcias à periferia dos seus sentidos. Já que para a vocês é mais importante ter uma visão total e não fraturada da realidade. Isso é imposto pelos seus sentidos, já que os seus olhos materiais não pode distinguir detalhes, então o seu cérebro também não dará prioridade a eles.
Tudo ao seu redor é feito de pequenas partículas, já sabem disso a milênios. Mas nunca vêem as pequenas unidades, enxergam o objeto já inteiro. Isso, por si só, em grande parte, já explica a dificuldade que têm de entender a sua realidade como parte conjuntural de um grande todo,. Explica também a atitude egoísta de seus egos e de sua civilização, uma vez que enxergam apenas o grande todo e não as suas partes, aventuram-se a acharem que são absolutos e independentes, que não precisam de ninguém, nem de si mesmos, nem da natureza. Se vissem as coisas como eu vejo, pensariam diferente e veriam que pertencem a uma grande engrenagem que lhes escapada à filosofia e a ciência, e aos seus devaneios mais intrigantes.
Para explicar-lhes a sua função nessa engrenagem, ou pelo menos parte dela, uma parte que você possa entender, preciso que pense em seu corpo em partes (não como Jack o estripador, é claro), mas como pequenas unidades que trabalham para você ser você.
Serve você pensar em suas células, já é um bom começo. Elas são unidades vivas, em seus termos, e mesmo elas, ainda são formadas por unidades menores e independeres, e claro, elas tem uma noção de individualidade, ainda que não seja como a sua, a possuem.
Vamos então às células sensoriais, as papilas da sua língua e algumas células de sua pele e de seu tecido conjuntivo. Nunca parou para pensar, mas graças a elas você sabe a sensação e o sabor que tem uma água fresca que lhe alivia a sede. Por causa delas você conhece o sabor e a textura de uma fruta. Elas lhe ajudam a diferenciar o mundo ao seu redor, dando lhe sensações táteis de maciez, leveza, frescura, aspereza entre outras tantas. Isso moldou você! O seu ego são as suas experiências nessa terra. Você sabe muito bem porque não gosta de abacate ou maracujá ou frutos do mar. E sabe também muito bem porque ama outras coisas que agradaram o seu ego através das sensações que aprovou ou desaprovou no decorrer de sua vida. Isso é o seu ego, e o que você define como você.
Pois bem, quando você morre você leva com você velhos hábitos. Você vai querer beber água, comer, chupar uma boa laranja, e até mesmo tomar um banho. Mas como fará isso, se o seu corpo está a sete palmos ou se você foi cremado?
Como eu disse, as células são individualidades, são organismos sencientes de si mesmos. Elas não morrem como você pensa que elas morrem, elas apenas desagregam-se. A "memória" da célula vive, essa memória transmite a sua consciência as sensações que tiveram em "vida". De quando bebiam ou comiam. Em outras palavras, através das experiências e sensações dessas células que ainda "vivem", a sua consciência experienciará as sensações que ela desejar experimentar. Isso não é difícil de conceber, pois mesmo agora, "vivo", como você pensa estar, é assim que você interage com o mundo ao seu redor, através da sensação de suas células, transportadas eletricamente ao seu cérebro por meio de impulsos nervosos.
Então, acalme-se, quando você morrer, você ainda vai desfrutar daquele sorvete de chocolate que te dava tando trabalho para manter o peso. E lhe asseguro, ele será ainda mais saboroso do que você jamais sonhou em experimentar.
Isso me remete ao início do nosso pequeno texto, e a questão crucial dentro dele. Qual a função de vocês nessa grande engrenagem que é viver, e qual o seu papel dentro desse "Ser Maior"?
Imaginem-se como pequenas células... as suas experiências são remetidas a Ele. É através da sua experiência aqui que Ele vive, entende e se sente humano. Mas não apenas humano. Mas um pássaro, uma árvore, uma pedra... Todo o planeta respira, e em cada inalação, a suprema experiência da existência é traduzida a esse Ser que é imaterial. Assim, Sentimos o que é a experiência tridimensional. E ainda mais, Sentimos o que é Ser cada Ser nessa imensa espiral sem fim da existência. Em dimensões sem paralelos para vocês, em formas de vidas tão variáveis e diferentes, em segundo a segundo, através dos tempos, em uma miríade de experiencias intraduzíveis e diversas que seria impossível contar-lhes de uma forma que pudessem compreender. Todas as formas de vida "materiais" são consciências especializadas, que se concentram num ramo de percepções que são vividas também por Nós. E é através de vocês que conhecemos a glória e a tristeza, o amor e o ódio, os triunfos e os revezes, e um dia, assim como Nós, vocês herdaram essa graça, como a sua célula um dia irá evoluir para uma consciência mais desperta, ser planta, pássaro e homem, e assim como você, escolherá qual o melhor caminho e aquilo que mais a agrada: se o amor ou o ódio, a verdade ou a mentira, a criação ou a destruição. Isso guiará o ego que hoje é você, para o caminho que um dia será dele, e só dele, pois a consciência é criadora, essa é a sua herança, dada a ti pelo seu criador, e filho de criador, criador É.
Aqui, enquanto sensações, espero que sinta cada uma delas, e escolha sabiamente a que levará como sua identidade. O seu mundo é um campo de testes. Quando entenderes e aprenderes isso, entender o valor de cada forma de existência em seus menores detalhes, terá compreendido o universo, e terá ganhado o respeito dele. Então não haverá mais limites para você.


j

 
Autor
London
Autor
 
Texto
Data
Leituras
734
Favoritos
0
Licença
Esta obra está protegida pela licença Creative Commons
1 pontos
1
0
0
Os comentários são de propriedade de seus respectivos autores. Não somos responsáveis pelo seu conteúdo.

Enviado por Tópico
nereida
Publicado: 20/09/2017 15:53  Atualizado: 20/09/2017 15:53
Membro de honra
Usuário desde: 27/08/2017
Localidade: São Paulo
Mensagens: 2285
 Re: As coisas mais complexas surgem em pequenos detalhes
O céu e o limite! Certo.
Abraço