Contos : 

Luar

 
Open in new window


Luar

Em uma cidade bem pequenininha, lá do outro lado do mundo, havia uma montanha muito grande, tão grande que na ponta da montanha tinha uma árvore muito velha, que com seus galhos secos riscava o céu cortando as nuvens em pedaços.

Jorge e os amigos viviam conversando sobre uma grande pedra redonda no formato da lua que ficava quase no topo da montanha.

As pessoas mais velhas insistiam em dizer que naquela grande pedra tinha um mistério escondido e se alguém conseguisse descobrir o tal mistério a pedra fechava de alguma maneira o caminho e a pessoa nunca mais conseguiria voltar, porém ficava estampada para sempre a figura da pessoa presa na pedra.

Realmente tinha figuras de algumas pessoas estampadas na grande pedra, mas para os moradores daquela cidade muito pequena, tudo não passava de um mito criado pelos moradores mais velhos que gostavam de contar histórias e assustar os mais novos.

Jorge tinha um lindo cavalo marrom. O nome do cavalo era Completo, pois era um animal muito inteligente e aprendia as coisas com muita facilidade, além de ter uma percepção muito apurada capaz de perceber detalhes nas coisas num sexto sentido incrível.

Jorge amava demais seu cavalo, tanto, tanto, que nunca estavam separados. Eles viviam tanto tempo juntos que entendiam até o pensamento do outro.

Numa noite estrelada Jorge decidiu desafiar os mistérios da grande pedra. Ele preparou o Completo para uma cavalgada noturna e subiram por uma trilha que levava direto à grande pedra, foi uma caminhada lenta no meio da escuridão por aquela trilha cheia de pedras, apenas iluminada pela luz da grande lua cheia e misteriosa.

A caminhada estava tranquila até se aproximarem da grande pedra. Jorge não entendeu porque seu cavalo repentinamente parou. Não deu nem mais um passo, apenas ficou parado, parecia estar pensando, atento. O que teria feito Completo parar assim de repente?

Jorge nem percebeu, mas alguma coisa parecia tocar a pata traseira de seu cavalo e puxá-lo vagarosamente para trás.

Completo deu alguns passos para trás e pareciam estar em outro mundo. A grande pedra se transformara em uma casa muito velha e Jorge logo percebeu que no quintal havia uma linda garota de cabelos coloridos, seus cabelos amarelos e vermelhos refletiam luzes. Ainda montado no cavalo ele se aproximou dela e perguntou:

- Qual é o seu nome?
- Luar!
- Você mora aqui?
- Eu preciso ir embora que já esta amanhecendo!

A menina correu e entrou em uma porta de pedra fazendo um barulho enorme que assustou o cavalo. Completo deu dois passos para frente e tudo voltou ao normal, o dia já estava clareando e a lua nem estava mais no céu.

Jorge saltou do cavalo, correu até a pedra e tentou achar a porta que a menina entrou, mas só encontrou figuras de pessoas cravadas profundamente na rocha, pareciam estar em outro mundo dentro daquela enorme pedra que parecia a lua.

Ele conversou um pouco com o cavalo, como se estivessem tentando entender o que aconteceu ali e desceram pela trilha de pedras, mas Jorge não era mais o mesmo, pois se apaixonara loucamente pela menina de cabelos coloridos, que pegou seu coração e levou para dentro da Grande pedra.

Os dias passaram e Jorge não contou nada para ninguém, ele já não era mais o mesmo, se tornara uma pessoa silenciosa e misteriosa como uma pedra.

Os amigos perguntavam: Jorge o que aconteceu com você?

Era como se estivessem falando com uma pedra, pois não recebiam nenhuma resposta e Jorge passava o tempo todo pensando com os olhos fixos na grande pedra que parecia a lua.

Anoiteceu e ficou muito escuro. Sem a lua para iluminar um pouquinho a trilha o caminho ficou muito mais perigoso, mesmo assim Jorge subiu a montanha confiante nas habilidades de seu cavalo Completo.

Jorge não sabia como encontrar a entrada da grande pedra, então mesmo montado abraçou carinhosamente seu cavalo e falou:
- Completo! Encontre a entrada da grande pedra! Você já encontrou uma vez, encontre de novo! E ficava fazendo um som com a boca bem baixinho, como se estivessem concentrados e pensando juntos: Chuuu! Chuuu! Chuuu! Chuuu!

Completo parou e o silêncio foi total, alguma coisa parecia tocar em sua pata traseira e o puxar para trás, da mesma maneira que aconteceu na primeira vez.

O cavalo deu dois passos para trás e finalmente conseguiram penetrar novamente no mundo misterioso da grande pedra. Jorge logo viu a casa velha de pedra e procurou pela menina de cabelos coloridos. Olhou para todos os lados, mas não conseguia encontrá-la.

De repente um movimento e percebeu que havia uma menina de costas perto da casa, desceu do cavalo e se aproximou dela. Ao chegar perto, a menina virou-se para ele e não era a menina de cabelos coloridos, era uma menina negra com o rosto escondido na escuridão da noite.

A menina se virou novamente e correu para a porta de pedra. Jorge gritou desesperado querendo alguma informação:

- Como é o seu nome? Onde esta a menina de cabelos coloridos?
- Luar! Eu preciso ir embora que já esta amanhecendo!
- Onde esta a lua para me ajudar a enxergar!

A menina entrou na casa velha e bateu a porta de pedra novamente. Foi um barulho muito forte parecendo um trovão. O cavalo se assustou, deu dois passos para frente e tudo voltou ao normal. A casa voltou a ser a grande pedra.

Jorge correu até a pedra tentando encontrar a porta, mas não conseguiu, então ficou furioso gritando insistentemente, parecia estar louco:

- Eu quero entrar! Abre a porta! Eu quero entrar! Abre! Abre! Até que cansou, pegou seu cavalo e desceram pela trilha de pedras rumo à cidade, que ficava no pé da montanha.

Jorge e o cavalo Completo caminhavam juntos num pensamento profundo tentando entender o que aconteceu. Foi tudo muito rápido. As garotas tinham o mesmo nome, mas não era a mesma. Tem alguma coisa errada aí e eu vou descobrir o que é, tenho que encontrar a garota de cabelos coloridos!

Ninguém entendia o que estava acontecendo com Jorge, pois a cada dia que passava ele ficava mais estranho e irreconhecível pelos amigos.

Jorge não contava nada para ninguém e passava o tempo todo olhando a grande pedra em forma de lua. Observava cada detalhe da pedra procurando uma maneira de encontrar a garota de cabelos coloridos.

Alguns dias depois, Jorge abraçou seu cavalo Completo e falou bem baixinho: - Hoje à noite vamos subir a montanha novamente! Eu preciso que você me ajude a encontrar a entrada! Quando ela entrar pela porta de pedra, nós entraremos juntos! Fique esperto, muito esperto! E ficaram concentrados, olhando um no olho do outro num pensamento profundo.

A noite chegou. Era Lua nova.

Jorge subiu com o cavalo pela trilha de pedras pouco iluminada pela lua nova, no meio da trilha olhou para baixo e não viu a cidade, a escuridão da noite parecia ter engolido ela e apagado da sua vida.

Com um olhar arregalado e atento Jorge logo percebeu que aquela noite seria diferente, pois chegou próximo à pedra e escureceu totalmente, tanto que ele não conseguia enxergar e permaneceu agarrado ao cavalo. A luz do luar brilhou novamente e ele percebeu que já estava bem perto da pedra redonda. A luz da lua fazia a pedra brilhar de tal forma, que ele parecia estar bem próximo da lua e como das outras vezes Completo parou repentinamente sentindo alguma coisa tocar em sua pata traseira puxando-o para trás.

A grande rocha em forma de lua se transformou na velha casa de pedra novamente. Jorge arregalou os olhos procurando por todos os lados a garota de cabelos coloridos e não encontrou. Ele saltou do cavalo e correu até a porta da velha casa de pedra e logo ouviu um barulho atrás dele.

Jorge virou rapidamente e viu uma linda garota de cabelos pretos querendo entrar pela porta de pedra, então perguntou:

- Como é seu nome?
- Luar!
- Onde está a garota de cabelos coloridos?
- Eu preciso entrar que já esta amanhecendo!

Tudo aconteceu muito rápido. A garota abriu a porta de pedra e entrou na casa velha, Jorge entrou junto, mas completo não conseguiu acompanhá-los e ficou para trás. A porta foi fechada com violência e fez um barulho enorme, o barulho foi tão grande que foi ouvido pelos moradores da pequena cidade. Assustado Completo deu dois passos para trás e tudo voltou ao normal.

A lua nova iluminava pouco e Completo ficou sozinho. Jorge não estava mais lá, havia apenas a sua figura dentro da pedra, na qual ele aparecia ao lado da garota de cabelos coloridos. Completo tentou insistentemente encontrar a entrada da grande pedra, mas não encontrou, então deitou em frente à porta e permaneceu por um tempo esperando. A porta abriu pela última vez, Jorge voltou para buscar o amigo, o levou para dentro e bateu a porta para sempre.

O tempo passou e ninguém mais viu o Jorge e nem seu cavalo naquela pequena cidade, alguns moradores diziam que ele teria ido embora cavalgando para longe, porém ninguém conseguia entender como a figura dele fora parar dentro da grande pedra, nela estava estampado Jorge e a garota de cabelos coloridos cavalgando sobre o cavalo Completo.

O tempo passou e as gerações mudaram. Ao lado da grande pedra em forma de lua vivia uma velha senhora que contava o acontecido, mas ninguém acreditava, pois achavam que eram apenas mitos, histórias que os moradores mais velhos inventavam para assustar os mais jovens. Nada naquele lugar iria mudar, pois um dia Jorge também encontrou esta mesma senhora que lhe contou a história dessa pedra misteriosa e ele não acreditou.

Paulo Ribeiro de Alvarenga
Criador de Vaga-Lumes
Iluminando Pensamentos
VruuummmmmZuuummmm....


Criador de Vaga-lumes

 
Autor
Criadordevagalumes
 
Texto
Data
Leituras
1696
Favoritos
1
Licença
Esta obra está protegida pela licença Creative Commons
12 pontos
2
1
1
Os comentários são de propriedade de seus respectivos autores. Não somos responsáveis pelo seu conteúdo.

Enviado por Tópico
visitante
Publicado: 24/11/2015 11:50  Atualizado: 24/11/2015 11:50
 Re: Luar
Lúdico porém um tanto quanto confuso por não ficar claro o significado das três luas e outras repetições meio divergentes.

Enviado por Tópico
visitante
Publicado: 19/12/2015 15:10  Atualizado: 19/12/2015 15:10
 Re: Luar
Gostei muito de ler, um beijo carinhoso e feliz natal.