Textos : 

Aldeia Global

 
Comecei a usar a Internet no ano de 1998. A primeira coisa que fiz quando me liguei à Internet foi mandar um e-mail a um amigo com quem estava zangada há uns tempos. Confesso que lhe poderia ter telefonado mas não sabia se ele me ia atender. E também não sabia se ia conseguir dizer-lhe tudo o que queria. Fizemos as pazes no dia a seguir e, a partir desse momento fui conquistada pela net.
Nos meses seguintes, e através do ICQ, conheci pessoas fabulosas. Umas de perto com quem comecei a me encontrar regularmente, outras de outros países e outros continentes com quem o contacto era mesmo só virtual.
Quando visitei os Estados Unidos, em 1999 encontrei-me com um dos meus amigos de lá. Quando fui a Londres em 2000, encontrei-me com uma família com a qual mantinha contacto. Na minha casa recebi a visita duma amiga brasileira. Filipinas, Algéria, Japão… uma lista infindável de países onde tinha (e tenho) amigos virtuais. Claro que também havia amigos portugueses. E encontrávamo-nos com regularidade.
Muitas das amizades que nasceram na Internet desse tempo tornaram-se reais. Pessoas com quem, em condições normais, não me cruzaria, passaram a fazer parte integrante da minha vida. Casei-me com uma delas. No nosso grupo houve mais dois casamentos.
Não houve apenas sucessos nestes relacionamentos. Lembro-me de casos em que havia problemas sérios, histórias que me fizeram (e ainda fazem) alguma confusão. Um rapaz novo que se perdeu de amores por uma rapariga doutro continente e que passava horas a falar com ela, e que a maior alegria que sentia era quando podiam partilhar ficheiros no computador. Uma amiga brasileira que veio a Portugal conhecer o rapaz com quem namorava virtualmente e que descobriu que ele era casado e pai de duas crianças. Um português, divorciado, que se apaixonou por uma brasileira só por uma foto que nem sabia se era dela. Uma pessoa que se fez de muito amiga, interessada e que acabou a perseguir outro amigo meu.
Passaram-se 10 anos e a minha avaliação da utilização da Internet em termos de relacionamentos pessoais é francamente positiva. Já passei por diversos programas de conversação, por diversos sites e em todos eles conheci pessoas que hoje fazem parte integrante do meu mundo, e que, muito provavelmente nunca viriam a fazer. Ganhei amigos nas quatro partidas do mundo, alguns deles não lhes conheço a cara, mas nem por isso os desvalorizo. Claro que também tive a minha quota-parte de desilusões, mas que eu menosprezo.
Também através da Internet foram-me dadas segundas oportunidades com amigos com os quais, por qualquer razão, lhes tinha perdido o rasto.
Hoje uso o e-mail e o Messenger para manter esses contactos. Ao longo do dia vou conversando com alguns amigos por mail (aqueles que tem e-mail no trabalho e que o podem fazer, claro), à noite trocamos impressões no Messenger (que podem ou não ser os mesmos com quem falei durante o dia) e muitas vezes encontramo-nos mesmo para almoçar, beber um café ou para assistirmos a um evento qualquer. Alguns conheci primeiro num evento e depois é que passamos a usar o e-mail.
Não creio que seja negativo conhecer pessoas desta forma. Desde que não se perca a noção que, do outro lado do computador está um ser humano com defeitos e virtudes.
Na verdade, vivemos todos numa “aldeia global” e temos novas ferramentas ao nosso dispor. Cabe a cada um de nós saber utiliza-las da melhor forma possível para que possamos interagir globalmente de uma forma satisfatória.
Pessoalmente sinto-me satisfeita com esta forma de estar, e, se souber que, do outro lado, também se sentem assim, ainda melhor.


Nota final – Muitos de vós não devem saber o que é o ICQ. O ICQ (ou iCQ) é um programa de comunicação instantânea pela Internet que foi o mais popular durante anos. A sigla é um acrónimo baseado na pronúncia das letras em inglês (I Seek You), em português, "Eu procuro você". O ICQ foi o pioneiro desta tecnologia tendo sido lançada a sua primeira versão em 1997 por uma empresa israelita chamada Mirabilis.


Stone
***********

Pedra Filosofal
O sonho comanda a vida...


http://stoneartportugal.blogs.sapo.pt/

 
Autor
Pedra Filosofal
 
Texto
Data
Leituras
2559
Favoritos
1
Licença
Esta obra está protegida pela licença Creative Commons
12 pontos
4
0
1
Os comentários são de propriedade de seus respectivos autores. Não somos responsáveis pelo seu conteúdo.

Enviado por Tópico
Vera Sousa Silva
Publicado: 27/02/2008 22:12  Atualizado: 27/02/2008 22:12
Membro de honra
Usuário desde: 04/10/2006
Localidade: Amadora
Mensagens: 4098
 Re: Aldeia Global
A internet, como tantas outras coisas, tem o lado bom e mau... É apenas preciso saber gerir o seu uso da melhor maneira.
Pessoalmente sinto-me satisfeita também, pois além de tudo o resto, se não fosse a internet, muito provavelmente não nos conhecíamos, nem teríamos esta amizade tão bonita

Já te disse hoje que gosto de ti?
É que ainda não disse mesmo

Ah! MAS GOSTO!!! SE GOSTO

Beijo grande

Enviado por Tópico
Mel de Carvalho
Publicado: 27/02/2008 22:34  Atualizado: 27/02/2008 22:35
Colaborador
Usuário desde: 03/03/2007
Localidade: Lisboa/Peniche
Mensagens: 1562
 Re: Aldeia Global
Olha amiga, ontem contava ao meu filho desde quando uso a Internet... há muito mesmo. Na empresa onde trabalhava em 1996 havia Intranet e comunicava-se com a Suiça ... dai até aqui, muitos anos. Na blogoesfera desde 2006, nos sites de escrita desde 2007. Amigos virtuais? Muitos. Desilusões? Algumas. Mas acredito que o saldo é muito positivo. Conquistei amigos que muito aprecio.

Beijo enorme. Tu foste uma das minhas "conquistas"

Mel

Enviado por Tópico
Luis F
Publicado: 28/02/2008 14:18  Atualizado: 28/02/2008 14:18
Colaborador
Usuário desde: 15/08/2007
Localidade: Alcochete
Mensagens: 1184
 Re: Aldeia Global
A Internet tem situações boas e más... a tecnologia evolui dia para dia, permite ultrapassar as fronteiras fisicas, adquirir mais conhecimento, viajar num click, abraçar novos povos... contudo, isola as pessoas, fecha-as no seu eu, não permite o contacto, o toque, o cheiro, o sabor...

Um bom texto...

Enviado por Tópico
visitante
Publicado: 29/02/2008 10:48  Atualizado: 29/02/2008 10:48
 Re: Aldeia Global
Olá amiga Pedra Filosofal.
Concordo plenamente com aquilo que tu escreveste neste texto.
É sempre bom deixar este tipo de situações em rede, para que as pessoas tenham o devido conhecimento de como funcionam as coisas realmente.
Beijinhos