Poemas -> Amor : 

A constelação do Golfinho

 
Tags:  desejo  
 
Quando te digo que és a âncora que me segura a este mar-chão desejoso de ser conquistado pela esperança dos sonhos, julgas que não estou a falar a sério. Sei bem que tenho remos e que não existirão apenas vendavais a levantar ondas abissais, e que também existirão dias de calmaria, de bonança no equilíbrio de horas periclitantes. Porém, depende de mim e das velas que norteiam os sentimentos que nutro, o rumo da minha embarcação. Neste momento voo sobre ondas infinitas de prazer na tua direção. Mergulho nas águas cristalinas dos corais que descreves com essas mãos de marinheiro-doce e deixo-me afogar de amor, amor, amar, amar…enquanto o êxtase se espalha e espelha no meu olhar, e ficas a brilhar na minha pele dourada e arrepiada de ternura! Só tu enfeitas o meu corpo de pérolas cintilantes de desejo. Sinto-me nereida de cabelos de algas ao vento, quando enleias os teus dedos num afago meigo como vagas, nos meus pensamentos mais íntimos, sempre que deito a cabeça no teu colo. E sinto que tudo posso. Não posso? Só tu me contas as histórias que me embalam durante a noite e me fazem sonhar com esse mundo onde o oceano nos é eterno de partilha. Só tu perdes o teu tempo num discurso onde os sons do mar marulham e compreendem os meus porquês. No fundo, sopras-me brisas delicadas de entendimento na profundidade que assumo como nossa e que, jamais, alguém entenderá. É o nosso capricho, proibido por Poseidon de tridente na mão, mas abençoado por Nereu, na sua infinita sabedoria e justiça. Apenas porque somos metades de um todo uno, a estrela mais radiosa na constelação do Golfinho!

Constelação Golfinho (Delphinus)
Localiza-se no hemisfério norte

Esta é uma constelação pequena que apresenta uma forma característica, apesar das suas estrelas um pouco débeis, sendo associada desde a antiguidade à figura de um golfinho.

Golfinho
Fig. 1 - Constelação Golfinho
Duas lendas gregas destacam-se na origem mitológica desta constelação:

A primeira refere que Poseidon, deus grego dos mares, pretendia casar com a sereia Amphitrite, contra a vontade desta. Perante a obstinação do seu admirador, acabou por ter de se esconder algures nas profundezas do oceano. O deus enviou então um golfinho para procurar por ela e este, ao encontrá-la, conseguiu convencê-la a voltar e a aceitar Poseidon. Num gesto de gratidão, o deus teria colocado a imagem do Golfinho no céu.

A segunda lenda envolve uma personagem supostamente real, o poeta grego Arion, oriundo da ilha de Lesbos, músico da corte do rei de Corinto. Muito famoso e bem-sucedido, Arion resolveu um dia voltar à sua pátria levando toda a fortuna pessoal, mas acabou por ser traído pela tripulação do barco em que viajava, que pretendia matá-lo e roubar-lhe todos os bens. Destinado a ser lançado ao mar, Arion tentou ganhar tempo, expressando como último desejo dedicar uma canção em honra de Apolo que, encantado por tão bela melodia, ordena a um golfinho que salve o poeta quando este se lança à água. O golfinho leva-o em segurança a terra firme, os ladrões acabam por ser castigados e Arion por recuperar a sua fortuna. Posteriormente, Arion mandou fazer uma pequena representação de um golfinho, para ser colocada no templo de Apolo em Corinto, e o deus decide elevar a estátua ao céu, para que a Humanidade pudesse lembrar e celebrar, para sempre, a lendária relação de fraternidade entre os homens e os golfinhos.
(informação retirada de http://www.explicatorium.com/constelacao/golfinho.html)
 
Autor
Nininha
Autor
 
Texto
Data
Leituras
1103
Favoritos
2
Licença
Esta obra está protegida pela licença Creative Commons
44 pontos
18
5
2
Os comentários são de propriedade de seus respectivos autores. Não somos responsáveis pelo seu conteúdo.

Enviado por Tópico
Alpha
Publicado: 21/05/2016 11:41  Atualizado: 21/05/2016 11:41
Membro de honra
Usuário desde: 14/04/2015
Localidade:
Mensagens: 1905
 Re: A constelação do Golfinho
E com um amor assim
Desta forma rendilhado
São fragrâncias de jasmim
Nesse teu céu, estrelado...

Todas as fórmulas são boas para descrever amor...
Bj.
PS: apenas esclarecer que sou do género masculino. Rsrs


Enviado por Tópico
Jmattos
Publicado: 21/05/2016 11:47  Atualizado: 21/05/2016 11:47
Usuário desde: 03/09/2012
Localidade:
Mensagens: 18165
 Re: A constelação do Golfinho
Parabéns!
Belíssimo poema!
Beijos!
Janna


Enviado por Tópico
visitante
Publicado: 21/05/2016 13:18  Atualizado: 21/05/2016 13:18
 Re: A constelação do Golfinho
Ficou perfeito seu texto.
Parabéns poeta.
Sempre nos trazendo lindos presentes que encantam
Pela beleza e inteligência da informação
Bravos.
Tenha um Bom Dia.
Ficar bem.
PG


Enviado por Tópico
Joanad'Arc
Publicado: 21/05/2016 13:21  Atualizado: 21/05/2016 13:21
Membro de honra
Usuário desde: 29/03/2010
Localidade: Lisboa
Mensagens: 255
 Re: A constelação do Golfinho
Olá, Nininha

Quem me dera mergulhar no mar das divindades e ter da talassocracia o domínio completo; passar despercebida ou ser confundida por uma Nereida qualquer; mas que o golfinho estelar me chamasse de mulher.

Adoro o teu jeitinho eloquente, que faz cintilar um diadema terreno como se duma aura celestial se tratasse!...

De Lisboa, com amizade
Joana D'Arc


Enviado por Tópico
visitante
Publicado: 21/05/2016 15:57  Atualizado: 21/05/2016 15:57
 Re: A constelação do Golfinho
...linda prosa poética, uma viagem pela doce verve de tua alma e coração. Penso que quando estiveres inspirada vas ganhar um Nobel rs. Parabéns, tudo muito lindo. bj.


Enviado por Tópico
kripy
Publicado: 22/05/2016 06:17  Atualizado: 22/05/2016 06:17
Membro de honra
Usuário desde: 26/05/2010
Localidade:
Mensagens: 3061
 Re: A constelação do Golfinho
Olá Nininha seu oceano assim tão bem descrito e tão bem"pintado" é algo que pode levar uma pessoa à tentativa de o cruzar correndo o risco de naufragar nele para sempre,mas haverá sempre um golfinho,um beijinho de carinho ,kripy.


Enviado por Tópico
Volena
Publicado: 22/05/2016 12:58  Atualizado: 22/05/2016 12:58
Colaborador
Usuário desde: 10/10/2012
Localidade:
Mensagens: 12485
 Re: A constelação do Golfinho P/Nininha
Parabéns Amiga!
Que texto belíssimo escreveu, gostei demais! Palavras que servem para lembrar “cultura” assim expostas com singeleza e rodriguinhos amorosos reais e inspirados na bela mitologia grega. Brilhando mais que a estrela alfa Sualocin na ponta do nariz do Golfinho, é uma poetisa extraordinária, e fiquei encantada com a sua prosa escorreita e viva, adorei. Pedi á Columbee que voasse até ao Golfinho e desse beijinhos á nossa estrela Nininha… devem estar a chegar!
Vólena




Enviado por Tópico
visitante
Publicado: 24/05/2016 14:17  Atualizado: 24/05/2016 14:17
 Re: A constelação do Golfinho
Muito bela a poesia e também sua contextualização mítica e histórica. Se adoro o mar e as estrelas, cetáceos em particular, como não me deleitar nessa leitura...

Abraço