Crónicas : 

UM POUCO DE VIDA

 

Open in new window













UM POUCO DE VIDA

Chega o verão, e a minha terapia é andar. Tenho verdadeira paixão de sair andando, sem rumo.
As primeiras milhas são mais difíceis, até "esquentar o motor". Depois de umas 3 milhas (4.5km) começo então a andar facilmente, e quanto mais ando, mais tenho vontade de andar.
Relaxa meu corpo, além de eu estar com meu radinho no ouvido, ouvindo meus programas favoritos. Então por um bom tempo eu não penso em nada. Somente ando, com minha maquina fotográfica na mão

Ontem tirei a foto desse girassol.
Acho o girassol uma flor tão digna! Sempre ereta, cabeça para cima, e a brilhar como um sol.

Acho que é assim que eu vejo a vida.

Um dia eu estava pensando que dificilmente alguém me vê triste. E isso porque eu não sou uma pessoa triste. Acordo todos os dias feliz.
Ser feliz é algo natural em minha vida. Não dependo de ninguém para ser feliz. Ou que algo aconteça para que eu seja feliz. Naturalmente eu sou.
Aprendi com os anos o quanto a mente pode influenciar um dia, uma situação E como ela pode mudar o rumo das coisas. Posso ficar triste momentaneamente. Mas procuro uma forma rápida para sair das minhas tristezas.

Tenho meus dias de introspecção. Mas dificilmente aparece em meu rosto. A hora que mais penso é na hora de dormir. Deito e fico a pensar em tudo, de uma forma generalizada. E rezo. Sempre agradeço, e focalizo interiormente meus amigos. Minha familia. Os rostos vão passando como num álbum de fotografias. Há alguns rostos em que paro, e que lembranças vem de momentos passados juntos. De risadas. De abraços De significados que marcaram. E penso como sou rica de amizades.

Quase todas as noites lembro-me de meus pais. Seus rostos, seus gestos. A personalidade que cada um tinha, as heranças de vida que me deixaram. Existe herança mais valiosa do que momentos? Coisas que ficaram e que ninguem pode tirar de nossa memoria?

Todos os momentos de minha vida são importantes. E foram importantes.

Curto acordar de manhã, descer para tomar meu café Primeiro, um café solitário, purinho, depois um café acompanhada com meu marido, então aquela hora fico a pensar há quantos anos sentamos juntos para tomarmos café de manha. Sempre vem as conversas, os planos do dia, as nossas preocupações, as nossas alegrias.
Todos os dias ele me leva ate a porta e me da um beijo de bom dia, o mesmo jeito que eu fazia com ele quando ele trabalhava.

As vezes olho fotografias nossas antigas, e fico a nos enxergar como aqueles filmes que passam rápidos - sabem como é? um casal jovenzinho, e com o tempo a vida mudando, as coisas acontecendo, os filhos chegando, os cabelos brancos, as rugas, as certas limitações. As risadas. As implicâncias. O dia a dia... Cada um com sua preferência, com suas manias.

Como é bonita a vida! Quanto encanto tem em cada coisa que fazemos, que experimentamos. A cada movimento. A cada toque.
Poder olhar tudo com nossos olhos. As cores. As pessoas. Aprender todos os dias uma coisa nova. Criar. Renovar. Sentir, sempre sentir muito.

Muitas vezes anestesiamos nosso verdadeiro sentimento levando-nos pela rotina. Eu sou uma pessoa que luto muito contra isso! Estou sempre, sempre, mas SEMPRE procurando algo novo. Tenho que todos os dias tentar uma coisa nova, seja ela qual for: ou um café diferente, ou um caminho diferente, uma atitude diferente, ouvir uma musica diferente. E fico pensando quantas coisas, mil delas, ainda não conhecemos e temos a disposição para experimentar. O mundo é uma infindavel caixinha de surpresas.

Gosto de fotografar flores. Fico a observá-las quase não acreditando na beleza e perfeição. Existe uma prova mais concreta de Deus, do que através da natureza? Na delicadeza e perfeição de uma flor?

Deus borda nossos dias, com detalhes que se procurarmos com nossos olhos, veremos muitos!
E além dos detalhes "visíveis", existem aqueles "invisíveis" trazidos por gestos de pessoas que muitas vezes nem conhecemos. De palavras que nos são ditas em horas que precisamos ouvi-las. De um carinho vindo de repente, sem esperarmos. Existem tantas mensagens que passam despercebidas e que Deus nos entrega diariamente.

Hoje mesmo tive uma conversa tão profunda com uma amiga de trabalho sobre filhos. Ela me disse uma coisas tão significativas que eu precisava aprender. Sinto-me as vezes como uma criança engatinhando e encontrando coisas que nunca vi e sentindo sensações que nunca senti.

Com o tempo percebi como a verdade é um fato importante para estarmos bem dentro de nós. E tão fácil nos acomodarmos na verdade. Porque não há necessidade de "lembrá-la", quando a encontramos ela se torna uma parte imprescindível de nossa vida.

E essa verdade tem a ver com tantas coisas: amigos, Deus, trabalho, família, filhos, chefes, até pessoas que nao conhecemos.

Vejam um pedaço de um escrito muito lindo de Vergílio Ferreira, um escritor Português sobre a Verdade:

"Leio um ensaio de há vinte anos e sinto que eu tinha menos vinte anos. Há um nível etário para a mesma verdade nos existir. A verdade de que falei há vinte anos é-me exatamente a de hoje; e todavia há um desfasamento no modo como corri para ela e me entusiasmei com ela e me comovi com ela. Tudo agora me acontece ainda mas num registro diferente. Não é em si que as verdades envelhecem: é com as rugas que temos no rosto e na alma".

Não é lindo isso?
*Mary Fioratti*


Open in new window

 
Autor
MaryFioratti
 
Texto
Data
Leituras
875
Favoritos
1
Licença
Esta obra está protegida pela licença Creative Commons
17 pontos
5
2
1
Os comentários são de propriedade de seus respectivos autores. Não somos responsáveis pelo seu conteúdo.

Enviado por Tópico
joymel
Publicado: 05/07/2016 01:26  Atualizado: 05/07/2016 01:26
Membro de honra
Usuário desde: 30/06/2016
Localidade:
Mensagens: 27
 Re: UM POUCO DE VIDA
Muito bonito, !

Obrigado por nos levar a passear e nos mostrar a beleza da alegria …

As rugas da alma ,não tem a ver com a idade , talvez a sua alma ,seja uma menina que gosta das flores …!


Enviado por Tópico
joymel
Publicado: 05/07/2016 01:26  Atualizado: 05/07/2016 01:26
Membro de honra
Usuário desde: 30/06/2016
Localidade:
Mensagens: 27
 Re: UM POUCO DE VIDA
Muito bonito, !

Obrigado por nos levar a passear e nos mostrar a beleza da alegria …

As rugas da alma ,não tem a ver com a idade , talvez a sua alma ,seja uma menina que gosta das flores …!

Enviado por Tópico
Volena
Publicado: 05/07/2016 11:06  Atualizado: 05/07/2016 11:07
Colaborador
Usuário desde: 10/10/2012
Localidade:
Mensagens: 12485
 Re: UM POUCO DE VIDA P/MaryFioratti
Olá! Lindo o seu texto e comungamos da mesma alegria de viver, Deus, família, filhos, amigos trabalho, até pessoas que não conhecemos mas que já fazem parte de nós, as rugas são os tais bordados...que enfeitam os meus noventa anos, a história de uma vida! Adorei, uma beijoca carinhosa Vó