Frases e Pensamentos : 

Emoções & Razões

 


Posso dizer que as emoções nada registram ( não são conceitos) por isso se repetem, incessantemente, em nossas vidas. Mas, jamais diria que as emoções não são inteligentes, pois vivemos em nossas emoções e por meio delas. São nossos sentires que definem nossas vidas, a razão nada mais faz que , através do entendimento/pensamentos , decodificar cada sentir para promover a (re)ação consequente. Amor, medo, raiva, indiferença, luto, inveja, embaraço, vergonha, humor, felicidade, culpa, gratidão, misericórdia, vingança, etc... são os motores /senhores que movimentam e governam nossas vidas. E o que determina se cada uma dessas emoções será positiva ou negativa a cada situação vivida/ circunstância, será sua inteligência ... que tem a missão, naquele momento, de assegurar nossa sobrevivência biopsicosocial... pode errar ou acertar a (re)ação escolhida (com a decodificação racional) , aquela que irá nos salvar ou condenar... porque inteligência (emocional ou racional) não é sinônimo de sabedoria... acho que é só por isso mesmo que coisas ruins nos acontecem... a sabedoria foge do domínio , único, das sensações ( emoção / razão ), está além... é o espírito / espiritual que rege a sabedoria e é transcendental... pulsa com o coração do Universo.



Alice Luconi Nassif



Somos (estamos) o que pensamos. Pensar é a unica veste que aquece nosso coração.


 
Autor
Alluconi
Autor
 
Texto
Data
Leituras
783
Favoritos
0
Licença
Esta obra está protegida pela licença Creative Commons
12 pontos
8
2
0
Os comentários são de propriedade de seus respectivos autores. Não somos responsáveis pelo seu conteúdo.

Enviado por Tópico
Jmattos
Publicado: 07/09/2016 13:00  Atualizado: 07/09/2016 13:00
Usuário desde: 03/09/2012
Localidade:
Mensagens: 18165
 Re: Emoções & Razões
Alice
Muito interessante! Apreciei a leitura!
Beijos!
Janna


Enviado por Tópico
Nininha
Publicado: 07/09/2016 19:50  Atualizado: 07/09/2016 19:50
Membro de honra
Usuário desde: 14/04/2016
Localidade:
Mensagens: 1778
 Re: Emoções & Razões P/ Alluconi
Olá Alice;
Era a isto que me referia quando dizia sentir saudades de a ler: este cunho pedagógico que dá aos textos em prosa! Gosto de a ler na poesia, mas admiro imenso a sua cultura. Parabéns! Adorei ler!
Beijinhos


Enviado por Tópico
visitante
Publicado: 08/09/2016 00:17  Atualizado: 08/09/2016 00:17
 Re: Emoções & Razões
Concordo!


Enviado por Tópico
visitante
Publicado: 11/09/2016 09:53  Atualizado: 11/09/2016 10:02
 Re: Emoções & Razões
Muitas vezes a razão ela á feita por aqueles sentimentos de obter, ou ganhar, até mesmo para mostrar a superioridade. E razão tem vezes que ela é a propria força, o outro ser fala e acabou. Em todos os sentido a razão é do mais forte, essa é a realidade da vida, tanta as vezes a razão é obtida pelos gritos desprezando as almas alheia.

A pessoa emocionada faz várias coisas, conscientes e inconscientes. Ela tenta regular seu estado de modo a se sentir com controle sobre o mesmo. Assim, ela pode tentar olhar o que está acontecendo por outro ângulo, de modo a se sentir menos abalada, ou pode alimentar ainda mais o ponto de vista que já havia assumido, para se sentir mais forte. Pode procurar outras pessoas para compartilhar e pedir apoio e pode também tentar alterar a situação objetiva que lhe iniciou o processo emocional.
O que é um processo emocional.

A emoção ela é aliada ao pulso se que caracteriza num acontecomento. Um processo envolve uma sucessão de ocorrências, um desdobramento de acontecimentos no tempo. Como processo, a emoção se distingue de um estado, ou seja, de um momento desse processo. Sendo assim, o processo emocional se refere a um conjunto de transformações ao longo do tempo, que ocorrem devido a mudanças no modo de pensar e perceber em consequência do que o indivíduo faz na situação emocional. O tempo de elaboração desse processo emocional será proporcional à intesidade da situação vivida e à complexidade da situação emocional as coisas que estão em tua mente e vira acontecer.
Preocupacõa demais elas mexem com nossas emoções, quando não temos o equilibrio, começamos a chorar. Nesses momentos nossas mentes tem que ser fortes para o nosso ser se equilbrar.
A emoção muitas partes das vezes ela mostra realmente o que somos
Já a razão ela mostra o nós queremos ser de um amaneira usando dos sentidos dos mais fracos.

Um belo texto, maravilhoso

martisns