Poemas : 

O megalómano poder das formigas

 
Tags:  social  
 

Há uns tempos para cá tenho visto um excessivo abuso da palavra, megalómano.
Quererá isto dizer que vivemos com algum vício megalomaníaco? Ou será que as aparências iludem?
Alguns pensarão que não existem exageros, é normal que o ser humano se sinta grandioso na sua própria grandiosidade, outros orgulhosos do majestoso serviço que prestam à sociedade, e raros os que se sentem, apenas, areias no meio do nada.
As contenções não se aplicam às regras da banalidade, visto que, somar eletrões não é para todos, uma vez, que os protrões estão pela hora da morte, e para esta, também é preciso ter-se neutrões. Já percebi que a minha mensagem não abrange suscetíveis à física, por esse motivo, passemos à camarata dos inconformados que se distinguem na simplicidade das coisas.
Seria Napoleão da Boa Parte um megalómano? Da Boa Parte, é isso mesmo, não confundir com Bonaparte, porque o fulano poderia ser de qualquer parte menos da boa, isto para não dizer, que o gajo era de uma parte que eu cá sei. Quantos não terão esta megalomania, independentemente, do nome que lhe foi atribuído. Reparem no Mil Folhas, saboroso, e satisfaz as delícias de muitos, para não falar dos que comem com as vistinhas, mas não será um exagero dar-se o nome, mil folhas, a um bolo que só tem uma resma, é óbvio, tudo vai da perspetiva do olho gordo de cada um. Agora voltemos os olhos para o famoso Portugal dos pequenitos que hoje celebra setenta e cinco anos, um paraíso em flor, onde os pequenitos nunca saem da condição megalómana de pobreza, e os melomaníacos crescem majestosamente à custa da estrumeira com que enchem a boca quando pronunciam a palavra povo.

Conceição Bernardino


A coragem é a primeira das qualidades humanas porque garante todas as outras.
Aristóteles

meu Blog - http://amanhecer-palavrasousadas.blogspot.com

Blog da Lavra...Boletim de Poesia - http://lavraboletimdepoesia.blogspot.com/

@cartascemremetente

 
Autor
Conceição Bernardino
 
Texto
Data
Leituras
951
Favoritos
0
Licença
Esta obra está protegida pela licença Creative Commons
3 pontos
3
0
0
Os comentários são de propriedade de seus respectivos autores. Não somos responsáveis pelo seu conteúdo.

Enviado por Tópico
Rogério Beça
Publicado: 23/06/2017 07:00  Atualizado: 01/07/2017 04:51
Usuário desde: 06/11/2007
Localidade:
Mensagens: 1914
 Re: O megalómano poder das formigas
Isto ao início parecia uma piada que costumo dizer:
Sabem qual é o animal mais forte do mundo?
É a formiga.
Consegue transportar alimentos 50 vezes (sim vezes, não porcento) o seu peso. E contraponho, já viram algum elefante a pegar em 50 elefantes?

Claro que a megalomania é isso mesmo uma mania. Faz partes das doenças psiquiatricas como a depressão (o antónimo) criando demasiadas vezes os famosos e extremamente confusos, maniaco-depressivos.
É doença, sei lá. Em formigas é mais grave.

Parabéns ao Portugal dos Pequenitos, essa nobre instituição.

Os políticos.
Isto só muda quando ganharem o suficiente (pouco mais do que eu vá) paguem a própria renda, usem o próprio carro, reformarem-se aos 67, o mesmo que eu de pensão (tendo em conta o que ganharam) e depois, trabalhem com sentido de missão e para as populações.
Hoje acordei comuna.
Perdoem-me.

Bela prosa Conceição, sem reparos, com ironia que roça o sarcasmo, mas que foi bem até ao fim...

Bj

Enviado por Tópico
F.Serra.Pintor
Publicado: 23/06/2017 10:08  Atualizado: 23/06/2017 19:05
Colaborador
Usuário desde: 11/08/2016
Localidade:
Mensagens: 1125
 Re: O megalómano poder das formigas P/ Conceição B.
Confesso, que não entendi muito bem o seu texto, mas adorei (falo a sério) ou terei assimilado o texto de forma correta? Talvez a minha dúvida resida em pertencer "aos que se sentem, apenas, areias no meio do nada." e isso causa-nos sempre dúvidas por não termos a verdade absoluta. (eu confesso tenho apenas algumas luzes (tênues) do que se passa no mundo, embora gostasse de saber tudo) Querer entender de forma certa, aquilo que os outros nos dizem e não aquilo que nós pensamos e queremos que seja dito!
Uma vênia pelo texto!
F.Serra

Enviado por Tópico
Caio
Publicado: 25/06/2017 03:33  Atualizado: 25/06/2017 03:33
Membro de honra
Usuário desde: 28/09/2011
Localidade: Olinda, Pernambuco
Mensagens: 898
 Re: O megalómano poder das formigas
ah, seres humanos... temos essa mania mesmo. é coisa nossa, de achar que somos tão grandes. por isso que curto a ideia do princípio da mediocridade.