Poemas : 

Preparando o terreno para mais uma semeadura poética nessa seara chamada Luso-Poemas

 
Open in new window

Platão e a critica à poesia

Platão nasceu na Grécia, foi discípulo de Sócrates, bem como continuador de sua obra. Inicialmente, não foi de seu interesse estudar a Filosofia. Porém, ao investir na carreira literária, sem obter sucesso na mesma, resolveu estudar a filosofia de Sócrates.
Timeu foi seu diálogo que mais resumiu sua teoria das ideias. Para o referido filósofo o mundo verdadeiro é o das ideias, o mundo real. O mundo sensível é o mundo em que o ser humano vive, sendo este uma cópia do real.
Ao criticar as artes, Platão deixa claro que elas são cópias do mundo real.
Segundo Platão, a poesia ludibriava o cidadão com suas imitações . Segundo o filósofo, o poeta se afasta da verdade, simplesmente por ser apenas um imitador. Para o filósofo a filosofia deveria tomar o lugar da poesia. Já que a poesia, para ele, causava prejuízo na educação dos jovens.
Em sua obra ,A República, busca uma fórmula capaz de garantir uma administração harmoniosa à uma cidade, mantendo-a livre do anarquismo e dos interesses e disputas particulares.
É preciso lembrar que a sociedade grega ensinava através da arte. Desta forma, para Platão não foi fácil implantar sua nova ideia.
Para esse grande filósofo, a poesia e a música podem implantar na alma do guardião da cidade o medo da morte e dos deuses. A música , segundo ele, pode implantar na alma do guardião revolta , raiva, medo e moleza. Desta forma, o grande filósofo decide excluir a poesia da cidade . Pois ela é apenas uma imitação de tudo que existe no mundo real; ela se encontra bem distante da realidade.
Platão cita Deus, marceneiro e pintor para exemplificar a ciação de uma cama, por exemplo: Deus é o autor da cama real, o marceneiro é o autor da cama que serve a humanidade e o pintor é o imitador da produção apresentada pelo marceneiro. Os poetas não participam da construção da cidade ideal. Ou seja, são imitadores que podem colocar em risco a educação do povo.
Segundo Platão, o homem insensato perde bastante tempo para se erguer. Os homens devem ficar atentos sobre os males que a poesia podia causar a sociedade. Sua ficção não deveria ser a base da educação da nobre cidade.
É preciso entender que a crítica de Platão não foi algo aleatório, tudo foi baseado em estudos. É preciso compreender também, que não se deve transportar essa crítica para os dias atuais. É importante saber que o nobre filósofo condena na poesia o que o homem contemporâneo mais aprecia na mesma: suas ideias exageradas , a melodia e a fantasia apresentada na mesma.
Necessário se faz , que se compreenda que Platão não desejava varrer a arte completamente da cidade ideal. Ele só não aprovava a vivência da arte de forma fantasiosa, fora da realidade. Para ele , quando o homem se dedicava ao mundo da poesia, sua alma ficava embebida por aparências . E isso não era bom para sua alma. Já que vivendo em aparências, o homem poderia tornar doente sua alma.
Assim como Santo Agostinho, Platão se preocupa com a educação da juventude. Ambos estão preocupados com o que se oferece como educação aos jovens. Os mitos narrados através da poesia eram motivos de preocupação desses dois filósofos. Para eles, os jovens poderiam ser facilmente influenciados ; poderiam se deixar levar pelo erro.
Fica claro, então, que Platão tinha os poetas como seres que podiam influenciar a sociedade ao erro. Que não eram modelos ideais para uma cidade ideal.
Agora as ideias de Platão moram no passado. Poetas já não fazem mal a saúde da sociedade. Podem livremente cantar seus versos por todos os lugares. Seus poemas são pássaros livres da gaiola . Não serão varridos da cidade ideal, pois ela existe exatamente no desejo de cada poeta.
Platão idealizou uma cidade onde morasse a verdade e a justiça. Hoje , os poetas ainda dormem com um sistema injusto, mas se tornaram inofensivos à sociedade . Moram numa sociedade em que o sistema está longe de ser ideal, verdadeiro e justo. Contudo, a arte dos poetas , mesmo com seu exagero , sua ficção ou imitação , já não representam nenhum mal a ninguém. O poeta e sua arte podem circular sem medo de serem expulsos, pois tornaram-se completamente inofensivos.


Lucineide Sampaio


Toda poesia é luminosa, até a mais obscura. O leitor é que tem às vezes, em lugar do sol, nevoeiro dentro de si.
Eugénio de Andrade.
Open in new window


 
Autor
Morena_Flor
 
Texto
Data
Leituras
815
Favoritos
0
Licença
Esta obra está protegida pela licença Creative Commons
8 pontos
4
2
0
Os comentários são de propriedade de seus respectivos autores. Não somos responsáveis pelo seu conteúdo.

Enviado por Tópico
Gyl
Publicado: 27/08/2017 18:52  Atualizado: 27/08/2017 18:52
Usuário desde: 07/08/2009
Localidade: Brasil
Mensagens: 16075
 Re: Preparando o terreno para mais uma semeadura poética ...
Muito bom aquecimento. Já estou com meu livro de filosofia nas mãos. Agora a pergunta que não quer calar? Passados mais de 20 séculos Platão estava certo ou errado? A poesia é a filosofia se casam? Obrigado pela iniciativa. Beijos de paixão!

Enviado por Tópico
Jmattos
Publicado: 27/08/2017 19:02  Atualizado: 27/08/2017 19:02
Usuário desde: 03/09/2012
Localidade:
Mensagens: 18165
 Re: Preparando o terreno para mais uma semeadura poética ...
Lucineide
Excelente texto para reflexão! Já estou na concentração! Quando será dada a largada?
Beijos!
Janna

Enviado por Tópico
Semente
Publicado: 27/08/2017 19:16  Atualizado: 27/08/2017 19:16
Membro de honra
Usuário desde: 29/08/2009
Localidade: Ribeirão Preto SP Brasil
Mensagens: 8560
 Re: Preparando o terreno para mais uma semeadura poética ...PARA MORENA FLOR
Todos sabemos que a Poesia está presente nas mais diversas manifestações artísticas: na literatura, nas artes plásticas, na fotografia, no teatro, na dança ou na música.

Open in new window


Fernando Pessoa
A poesia é a emoção expressa em ritmo através do pensamento, como a música é essa mesma expressão, mas directa, sem o intermédio da ideia.
Musicar um poema é acentuar-lhe a emoção, reforçando-lhe o ritmo.

Páginas de Estética e de Teoria Literárias. Fernando Pessoa. (Textos estabelecidos e prefaciados por Georg Rudolf Lind e Jacinto do Prado Coelho.) Lisboa: Ática, 1966. - 73.
Open in new window


O poeta Manoel de Barros
"Quando meus olhos estão sujos da civilização, cresce por dentro deles um desejo de árvores e aves. Tenho gozo de misturar nas minhas fantasias o verdor primal das águas com as vozes civilizadas."

- Manoel de Barros, trecho de "Narrador Apresenta sua Terra Natal". Poesia completa. Editora Leya, 2010, p. 199.

"... Meu avô era tomado por leso porque de manhã dava
bom-dia aos sapos, ao sol, às águas.
Só tinha receio de amanhecer normal
Penso que ele era provedor de poesia como as aves
e os lírios do campo."

- Manoel de Barros em "Ensaios fotográficos". Rio de Janeiro: Editora Record, 2000, p. 51.


Volto mais tarde pra continuar ...


Enviado por Tópico
Lucineide
Publicado: 28/08/2017 03:06  Atualizado: 28/08/2017 03:06
Membro de honra
Usuário desde: 06/12/2015
Localidade:
Mensagens: 1178
 Re: Preparando o terreno para mais uma semeadura poética ...
Open in new window


Ninguém pode construir em teu lugar
as pontes que precisarás passar,
para atravessar o rio da vida
- ninguém, exceto tu, só tu.
Existem, por certo, atalhos sem números,
e pontes, e semideuses que se oferecerão
para levar-te além do rio;
mas isso te custaria a tua própria pessoa;
tu te hipotecarias e te perderias.
Existe no mundo um único caminho
por onde só tu podes passar.
Onde leva? Não perguntes, segue-o

- Nietzsche -

Poesia e Filosofia são duas irmãs que em muito se assemelham. O poeta, assim como o filósofo, enxerga o que muitos olharam mas não conseguiram ver. Amo a poesia e não sei viver sem filosofia.
Bom semear a todos!