Poemas : 

AS PALAVRAS

 
As Palavras

Melancolia

A melancolia é palavra tão dolorida que pronunciá-la é quase como deixar rolar uma lágrima
Sobrevivente, me acostumo à melancolia e até a cumprimento como a uma velha amiga.
É uma grande companheira. Penso que ela, mais a saudade, andam de mãos dadas comigo por esse longo corredor da morte que é a vida
Finalmente, quando a melancolia chega, sinto que são as pessoas que nos salvam do nosso próprio abismo e que todas as mudanças, mesmo as mais sonhadas, têm sua melancolia. Pois aquilo que deixamos para trás é uma parte de nós mesmos que fica e perdemos definitivamente.

Penumbra

Penumbra é ponto de transição entre a luz e a sombra e na quase umbra (sombra), mora um pouco da minha saudade. Agrada-me essa impossível possibilidade que chega como mistério súbito e indecifrável, um grito em meio ao meu próprio silêncio. Um breve reflexo pálido rasgando a noite escura.

Memória...

Gabriel Garcia Marques escreveu:
“Ele ainda era demasiado jovem para saber que a memória do coração elimina as coisas más e amplia as coisas boas, e que graças a esse artifício conseguimos suportar o peso do passado.” (O Amor nos Tempos de Cólera).
E Fernando Pessoa concluiu: “A memória é a consciência inserida no tempo.” Por sua vez, Miguel Cervantes nos ensina: “Ah, memória, inimiga mortal do meu repouso!”
Eu, humildemente, faço das memórias meu lugar seguro onde me perco e me encontro sempre, principalmente em alta madrugada, quando insone, fico a revirar lembranças catando tempos perdidos.

NOSTALGIA

E meu coração embora, finja fazer mil viagens, fica batendo parado naquela estação.

Essa palavra só dela entende quem a vive. Nostalgia é, do grego, nostós (regresso a casa) e álgos (dor). Imenso sentimento de tristeza causado pela distância em relação a um lugar, pessoas ou coisas. A distância de entes queridos traz uma vontade extrema de voltar para aquele momento especial, aquele lugar específico ou querer estar com alguma pessoa. Mas, a pior nostalgia sempre será sentir saudade do que nunca existiu

Diáfana

Entrando em minha vida, o faça com cuidado.
Entre com a mesma leveza da luz diáfana
Que se esgueira através da janela
Em um entardecer de outono.

Silêncio

Aprecio o silêncio. Muitas vezes, no lar, desligo tv, rádio, celular e ponho-me a ouvir o silêncio. É no silêncio que a consciência ensina, a alma fala. O silêncio é a melhor defesa contra a algazarra dos mesquinhos, contra os que pouco estão acostumados a respeitar opiniões contrárias.

 
Autor
Isanoronha
 
Texto
Data
Leituras
433
Favoritos
0
Licença
Esta obra está protegida pela licença Creative Commons
3 pontos
1
1
0
Recentes
Aleatórios
Os comentários são de propriedade de seus respectivos autores. Não somos responsáveis pelo seu conteúdo.

Enviado por Tópico
verasalviano
Publicado: 15/12/2017 07:48  Atualizado: 15/12/2017 07:48
Colaborador
Usuário desde: 16/08/2017
Localidade: Minas/Brasil
Mensagens: 627
 Re: AS PALAVRAS
Isa Noronha, que alegria ter seus textos aqui. Sâo bem reflexivos e muito nos acrescentam. Abraços Vera Salviano