https://www.poetris.com/
Crónicas : 

Sobre o Tempo Em Que...

 
Tags:  tempo    pessoas    cronica    site    nicknames    names  
 

Open in new window

Sobre o Tempo Em Que...
por Beta Mendonça

Houve um tempo no qual sabíamos a identidade secreta dos “names” e “nicknames” nos sites ditos literários. A gente tinha mais liberdade para ler e comentar os textos. Acariciava aos que gostava e batia sem dó naqueles que detestava. Às vezes, até achava o escrito bom, mas por inimizade sincera, acabava por enchê-lo de comentários negativos. E com argumentação forte!

Grandes debates e embates se davam. Hordas de apreciadores e depreciadores vinham à página para dar pitacos. Períodos vibrantes de “leiteratura” e literatura. Mensagens privadas trombavam entre as caixas de entradas. Acabavam missivas públicas no chat, fórum ou publicações. Muito se apreendia sobre vivencia e sobrevivência.

Época para fortes. Quem não dava a cara (conhecíamos os avatares, na maioria eram de fotos reais) à tapa ou tivesse mente ágil ou um grupo de apoio: ia embora para nunca mais voltar!

Veio à moda dos heterônimos. O povo começou ser Pessoa: aja nicknames pipocando no sítio! Tudo gente muito diversa, que precisava de names diferentes para dizer das diferenças do ser. Como se não fossemos forjados de pedras diversas, que se encaixam e formam um todo!...

Isso embaralhou as cartas. Não se sabia quem era quem. Uma chatice! Assuntar IP para conhecer terreno, desvendar escrita nos mínimos detalhes... Alguns apenas eram nickames do mesmo estilo de escrever...

Os nicknames devoraram os names. Escritores divorciaram da sua escrita. Fatos fictícios se tornaram reais. Assim, eu vago como um pacman antigo, na tentativa de digerir, o fim do tempo em que...
 
Autor
Betha Mendonça
 
Texto
Data
Leituras
146
Favoritos
2
Licença
Esta obra está protegida pela licença Creative Commons
27 pontos
5
3
2
Os comentários são de propriedade de seus respectivos autores. Não somos responsáveis pelo seu conteúdo.

Enviado por Tópico
Gyl
Publicado: 03/03/2018 21:29  Atualizado: 03/03/2018 21:29
Membro de honra
Usuário desde: 08/08/2009
Localidade: Brasil
Mensagens: 13595
 Re: Sobre o Tempo Em Que...
Bons tempos quando éramos nós e havia uma interação bacana sobre literatura e leitura. Muito bom a crônica e a crítica, Betha. 😘


Enviado por Tópico
Branca
Publicado: 05/03/2018 17:45  Atualizado: 05/03/2018 17:45
Colaborador
Usuário desde: 05/05/2009
Localidade: Brasil
Mensagens: 2892
 Re: Sobre o Tempo Em Que...
....Verdade, aqui tem hora que o cheiro de fumaça ultrapassa a tela. Bom mesmo são nomes de verdade, pessoas de verdade.

Muito bom Beta.

Branca.


Enviado por Tópico
Jorge-Santos
Publicado: 29/04/2018 10:53  Atualizado: 29/04/2018 10:53
Subscritor
Usuário desde: 24/02/2017
Localidade: Setúbal-Azeitão, Portugal
Mensagens: 1168
 Re: Sobre o Tempo Em Que...




"Esta tendência para criar em torno de mim um outro mundo, igual a este mas com outra gente, nunca me saiu da imaginação"

Ocorria-me um dito de espírito, absolutamente alheio, por um motivo ou outro, a quem eu sou, ou a quem suponho que sou. Dizia-o, imediatamente, espontaneamente, como sendo de certo amigo meu, cujo nome inventava, cuja história acrescentava, e cuja figura — cara, estatura, traje e gesto — imediatamente eu via diante de mim. E assim arranjei, e propaguei, vários amigos e conhecidos que nunca existiram, mas que ainda hoje, a perto de trinta anos de distância, oiço, sinto, vejo. Repito: oiço, sinto vejo... E tenho saudades deles.