Textos -> Políticos : 

25 de abril de 1974

 
Tags:  revolução    DEMOCRACIA    ditadura  
 

As ditaduras travam, entravam, impedem as revoluções de que é feita a vida e a sociedade, revoluções silenciosas e persistentes, ou nem tanto, que cada um de nós faz ou pode fazer. As ditaduras são horríveis, são máquinas de autoridade, de pensamento único, que empoderam apenas aqueles que alinham e se conformam, normalmente por conveniência e interesse particular. Elas produzam os seus mitos e propagam-nos sem constrangimentos. Mas acabam por ser vítimas de si próprias, do seu próprio veneno, das suas próprias sombras e dos seus próprios algozes.
Em democracia, também ocorrem muitos desses problemas endémicos às estruturas de poder e à rigidez hierárquica das organizações, com os seus sistemas de controlo, de competição e de soberbias por benesses, favores, vantagens e acréscimos pecuniários/estatutários, mas não podemos deixar de valorizar sobretudo a liberdade de expressão e de reconhecer a importância de poder escrutinar os poderes, de os denunciar e de os fazer sentar nos bancos dos réus.
E que a revolução, as revoluções, prossigam o seu curso, porque a revolução pode ser cada um de nós, em vez de a esperarmos, em vez de as esperarmos, as revoluções, que estão a acontecer, mais rapidamente do que nos apercebemos.
Infelizmente, muitos dos que, oportunisticamente, apanharam o comboio do 25 de abril de 1974, viram na liberdade uma oportunidade de conquistarem o poder e tantos privilégios criminosos.
Os resultados estão à vista, mas não estariam à vista numa ditadura.






 
Autor
Carlos Ricardo
 
Texto
Data
Leituras
1168
Favoritos
0
Licença
Esta obra está protegida pela licença Creative Commons
6 pontos
4
1
0
Os comentários são de propriedade de seus respectivos autores. Não somos responsáveis pelo seu conteúdo.

Enviado por Tópico
Rogério Beça
Publicado: 26/04/2018 07:04  Atualizado: 29/04/2018 10:53
Usuário desde: 06/11/2007
Localidade:
Mensagens: 1913
 Re: 25 de abril de 1974
"... os resultados estão à vista..."
O poder corrompe.
Depois de muitos anos ser apolítico e abstencionista, recentemente deu-me para apelar veemente, perante uma mão-cheia de pares, do valor do voto e do "ir votar". Não porque de repente tomei uma decisão partidária, ou acordei. Somente tive a consciência que um dos maiores perigos para o Homem é a perguiça. E apesar de o saber há anos, anos houve que a ditadura não permitia isso das eleições livres e do pensamento livre e do ser realmente livre. Mudou um pouco quando fui pai.
Recentemente li o 1984 de Orwell e a leitura levou-me para um mundo que aos 41 anos efectivamente não conheci.
Nele é engraçada a alusão de como as palavras dominam os pensamentos e, um estado que domine e restrinja as mesmas, altera o pensamento passado e futuro.
Disseram-me que devia ir para a política, tendo em conta o meu discurso.
A política, como todas as actividades da vida, está cheia de maus intérpretes. Gente desonesta e corrupta.
Disse logo que não.
O poder corrompe. E eu?
Eu não sou melhor que ninguém...

Ao menos ficamos a saber...
Boa reflexão.

Abraço


Enviado por Tópico
visitante
Publicado: 28/04/2018 12:04  Atualizado: 28/04/2018 12:04
 Re: 25 de abril de 1974
🍂 Mas acabam por ser vítimas de si próprias, do seu próprio veneno, das suas próprias sombras e dos seus próprios algozes.

Sem dúvida
Mas o veneno é pouco
um abraço professor Carlos Ricardo