Textos -> Outros : 

Liberdade com responsabilidade

 
Tags:  amor    paz    liberdade    DEMOCRACIA    responsabildade  
 
As razões e a ética, a ciência e a consciência, as necessidades e os sentimentos e os sonhos, o amor, a instrução e a educação, o pão e a música, o sol e a liberdade...não têm sido capazes de controlar a vontade dos indivíduos e dos grupos, nem os seus comportamentos.

Nem a democracia tem sido capaz de amortecer e de rechaçar a vontade no regaço da razão e da ciência e do amor.

Aliás, a própria ciência, embora não dependa, como tal, de sufrágios de maiorias, em democracia, depende das maiorias para vigorar como verdade oficial.

A solução seguida, pelos sistemas políticos, historicamente, com algumas episódicas excepções, tem sido a da liberdade com responsabilidade. Parece ser uma boa fórmula, mas como qualquer fórmula política, não resulta por magia, nem por mera causalidade ou necessidade lógica. A começar pela liberdade, que é um problema brutal, tanto mais quanto mais não podemos deixar de atribuir os males da sociedade à liberdade e, pior ainda, não podemos responsabilizar quem abusa da liberdade que tem.

Então, o que teoricamente parece ser uma boa fórmula, revela-se, nos seus efeitos e consequências, perversa e demolidora.

Mas o problema não é apenas da liberdade e da responsabilidade. O problema é a situação concreta em que elas podem, ou não, ser exercidas.

A sociedade capitalista e consumista, entronizada na ganância, no lucro, no oportunismo, na competição e no poder do dinheiro, capaz de transformar tudo em ouro e o ouro em mais competição, oportunismo e ganância, sem contar os mortos pelo caminho, porque estes fazem parte do processo, tem sempre, contudo, a virtualidade de fazer dos problemas, e dos mortos, a sua razão de existir.

Quando for mais rentável para alguém, não poluir e despoluir, limpar do que sujar, compor do que entregar na sucata, construir ou reparar do que destruir... nem vai ser preciso polícia, ou ética, para vermos as pessoas a portarem-se como deve ser. O problema está em fazer coincidir o dever ser com os interesses e a vontade particulares. Na medida em que estes tiverem que ceder àquele dever, não deixaremos de estar expostos e dependentes de vontades e de interesses particulares, tanto mais quanto mais poderosos forem.






 
Autor
Carlos Ricardo
 
Texto
Data
Leituras
1136
Favoritos
1
Licença
Esta obra está protegida pela licença Creative Commons
17 pontos
7
1
1
Os comentários são de propriedade de seus respectivos autores. Não somos responsáveis pelo seu conteúdo.

Enviado por Tópico
AJ_Cardiais
Publicado: 02/01/2021 16:30  Atualizado: 02/01/2021 16:30
Colaborador
Usuário desde: 27/10/2012
Localidade: Salvador - Bahia - Brasil
Mensagens: 690
 Re: Liberdade com responsabilidade
Pois é, Carlos Ricardo, eu digo algo parecido, em meu poema "Liberdade em ação": liberdade também tem limites. É preciso Educação e respeito, para se ter direito.

Abraços


Enviado por Tópico
visitante
Publicado: 02/01/2021 19:56  Atualizado: 02/01/2021 19:56
 Re: Liberdade com responsabilidade
Não podemos ver a mudança quê desejamos, mas a verdade, sempre protege aqueles quê a possui . Parece ser sofrimento saber tanto e não poder fazer nada. Mas o que possuímos hoje, foi construído com sabedoria.


Enviado por Tópico
visitante
Publicado: 02/01/2021 21:48  Atualizado: 02/01/2021 21:48
 Re: Liberdade com responsabilidade
Excelente poeta
Parabéns

Enviado por Tópico
Sergius Dizioli
Publicado: 03/01/2021 01:15  Atualizado: 03/01/2021 01:15
Administrador
Usuário desde: 14/08/2018
Localidade: काठमाडौं (Nepal)
Mensagens: 2221
 Re: Liberdade com responsabilidade
Meu caro Carlos Ricardo. Se fosse possível por tempo razoável que um grupo grande de pessoas - uma cidade digamos - se comportasse com liberdade e responsabilidade, seriam desnecessárias quaisquer leis. Mas isso é apenas utopia, coisa nossa, poetas e loucos. Os grupos de pessoas são eminentemente irresponsáveis, ainda que seus integrantes, individualmente, não.
Para melhor exemplificar, uma ocasião andava eu com um grupo de pessoas e um deles depois de desembalar um doce atirou o papel ao chão. Eu o adverti e a resposta foi que não havia uma lixeira disponível. Recolhi o papel e o guardei para futuro descarte. Na escada rolante do trem alguns não deixam a esquerda livre para quem deseja galgar os degraus mais rápido - como é recomendado. Pequenas infrações vão se sucedendo e logo depois de chamar a atenção de cada um, você é o inconveniente.
De outra banda a democracia é apenas uma ficção, pois os poderosos, de qualquer espécie, continuam com mais direitos que os demais. O racismo é combatido com atitudes racistas, a homofobia com atos homofóbicos e a violência se combate com atos violentos neste país.
As diferenças somente serão extirpadas quando houver a eliminação do comportamento diferencial, jamais com a criação de regras que buscam "compensar" as deficiências dessa minorias:
Não podem haver regras distintas a negros e brancos como acontece com as cotas... isso é racismo, é dizer que o negro não tem a mesma capacidade que o branco, quando o que deveria acontecer seria ignorar-se qualquer critério relativo à cor da pele - pois a fundo essa é a única diferença que eu e meu amigo negro temos: a cor da pele.
Quando disputarmos qualquer vaga (ou cargo) deve ser escolhido o de melhor nota sem olhar a pele. Se ele for melhor que assuma.
E assim segue. Infelizmente não é assim e não há responsabilidade para que a liberdade seja plena.