Mensagens : 

CARTAS ELETRÔNICAS - II

 
SOBRE O PLÁGIO

Meu Amigo,

Realmente, há vários casos de plágio explícito em muitos sites que hospedam textos literários, em blogs e outros similares virtuais. Mas também há textos que não são plágios, embora possam parecer.
A título de exemplo temos o processo em que o americano Dan Brown foi acusado de plagiar o histórico ensaio — Holy Blood, Holy Grail (Sangue Sagrado, Cálice Sagrado), de Henry Lincoln, Michael Baigent e Richard Leigh — na composição de seu best-seller «O Código da Vinci». Processo encerrado, o juiz deu sua decisão a favor de Dan Brown, porque, segundo a doutrina aceita no direito autoral, «o que deve ser protegido é a forma de uma obra, e não suas idéias». Isto é, o processo contra Brown só teria sentido se ele houvesse copiado trechos do ensaio, o que não ocorreu. O que ele fez foi copiar as idéias.
As idéias de uma obra, Renato, é o que chamamos de Assunto, que em seu significado etimológico (histórico), é aquilo que foi tomado emprestado. O escritor tem a liberdade de tomar de empréstimo um assunto, seja do jornal, da História, de outra obra, do folclore ou da mitologia. Tomemos como exemplo a história de Medéia, uma tragédia grega escrita por Eurípides há mais de dois mil anos, cujo assunto foi aproveitado por Sêneca, Corneille, Anouill e pelos brasileiros Chico Buarque de Holanda e Paulo Pontes. A peça de teatro Gota D’Água é a história de Medéia transposta para o subúrbio carioca. Assim como Medeia é uma história de reis e feiticeiros, Gota D’Água é uma história de pobres e macumbeiros, uma realidade bem nossa. Assim como Medéia, temos Mandala de Dias Gomes (da tragédia Édipo), Orfeu Negro um filme de Carlos Diegues (da tragédia Orfeu e Eurídice), etc.
Outro caso de provável plágio aconteceu em 2002 quando o escritor canadense Yann Martel, vence o prestigioso prêmio BooKer de literatura com a obra A Vida de Pi (narra a história de um garoto Indiano que, depois do naufrágio do seu navio, divide o bote com um tigre). A partir daí, ganha evidência, a acusação do escritor brasileiro Moacyr Scliar, de que A Vida de Pi era um plágio de seu livro «Max e os Felinos», que tem como personagens um rapaz alemão, vítima de um naufrágio, dividindo o bote com um jaguar. Com a notoriedade do suposto plágio, Martel, admitiu ter usado a idéia original do brasileiro, (telefonou a Moacyr para pedir desculpas).
Como Martel não copiou trechos da obra do autor brasileiro, só o assunto (o que deve ser protegido é a forma de uma obra, e não suas idéias — doutrina aceita no direito autoral - o caso ficou somente nas desculpas).
De maneira, que você precisa, antes de formular uma acusação de plágio, tomar o cuidado de fazer esta distinção.
Forte Abraço.
---------------------------
Essa carta contém uma opinião extremamente pessoal e assim deve ser encarada e nada mais, além disso.


RSérgio

 
Autor
RSérgio
Autor
 
Texto
Data
Leituras
975
Favoritos
0
Licença
Esta obra está protegida pela licença Creative Commons
0 pontos
0
0
0
Os comentários são de propriedade de seus respectivos autores. Não somos responsáveis pelo seu conteúdo.